A Ford está lançando no mercado americano a nova geração da Ranger como ano-modelo 2024. Definida como picape de porte médio naquele mercado, a nova Ranger vem com muitas novidades na suspensão, trens de força, conectividade e moderno software de assistência ao motorista, além da versão radical Raptor que, conforme destaca a marca, procura atender às demandas dos clientes apaixonados por aventura.
A trajetória da linha Ranger no mercado dos Estados Unidos não deixa de ser curiosa. Lançada em 1983 como uma alternativa à Série F, a líder de vendas, a Ranger era menor e mais leve, além de ter motores de quatro cilindros em linha em vez do tradicional V-8 ou 6 em linha, e com menor cilindrada de 2 e 2,3 litros. Este motor, inclusive, era fabricado em Taubaté, SP e exportado para as fábricas Ford nos Estados Unidos.
O modelo era uma resposta à invasão das marcas japonesas, que estavam conquistando bom espaço naquele segmento do mercado americano. Mas a produção da Ranger foi descontinuada nos Estados Unidos em 2011, apesar de continuar sendo fabricada pela Ford Austrália, que desenvolveu a segunda geração do modelo, a série T6 também produzida na fábrica de General Pacheco, região metropolitana de Buenos Aires, e que abastece o mercado brasileiro.
Em 2019, a Ford voltou a fabricar a Ranger nos Estados Unidos tendo como base o projeto T6 da Ranger lançada no mercado mundial em 2013. Foi para reforçar a posição da marca no segmento de picapes no mercado americano, o único em que as gigantes de Detroit ainda dominam, e no qual a linha F da marca do oval azul há décadas é líder inconteste. Mas 2019 foi justamente o último ano em que a Ford liderou as vendas totais de picapes.
Apesar da linha F continuar sendo a mais vendida no mercado americano (inclusive em relação a automóveis e suves), a estratégia da GM em ampliar a gama de oferta da Chevrolet e da GMC virou o jogo no segmento de picapes. Se em 2019 a Ford vendeu cerca de 980 mil picapes contra cerca de 840 mil da GM (Chevrolet e GMC somadas), em 2020, a GM manteve a média de 840 mil unidades, mas a Ford teve grande queda, para 790 mil.
Como esta situação se mantém, a Ford se esforça agora para tentar ampliar a participação de seu modelo médio no disputado segmento, enquanto sua linha F continua inexplicavelmente perdendo fôlego, apesar de continuar na liderança unitária nas vendas. A preocupação da Ford é reativar as vendas da Ranger para tentar equilibrar a diferença no segmento médio no qual a Chevrolet Colorado ganha cada vez mais espaço.
A Ranger 2024 teve a distância entre eixos aumentada em cerca de 50 mm para proporcionar maior espaço na caçamba e todas as versões também se beneficiam na utilização off-road, com maior distância ao solo e maiores ângulos de entrada e saída. Além disso, a capacidade máxima de reboque disponível é de 3.400 kg e capacidade de carga é de 820 kg.
O motor EcoBoost de 4 cilindros, 2,3 litros turbo, continua como o motor de base da linha Ranger, com potência de 270 cv e torque de 42,8 m·kgf. Mas há a opção do EcoBoost V-6 de 2,7 litros, o mesmo da F-150 e do Bronco, de 315 cv e 55,3 m·kgf. . Toda linha sai com câmbio automático epicíclico SelectShift de 10 marchas e tração 4×4.
Outra novidade na linha Ranger americana é a versão esportiva radical Raptor que, segundo destaca o material de divulgação, completa a família Ford Raptor e que inclui no seu portfólio picapes e suves: F-150 Raptor, F-150 Raptor R, Bronco Raptor e agora a Ranger Raptor.
O coração da Raptor, dia a Ford, é a suspensão dianteira com braços de controle superior e inferior de alumínio e a suspensão traseira de curso longo com quatro braços de localização longitudinal do eixo traseiro rígido, que é localizado transversalmente por meio de paralelogramo de Watts.
Os amortecedores da Ranger Raptor são FOX Live de última geração, de 2,5 polegadas As longarinas do chassi, torres dos amortecedores dianteiros e suportes dos amortecedores traseiros são reforçados para enfrentar os obstáculos do off-road.
O desempenho de amortecimento varia conforme os modos de condução: Normal, Reboque/carga elevada, Sport, Escorregadio, Off-Road, Pedra e Baja para proporcionar maio conforto em todo tipo de piso, além de facilitar o controle no off-road com capacidade e qualidade de condução em altas e baixas velocidades.
Cada modo de condução influencia o funcionamento do motor, transmissão, calibração do ABS, controle de tração, direção, resposta do acelerador e até mesmo o quadro de instrumentos, com informações na tela tátil. O sistema de escapamento com válvula ativa também pode ser ajustado para vários modos, incluindo configurações Silenciosa, Normal, Sport e Baja. A Ranger Raptor também tem Controle de Trilha para facilitar trafega em trechos difíceis, em que o sistema se encarrega de controla acelerador e freio.
O motor EcoBoost V-6 de 3 litros biturbo preparado pelo departamento Ford Performance tem potência de 405 cv e torque de 59,4 m·kgf, o que faz dela a Ranger mais potente já fabricada. O motor conta com sistema antiturbolag desenvolvido em competição, para, no modo Baja, manter as turbinas dos turbocarregadores girando por até três segundos depois que o motorista levanta o pé do acelerador.
A tração nas quatro rodas conta com nova caixa de transferência sob demanda, de duas relações, controlada eletronicamente e atua em conjunto com os diferenciais bloqueantes, tanto dianteiro quanto traseiro, para proporcionar melhor desempenho em cascalho, terra, lama e areia.
Os pneus da Raptor são BFGoodrich Todo-Terreno KO3 de 838 mm de diâmetro em rodas de 17 polegadas que, opcionalmente, podem ser do tipo com travamento de talão para rodar com segurança quando em pressões de pneus ultrabaixas em condições de areia e pedras.
Na cabine do Ranger Raptor se destaca o volante esportivo com anel na posição 12-horas de cor laranja. Os bancos dianteiros são exclusivos da Ford Performance e proporcionam grande apoio lateral, com reforço extra para garantir segurança ao motorista nas curvas em alta velocidade. O interior da cabine com materiais premium tem acabamento em tom laranja.
O material de divulgação da nova linha Ford Ranger 2024 destaca que ela será “orgulhosamente” produzida em Wayne, Michigan, o que indica uma maneira de cativar o cliente deste tipo de veículo apelando para o nacionalismo típico do cliente americano.
Os pedidos para a nova linha Ranger começam no final deste mês e as entregas, a partir de meados de setembro.
RM