A Aston Martin, aproveitando a comemoração de 110 anos de sua fundação e o 75º aniversário do surgimento da linha de modelos DB, lançou o DB12 que ela define como o “o primeiro supertourer (superturismo) do mundo”. A fabricante destaca que este novo modelo é o início de uma nova e ousada era da marca de esportivos sediada em Gaydon, lugarejo no centro da Inglaterra a cerca de 170 quilômetros de Londres.
Apesar de semelhanças com o DB11, o novo modelo ganhou um visual mais dinâmico destacado na grade, com o tradicional desenho da marca, mas que é bem maior e domina toda a seção dianteira dando um efeito bem mais ousado ao veículo. O defletor também ganhou novo desenho e agora é mais pronunciado, tendo nas extremidades amplas tomadas de ar para arrefecer os freios dianteiros. Os faróis são agora de LED Matrix.
As bitolas aumentaram 6 mm na dianteira e 22 mm na traseira, além de rodas de maiores dimensões terem exigido para-lamas mais largos; as saias laterais também foram redesenhadas. O DB12 tem uma proposta mais pujante que seu antecessor, segundo o designer Miles Numberger. “Há mais sensualidade no visual em comparação com o DB11, combinado com um desenho mais técnico” — completa.
Os amortecedores adaptativos fornecem uma maior janela de controle, que proporciona respostas mais suaves, ao mesmo tempo em que proporcionam maior aderência à pista. O DB12 tem cinco modos de direção que incluem configurações de amortecimento. O diferencial autobloqueante mecânico foi substituído por um comando eletrônico que atua de aberto a totalmente bloqueado em milissegundos.
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As rodas de liga de alumínio forjado de série, com aro de 21 polegadas, têm a opção de três desenhos e cinco acabamentos diferenciados e são montadas com os novos pneus Michelin Pilot Sports 5S, que estreiam no DB12.. Os quatro freios a disco são de ferro fundido, mas o DB12 pode vir com discos carbocerâmicos para melhor desempenho de frenagem e menor desgaste sob altas temperaturas, que podem chegar a 800 ºC, além de reduzir o peso não suspenso em 27 kg.
O DB12 tem agora exclusivamente motor AMG V-8 biturbo de 4 litros e que é utilizado também em outros modelos Aston Martin, mas que recebeu algumas modificações especialmente para o novo modelo, como comandos de válvulas com novos perfis, turbocarregadores com volutas de maior diâmetro, maior taxa de compressão, além de sistema de arrefecimento reconfigurado. O motor entrega 680 cv e 81,6 m·kgf, torque esse 34% maior em relação ao DB11 e que aparece na ampla faixa 2.750~6.000 rpm.
A marca, que desde 1999 oferecia a opção do motor V-12 5,2-litros para a linha DB, destaca que a redução em quase 100 kg sobre o eixo dianteiro proporcionada pelo V-8 foi o principal motivo para descartar o V-12. O V-8 acoplado ao câmbio ZF 8HP de oito marchas, com relação de diferencial encurtada de 2,700:1 para 3.083, resulta em aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e velocidade máxima de 325 km/h.
O DB12 entrará em produção nos próximos meses, com as primeiras entregas a partir de outubro. O preço básico antecipado pela marca será em torno de £ 185.000 (1 milhão 150 mil reais).
RM