Após lançar em 2002 o Ineos Grenadier, utilitário todo-terreno com estilo que em pouco difere do antigo Land Rover Defender, a não ser em alguns detalhes, a nova marca inglesa Ineos está anunciando o lançamento da picape Grenadier Quartermaster no Festival o de Velocidade de Goodwood, que terá início no próximo dia 13 de julho.
A Ineos Automotive é mais uma iniciativa do empresário britânico Jim Ratcliffe, que fez fortuna no ramo petroquímico, e atualmente está envolvido em uma série de empreendimentos, dentre eles o apoio a principal equipe de ciclismo da Inglaterra, além de ter comprado uma participação na equipe Mercedes-Benz de F-1.
Após tentar um acordo sem sucesso com para comprar o ferramental do original Land Rover Defender, quando o modelo teve a produção encerrada na fábrica de Solihull, em janeiro de 2016, Ratcliffe decidiu iniciar um projeto para desenvolver e construir um veículo com características semelhantes sob o codinome Projeto Grenadier.
Embora a Ineos procure afirmar que o Grenadier não é uma réplica direta do Defender, já que não usa nenhuma das ferramentas ou componentes originais, tanto que a empresa faz questão de ressaltar que venceu um processo judicial movido pela própria Land Rover, suas linhas fazem lembrar imediatamente o modelo original.
No lançamento do primeiro modelo da marca, Toby Ecuyer, chefe de design da Ineos Automotive, declarou: “No nosso projeto nos baseamos em diversos utilitários para todo terreno, não só da Land Rover, mas também nos Toyota Hilux e Land Cruiser, no Nissan Patrol, no Ford Bronco e até no Mercedes-Benz Unimog, além de outros veículos militares.”
Veículos com especificações para enfrentar os desafios acidentados do continente africano também foram analisados, como explicou o empresário Jim Ratcliffe: “O projeto Grenadier começou identificando uma lacuna no mercado, abandonada por vários fabricantes, de um veículo off-road 4×4 capaz, durável e confiável para enfrentar os ambientes mais hostis.”
Apesar da empresa ser inglesa e o nome Grenadier ser uma referência ao pub de Londres frequentado por Ratcliffe, os utilitários são fabricados na França, em antiga fábrica do Smart que foi comprada do então Grupo Daimler. Já os motores de seis cilindros em linha, 3-litros, que podem ser a gasolina, de 286 cv, ou turbodiesel, de 249 cv, são fornecidos pela BMW.
A estrutura do Ineos Grenadier tem o chassi fabricado pela empresa alemã Gestamp, enquanto os dois eixos rígidos são fornecidos pela italiana Carraro e as molas helicoidais de constante progressiva pela alemã Eibach. Já o sistema de transmissão 4×4, com três diferenciais, tem caixa automática epicíclica de 8 marchas ZF 8HP e que permite trocas manuais sequenciais.
Além da picape, a Ineos também promete apresentar em Goodwood seu sistema de célula a combustível, que está em desenvolvimento e que, segundo a direção técnica da empresa, é fundamental para aumentar o alcance de um modelo que deverá enfrentar trechos em locais remotos. A proposta é de interesse do próprio Ratcliffe, já que a Ineos Chemicals produz mais de 300.000 toneladas de hidrogênio por ano.
RM