A Brabus, tradicional empresa alemã especializada em “tunar” modelos Mercedes-Benz, apresentou nesta terça-feira (23/5) o Brabus 930, que tem sua personalização baseada na estrutura do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance, o primeiro híbrido desenvolvido pela divisão de alto desempenho do grupo alemão e que foi lançado no ano passado com o destaque de que em termos de potência e desempenho só perdia para o superesportivo Mercedes-AMG ONE.
Pois a Brabus consegui aprimorar, ainda mais, a receita da AMG aumentando em 99 cv a potência do modelo original, com o mesmo trem motriz composto por motor a gasolina V-8 de 4 litros, biturbo, e um motor elétrico alimentado por bateria de alto desempenho. O trabalho da Brabus consistiu em aumentar a potência do motor a combustão, que passou dos 634 cv do original AMG, para 723 cv.
A potência combinada passou para 930 cv (contra 843 cv no AMG) e o torque para 158,2 m·kgf (contra 142,7 m·mkgf no AMG). Este aumento foi obtido com os novos turbocarregadores projetados pela Brabus, dotados de volutas maiores. Além disso, cada cilindro tem seu próprio módulo de controle Brabus PowerXtra, com novos mapas ajustando a injeção e a ignição. O sistema de escapamento Brabus, fabricado em aço inoxidável, tem válvulas ativamente controladas, que permitem alterar a nota do ronco do motor: o silencioso “Chegando em casa” ou o bem mais estridente “Sport”.
O motor elétrico foi mantido com a potência original de 204 cv. Originalmente montado no eixo traseiro, possibilita distribuição de peso otimizada e melhor aproveitamento possível da potência. Ele está integrado em uma unidade de acionamento elétrico (EDU, electric drive unit), bem como a um diferencial de deslizamento limitado de controle eletrônico. Já a bateria de 6,1 kW·h, com densidade de potência duas vezes maior que as baterias convencionais, tem tecnologia da Fórmula 1 e pesa 89 kg fornecendo potência contínua de 95 cv e potência de pico de 204 cv.
A Brabus também instalou seu módulo plug-and-play Airmatic Sport Unit de controle de altura da suspensão pneumática, que pode reduzir a altura de rodagem em até 20 mm, dependendo do modo de condução. Rodas forjadas Brabus Monoblock Z “Platinum Edition” têm aro de 21 polegadas na dianteira e 22 polegadas, na traseira e são fabricadas com tecnologia que há de mais moderno em usinagem CNC (controle numérico computadorizado), combinando leveza com rigidez e desenho esportivo de 10 raios com o acabamento “Signature Black”. Elas são associadas a pneus Continental SportContact 7.
Com câmbio de nove marchas, que pode ser operado tanto em modo automático quanto em manual, além de tração nas quatro rodas para possibilitar colocar tamanha cavalaria na pista, a versão tunada da Brabus acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos (2,9 s na versão AMG), enquanto a velocidade máxima está limitada eletronicamente, assim como na versão original AMG, em 316 km/h.
A Brabus personalizou o visual externo com a utilização de componentes desenvolvidos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) para aprimorar a eficiência aerodinâmica, conforme destaca a empresa. Na dianteira, o defletor foi projetado com precisão milimétrica para reduzir a sustentação no eixo dianteiro em alta velocidade. Além disso, tomadas de ar superdimensionadas na seção dianteira inferior e a grade do radiador, na qual foram mantidas as dimensões do modelo original, foi redesenhada e personalizada com a estrela de três pontas substituída pelo B da Brabus.
Na traseira, o modelo da Brabus se diferencia pela adoção do defletor montado sobre a tampa do porta-malas e pelo difusor redesenhado e que teve dimensões aumentadas em relação à versão AMG, e também incorpora quatro saídas de escapamento de titânio/carbono de 89 mm de diâmetro. O painel dianteiro, as saias laterais, carenagem também em CFRP para os espelhos laterais, além do difusor traseiro e do defletor, tem opção de acabamento brilhante ou fosco.
Internamente, o estofamento em couro preto é acentuado por costuras e debrum vermelhos. O padrão de costura triangular no acabamento da cabine, com as superfícies das seções centrais de cada banco perfuradas com precisão para garantir a eficiência ideal do sistema de controle climático integrado. Outros detalhes como as sapatas dos pedais de alumínio anodizado fosco e frisos de soleira de porta de carbono reforçam a combinação de esportividade com estilo luxuoso do design.
Extraoficialmente, o preço do Brabus 930 é € 323.435 (R$ 1,601 milhão na conversão direta).
RM