Na briga pelo mercado americano de picapes médias, na qual recentemente a Ford lançou a nova geração da Ranger, enquanto a GM apostou em uma nova geração da Chevrolet Colorado, lançada no ano passado e com inspiração no visual parrudo da Silverado, o modelo que domina este segmento é a Toyota Tacoma, que há quase duas décadas é a líder de vendas, com média superior a 200 mil unidades/ano, o que também faz com que seja um dos dez modelos mais vendidos na soma geral do mercado dos Estados Unidos.
Agora, após as “cartadas” de GM e Ford, a Toyota está lançando a nova geração da Tacoma, ano-modelo 2024. Redesenhada completamente e montada agora sobre a plataforma global de “trucks” TNGA-F da marca, que compartilha também com a nova geração da sua “irmã” maior Tundra, lançada ano passado, a Tacoma foi projetada e desenvolvida com foco básico no mercado americano nas sedes do Calty Design Center da Toyota em Newport Beach, Califórnia, e Ann Arbor, Michigan.
Em sua quarta geração, a Tacoma utiliza o novo chassi tipo escada, com aço de alta resistência e maior rigidez devido ao corte e soldagem a laser. Este chassi, também utilizado na picape Tundra básica e o suve Sequoia, provou ser bem robusto para uso off-road, conforme destaca o fabricante. Outra novidade é a suspensão traseira por molas helicoidais com os essenciais braços de controle (cinco) que melhora substancialmente o conforto de rodagem rodar e a dirigibilidade, mas que será oferecida só em algumas versões. Em versões para uso pesado, porém, continuam os feixes de molas tradicionais na traseira.
As duas opções de suspensão proporcionam versatilidade para rodar em todo tipo de terreno, conforme diz a Toyota. Além de oferecer até 280 mm de distância do solo, os ângulos máximos de entrada, de rampa e saída são respectivamente de 33,8, 23,5 e 25,7 graus, na versão específica off-road TRD Pro. Uma nova ancoragem da barra estabilizadora dianteira permite que ela desconectada ao toque de um botão para proporciona 10% a mais de articulação do que na geração anterior. Freio a disco nas quatro rodas também é outra novidade na linha 2024 da Tacoma.
Todos os modelos Tacoma somente com tração traseira são equipados com diferencial autobloqueante, enquanto os modelos com tração nas quatro rodas também contam caixa de transferência automática de duas relações (direta e reduzida), com diferencial autobloqueante. Já os modelos para uso específico no off-road vêm de série com diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, enquanto na versão Limited, com tração integral permanente nas quatro rodas, o diferencial é central é bloquável.
A nova plataforma é flexível e permite que a Toyota ofereça dois estilos de carroceria na nova Tacoma: ambas as configurações de cabine de duas e quatro portas tem disponíveis opção de caçamba de 1.525 mm ou 1.830 mm. As travessas da estrutura também foram reforçadas para aumentar a durabilidade e possibilitar o transporte de equipamentos para as aventuras de longa distância que a Toyota disponibiliza opcionalmente, como tendas para montar sobre a caçamba e geladeira de acampamento.
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A Toyota oferece opção de dois trens de força, com motor de quatro cilindros turbocarregados. A versão básica vem normalmente equipada com motor i-Force de 2,4 litros, com potência de 231 cv e torque de 33,5 m·kgf. O mesmo motor pode sair de fábrica, para todos as versões, com potência aumentada para 282 cv com torque de 43,8 m·kgf. E tem também a oferta do híbrido i-Force Max, para os modelos topo de linha, de 330 cv e 64,3 m·kgf.
Com relação a transmissão o Tacoma também tem duas ofertas: caixa manual inteligente (iMT2) de seis marchas, ou uma caixa automática de oito marchas. A Toyota procurou tornar a operação da caixa manual a mais fácil possível, com recursos como estratégia para impedir que o motor morra ao arrancar e aceleração interina automática nas reduções para igualar rotação e velocidade na marcha a ser engatada. Todos os modelos equipados com caixa manual terão motor com calibração específica de 273 cv e 42,8 m·kgf.
Já os modelos topo de linha equipados com o trem de força de alta potência i-Force Max, que combina o motor turbo de 2,4 litros e 282 cv com um único motor elétrico de 48,7 cv alimentado por bateria níquel hidreto metálico de 1,87 kW·h, só podem ter a caixa automática de oito marchas de controle eletrônico com inteligência (ECT-i). Mas, com este trem de força, a Tacoma tem capacidade máxima de reboque de 2.950 kg e capacidade de carga de 775 kg.
A Tacoma 2024 tem design bem mais cativante do que a linha anterior e, conforme destaca a Toyota, procura manter uma semelhança familiar com a linha da marca. Mas não se pode negar que, assim como as picapes da concorrência, a Tacoma é uma reinterpretação em menor tamanho da Tundra, com volumes bem destacados que dão esta sensação visual, como a grade hexagonal proeminente, os faróis em posição elevada, entradas de ar funcionais laterais, além do defletor na seção frontal inferior.
Outra novidade na Tacoma 2024 é a versão especifica para grandes aventuras denominada Trailhunter, que foi revelada pela primeira vez no SEMA Show de 2022 como um conceito de equipamento para longos percursos construído especialmente para ser montado nas concessionárias da marca.
RM