Com a rápida queda dos preços médios da gasolina comum nos postos dos Estados Unidos, hoje 2,746 dólares por galão, ou 0,725 dólar por litro, equivalente a 1,857 real por litro, contra 3,263/0,862/2,206, respectivamente, um ano atrás, 15,8% menos, as vendas de veículos leves deram um salto lá em novembro, 4,6% mais que em novembro do ano passado e 1,7% mais sobre outubro.
As vendas no mês passado produziram vendas anualizadas de 17,2 milhões de veículos, cerca de 900 mil mais que em novembro de 2013. É a segunda maior venda anualizada de 2014, foram 17,53 milhões em agosto.
A Honda obteve recorde em novembro graças ao aumento de 20,8% nas vendas de peruas altas e suves. A Subaru também vendeu número recorde no mês passado e caminha para vendas anualizadas também recordes. A Mercedes teve o melhor novembro de sua história nos EUA e agora lidera o segmento premium. A BMW ainda está na frente, mas por pouco, apenas 1.800 unidades mais, de modo que é possível haver inversão este mês.
A Audi chegou ao seu próprio recorde pela 47ª vez consecutiva e já ultrapassou sua melhor marca anual. A Porsche também bateu o recorde da casa para novembro. Com os dois, mais o Golf, o Grupo Volkswagen fechou o mês com lucro.
A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) vendeu nos EUA pela primeira vez desde 1995, foram 24 unidades do seu novo Alfa Romeo 4C. As vendas da Maserati continuam a subir.
A Chrysler acusou aumento de 20,1% nas vendas, o maior dos fabricantes de Detroit. Em novembro foi a picape RAM que comandou, seguida pela Jeep. O novo sedã Chrysler 200 vendeu mais que nunca, uma vez que os carros de passageiros pegaram a maior fatia do bolo. A Jeep foi a marca que vendeu mais peruas altas e suves em novembro.
O faturamento da Ford caiu 1,8% no mês passado, mesmo que o renovado Mustang tenha sido muito bem recebido pelo mercado. As vendas do pony car subiram nada menos que 62,4% em novembro. As vendas das picapes Ford caíram 9,9% em razão das fases de mudança da empresa para a nova Série F parcialmente de alumínio.
Tanto a nova Ford Transit, que substituiu as velhas vans Série-E, quanto a RAM Pro Master da Chrysler, venderam mais que a Sprinter Mercedes/Freightliner no mês passado. A três vans européias juntas chegaram a 10,673 vendas em novembro, superando as vendas totais de 10.486 vans da Chevrolet/GMC, Ford e Nissan.
A General Motors contou com o aumento de 27% nas vendas da Buick para crescer 6,5% nas vendas totais. As novas picapes Colorado e Canyon foram muito bem no seu segundo mês de mercado, mas atualmente não ameaçam suas concorrentes da Nissan e da Toyota.
As vendas de picape de porte grande cresceram apenas 6% em novembro, influenciado mais pela queda de 9,9% das vendas da líder de mercado Ford Série F.
As vendas da Toyota subiram 3% em novembro. Como ocorreu com a Honda, o maior impulso foi da linha de peruas altas e suves. A Toyota Sienna foi a minivan mais popular, batendo a Dodge Caravan por apenas 104 unidades. A Lexus também teve um mês forte, com vendas 10,7% maiores.
A seqüência de aumento de vendas da Nissan parou no 13º mês. Atribui-se a culpa à queda nas vendas dos automóveis e de 13,3% nas do Infiniti.
A Jaguar Land Rover não foi bem em novembro, ambas as marcas venderam menos.
Enquanto vendas de 16 milhões de veículos em 2014 parecem certas, analistas da indústria acham que deve haver cautela por quem está esperando uma explosão de vendas em dezembro. As fortes vendas de fim de semana da Black Friday anteciparam as desse mês. Os preços mais altos praticados no mês passado tiraram parte do impacto dos incentivos de compras, mas as fabricantes podem estar mais é querendo manter o caixa cheio e ficarem satisfeitas com o melhor ano de vendas desde antes da recessão. (just-auto)
Ae/BS