Ao mesmo tempo em que a GM americana anuncia o final da produção do Bolt EUV para o final deste ano, a filial brasileira anuncia a chegada do lote de apenas 200 carros para dar seguimento ao seu plano de eletrificação. O Bolt, em sua versão hatch, estava à venda no Brasil desde 2019, tendo recebido uma pequena remodelação em 2022, deixando-o mais atual, e seu último preço era de R$ 329.000.
O Bolt EUV (electric utility vehicle, veículo utilitário elétrico) é um utilitário compacto derivado da mesma plataforma do Bolt EV e chega com o surpreendente preço de R$ 279.900, praticamente 50 mil reais a menos que seu antecessor. Mas segundo os executivos de vendas da GM, os proprietários do hatch não terão prejuízo, pois receberão um bônus de até R$ 40 mil para a aquisição de um novo carro elétrico da marca. E o novo — no Brasil — EUV lança o programa “Chevrolet elétrico para sempre” com condições especiais de financiamento para fidelizar seus clientes de carros elétricos. Tudo isso está sendo feito para preparar o mercado para o Equinox EV e o Blazer EV que chegarão em meados de 2024.
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O motor elétrico de 203 cv e 36,7 m·kgf transfere potência às rodas dianteiras através de redutor de velocidade de par único, podendo atingir 100 km/h, partindo de imobilidade, em apenas 7,7 segundos, mas sua velocidade máxima é limitada a 150 km/h.
A bateria é posicionada no assoalho do veículo dando maior rigidez à carroceria, portanto a bateria é estrutural, consequentemente melhorando a dirigibilidade. Seus 66 kW·h de capacidade de armazenamento permitem 456 km de alcance medido no ciclo WLTP. Pela nova norma do Inmetro, que deflaciona em 30% o alcance proporcionado pela bateria,, este é de 377 km.
Para carregamento, a plataforma do Bolt já mostra sinais de envelhecimento, pois em corrente contínua (DC), para carga rápida, o sistema aceita no máximo a taxa de 50 kW de carga, o que representa cerca de uma hora para atingir 80% da carga total. Em corrente alternada (AC) o máximo é de 7,4 kW, estando também abaixo dos carros elétricos mais modernos que chegam a 22 kW. Essa limitação do Bolt será superada com a introdução das novas tecnologias de baterias da GM, a Ultium, que estará nos novos veículos de 2024.
Conduzindo o novo Bolt EUV é possível notar a boa integração entre o sistema de propulsão e a suspensão do veículo. A rodagem é integra e não apresenta ruídos que possam incomodar. Toda filtragem de imperfeições das vias está a cargo da suspensão dianteira McPherson e da traseira por eixo de torção. Em ambos os eixos as molas são helicoidais, os amortecedores são pressurizados e o dianteiro coma com barra antirrolagem.
A transferência de potência, para as rodas dianteiras, acontece de maneira progressiva e ao menor indício de perda de trajetória os sistemas de auxílio ao motorista entram em ação, reduzindo a potência nas rodas e mantendo o veículo na trajetória ideal.
A direção tem assistência elétrica e passa boa conexão com as rodas, além de apresentar calibração com boa definição de centro. Nos trajetos urbanos o esforço de direção é adequado para as manobras de estacionamento, uma virtude para um carro que pesa 1.669 kg em ordem de marcha, podendo carregar até 462 litros no porta-malas.
A utilização da borboleta atrás do volante no lado esquerdo é uma das melhores inovações que a GM apresenta nos seus carros elétricos e que espero continuar nas próximas gerações. Ao ser puxada aumenta a intensidade de regeneração, de mesmo efeito do freio-motor dos motores a combustão, mas com a vantagem exclusiva de gerar energia elétrica para recarregar a bateria. Se bem utilizada, pode eliminar a necessidade de aplicar o freio de serviço que conta com discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira. A modulação entre o freio regenerativo e o freio de serviço está muito bem calibrada, sendo difícil a percepção da comutação de um para o outro.
No visual exterior o Bolt EUV apresenta desenho moderno com teto elevado que finaliza com defletor na traseira, elemento essencial para melhorar a aerodinâmica do veículo, dessa forma contribuindo para sua eficiência energética. O capô tem boa inclinação dando seguimento ao para-brisa bem angulado. Novamente, são artifícios para diminuir a resistência da passagem do ar.
O interior do Bolt EUV tem painel de instrumentos similar ao seu antecessor e os recursos de ajuda ao motorista e segurança são equivalentes, trazendo controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, limitador de velocidade ajustável, assistente de permanência em faixa, assistente de ponto cego dos retrovisores externos, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem autônoma de emergência, e assistente de estacionamento com visão 360 graus.
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Pelo lado da tecnologia o veículo vem equipado com central multimídia de última geração com Wi-Fi 4G residente, sistema concierge OnStar, ambos com período de degustação para assinatura futura e o sistema de som premium Bose possui subwoofer propiciando uma excelente resposta acústica e efeito palco aos ocupantes.
Se o Bolt EV já era um hot hatch divertido de dirigir, o novo utilitário elétrico compacto incorpora as mesmas características de fun to drive do seu irmão mais velho com a vantagem de ser o tipo de carroceria que mais tem agradado ao público nos últimos anos. Espaço e conforto são oferecidos com abundância no carro que poderá ser um clássico do futuro, visto o baixo volume de importação que acabará tendo em 2023.
GB
FICHA TÉCNICA CHEVROLET BOLT EUV 2023 | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico assíncrono trifásico transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 203 / 8.810 |
Torque máximo (m·kgf) | 36,7 |
TRANSMISSÃO | |
Descrição | Redutor de velocidade por par de engrenagens cilíndricas helicoidais com acoplamento direto, tração dianteira |
Relação do redutor (:1) | 7,06 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,8 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico duplo-circuito em diagonal, servoassistência a vácuo por bomba de vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 |
Traseiros (Ø mm) | Disco /264 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento eletromecânico com ação nas rodas traseiras |
Auxílio | Frenagem regenerativa |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J x 17 |
Pneus | 215/50R17 |
Estepe | kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.669 |
Carga máxima | 478 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, utilitário de 2 volumes, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro em alumínio |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal (m²) | n.d. |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | n.d. |
Largura sem/com espelhos | n.d. |
Altura | n.d. |
Distância entre eixos | n.d. |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Distância mínima do solo | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 462. |
Bateria (kW·h /tipo) | 66 / ions de lítio |
Carregamento da bateria (kW) | 7,4 (AC) / 50 (DC) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 150 (limitada) |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade / Estrada (km/kW·h) | 5,56 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Veiculo, três anos; bateria, 8 anos com limite de 160 mil km |
CONTEÚDO DO CHEVROLET BOLT EUV 2023 |
CARACTERÍSTICAS EXTERIORES |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Faróis de LED |
Indicadores de mudança de faixa (3 piscadas) |
Luz traseira de neblina |
Lanternas traseiras de LED |
Para-brisa com faixa degradê |
EQUIPAMENTO INTERIOR |
Banco traseiro com encosto dividido 60:40 |
Descansa-braço dianteiro fixo com porta-objetos |
Descansa-braço traseiro |
Iluminação ambiente interna |
Interruptor geral por botão |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos dianteiros e traseiros |
Retrovisor interno com imagem da câmera de ré |
Volante com revestimento em couro |
DINÂMICA e ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA |
Assistente de partida em aclive |
Assistente de permanência em faixa |
Câmera de ré |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e limitador de velocidade |
Controle de estabilidade e tração |
Direção eletroassistida |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Regeneração de energia através dos freios e da desaceleração gradual |
COMODIDADE e INFOTENIMENTO |
Abertura da portas e alarme por aproximação da chave |
Aquecimento dos bancos |
Câmera HD 360 |
Carregador de bateria de bordo |
Carregador de celular por indução, sem fio |
Central multimídia |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 10,2 pol., integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, Entrada USB, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo |
Comando de voz |
Conectividade Bluetooth, Internet 4G, WiFi, e Alexa |
Pontos de amarração para bagagem no porta-malas |
Pré-condicionamento elétrico da cabine programável |
Sistema de áudio Bose Premium com 7 alto-falantes e subwoofer |
Tomadas de energia: 1 de 12 V, 4 USB |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência |
Alerta de pressão de pneus |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Farol alto adaptativo |
Oito bolsas de ar infláveis (duas frontais, duas laterais, duas de cortina e duas de joelhos) |
Travas de segurança para crianças nas portas traseiras |