Chegandoà sua quinta edição o Festival Interlagos nunca esteve tão cheio e tão concorrido. Com quase todas as marcas de motos presentes, além de importantes novidades. O consumidor tinha uma vasta lista de novidades com algumas disponíveis para testar no lendário circuito de Interlagos. Estive presente em todos os dias de evento e posso afirmar que deverá ser ainda maior no ano que vem. Pelo tamanho do evento separei apenas as novidades mais relevantes que pude ter contato.
Em todas as coletivas de imprensa que participei o assunto central se repetia. O mercado em franco crescimento com as marcas anunciando os melhores números dos últimos anos, gráficos apontado para cima e a expectativa de fechar 2023 com número recorde de motos emplacadas no Brasil. Além das fabricantes grandes marcas como Motul, Bieffe, Pirelli e LS2 usaram o evento para lançar novos produtos e tecnologias.
Kawasaki
Em uma das primeiras coletivas, a marca mostrou dois lançamentos que já eram esperados por conversas nos bastidores. A primeira grande novidade é a Ninja ZX-4R A pequena esportiva conta com um inédito motor de 4 cilindros em linha. São 399 cm³ gerando 80 cv de potência máxima. Os freios são com disco duplo na dianteira com pinças de fixação radial e a suspensão dianteira é do tipo invertida. Disponível nas concessionárias da marca em outubro, seu preço sugerido é de R$ 55.900.
No segundo lançamento do dia, a tradicional marca japonesa surpreendeu com uma nova cruiser, a Eliminator 450. Com a ideia de ser um modelo mais acessível que a Vulcan 650. o modelo conta com um inédito motor de 2 cilindros com 52 cv de potência máxima. Porém ao contrário de sua “irmã” esportiva. o modelo deve demorar para desembarcar por aqui. Ainda sem preço definido sua chegada é prevista para o primeiro semestre de 2024.
Yamaha
A coletiva da Yamaha foi uma das mais concorridas lotando totalmente o espaço disponível. Inicialmente a marca apresentou o relançamento de três motos em parceria com a Marvel Studios: Lander Capitão América, Fazer FZ25 ABS nas versões Pantera Negra e também Capitã Marvel. Porém, a principal novidade ainda estava por vir.
A marca surpreendeu a todos com o lançamento da pequena esportiva R15, que considero o mais relevante do evento. Apesar do pequeno porte e da cilindrada de apenas 155 cm³. seu arrefecimento é a líquido e o comando de válvulas tem fase variável, São 18 cv a 10.000 rpm e 1,5 m·kgf a 8.500 rpm. O câmbio é de 6 marchas. Os freis são a disco em ambas as rodas com ABS. O preço sugerido na pré venda é de R$18.990.
Diferentemente da primeira coletiva, desta vez pudemos imediatamente testar o novo modelo. Porém, em sua versão de pista que será usada no campeonato da marca. Sem farol, luzes e retrovisores, a R15 recebeu carenagens mais leves, banco monoposto, escapamento esportivo e câmbio invertido. Na pista o modelo se mostrou muito leve e bem divertido de pilotar ao limite, deixando todos impressionados com a iniciativa da marca.
BMW
A fabricante alemã contava com um espaçoso estande r aproveitou o evento para mostrar duas novidades. A primeira delas apostando em trazer novos clientes para a marca, enquanto a segunda apostava na exclusividade. Usando como base a R18, a marca lançou a edição comemorativa R 18 100 Anos. Serão vendidas apenas 1923 unidades em todo o mundo — não por acaso, foi ano em que surgiu a R 32. a primeira moto BMW, já com motor bicilindro boxer e transmissão secundária por cardã. Para o Brasil a marca vai disponibilizar 30 unidades. A pintura recebe um acabamento clássico, muitos cromados e um banco especial. Seu preço e disponibilidade não foram divulgados.
Marcando o retorno da marca ao segmento de scooters, o C 400 X deve ser a porta de entrada de muitos clientes na marca. O modelo conta com um monocilindro de 350 cm³ entregando 34 cv a 7.500 rpm e 3,6 m·kgf a 5.750 rpm. O câmbio é automático tipo CVT. Ainda sem preço definido, deve estar nas concessionárias até o final do ano.
Triumph
Em seguida da coletiva da BMW foi a vez da inglesa Triumph, que também tinha em seu espaço toda a linha de motos da marca. A principal novidade é a nova geração da naked Street Triple 675 RS. Esperada para o segundo semestre deste ano a nova moto é a mais potente desde o inicio de sua linhagem. O motor segue a receita tradicional de três cilindros em linha com 765 cm³ gerando 130 cv a 12.000 rpm e 8 m·kgf a 9.500 rpm. A marca ainda confirmou que em breve vai entrar no mercado de motos de menor cilindrada e que os modelos também serão vendidos no Brasil.
Honda
Na coletiva mais cheia do dia, a Honda apresentou impressionantes números de vendas e expectativas para os próximos anos de um crescimento ainda mais acelerado. Apesar de não mostrar nenhum modelo novo, a marca prometeu 10 novos modelos até 2025. No momento de pista aproveitei para conhecer os extremos da marca. Primeiro com Junior Cup, uma CG Titan com carenagens e modificações para pista. Em seguida pilotei uma das motos mais adequadas para o circuito CBR 1000RR-R um verdadeiro foguete.
Suzuki
A marca aproveitou o momento para mostrar em primeira mão sua mais nova sport-tourer, a GSX-S 1000 GT. O novo modelo será vendido a partir de 21 de julho nas concessionarias da marca. Seu preço sugerido é de R$ 92.600 (sem frete incluído). Prometendo longas e rápidas viagens, o motor de 4 cilindros em linha gera 152 cv com torque de 10,8 m·kgf.
Ducati
Fechando o dia, a italiana Ducati mostrou um modelo que era esperado por aqui, porém ainda não tinha data confirmada. A nova Desertx é segundo a marca o seu primeiro modelo desenvolvido com foco total no uso off-road. Com um visual inspirado na Cagiva Lucky Explorer, o modelo chega nas lojas até o final do mês com preço sugerido de R$ 97.990.
A marca inclusive usou a pista off-road para que os jornalistas pudessem ter o primeiro contato da moto na terra. Foi uma experiência muito divertida domar os 110 cv de potência a 9.250 rpm e 9,4 m·kgf de torque máximo a 6.500 rpm com derrapagens controladas.
Colete verde
Nos demais dias do evento deixei de lado meu crachá de jornalista para vestir o colete verde de instrutor em Interlagos pelo quarto ano consecutivo. É sempre um grande prazer porém também uma enorme responsabilidade. Foi gratificante demais reencontrar grandes amigos que o mundo da moto me deu e também fazer novos. Nas pistas, o movimento foi intenso e para o ano que vem as expectativa é de ampliação para melhor receber todos, convidados, imprensa e público.
Que venha 2024, estaremos lá.
LR