Conforme informação no site da publicação americana Car and Driver, a Mercedes-Benz encerrará a linha do sedã-cupê CLS no final de agosto próximo. Ainda, segundo a publicação, a linha 2023 será a última deste charmoso modelo, já que a Mercedes não tem planos de substituir a atual geração do modelo que surpreendeu ao ser lançado em 2004.
A notícia do fim prematuro do CLS, segundo a Car and Driver, se deve à mudança de geração do Classe E, cuja base era a mesma do CLS Como o novo Classe E incorpora o atual estilo dos sedãs da Classe C e S, com características de design que tem inspiração no CLS, não existe mais motivo para manter esta versão na linha.
Esta decisão pode surpreender, mas a Mercedes-Benz já havia reduzido a oferta da linha CLS em 2022, eliminando a versão com tração traseira CLS 450 e mantendo em linha apenas o CLS 450 4Matic com tração integral com motor de seis cilindros em linha de 3 litros com sistema híbrido leve de 48 volts.
Segundo detalha a reportagem, a decisão é a opção da fabricante para seus modelos EQ elétricos a bateria e as versões AMG, mais caras. “Nosso portfólio atual aborda o design emocionalmente atraente”, detalhou um porta-voz da Car and Driver“. Assim, modelos como o EQE e o EQS com estilo sedã-cupê oferecem alternativas atraentes.”
Todavia, segundo o porta-voz, o apreciado e elegante estilo CLS não morrerá: o Mercedes-AMG GT 4-portas criado em 2018 (fotos) continuará a fazer parte da gama de modelos, tanto que acaba de ganhar uma atualização com o novo desenho da dianteira que retoma o anterior dos modelos de oito cilindros. As duas entradas de ar decorativas externas e a grande entrada de ar central sob a grade do radiador formam perfil de asa de jato.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las
Com o V-8 Styling Package, os modelos de seis cilindros podem ser ainda mais personalizados recebendo uma nova saia dianteira, painéis de longarinas e uma saia traseira com difusor. Com o Pacote Aerodinâmico, o defletor ganhou uma nova forma e pode ser cromado ou em compósito de fibra de carbono.
O motor de seis cilindros em linha, 3 litros, tem duas ofertas de potência: turbo de 367 cv ou 435 cv biturbo, além de alternador/motor de partida integrado.
O sistema de infotenimento digital inteligente MBUX (Mercedes-Benz User Experience) também recebeu atualização com um novo visual, visores específicos para AMG, que foram redesenhados e têm funções configuráveis ??individualmente. O teto solar elétrico e o carregamento sem fio para smartphones entre os bancos traseiros agora são itens de série.
RM