Desde que começou em 1948 com o XK120, então o carro de produção mais rápido do mundo, a inglesa Jaguar se destacou por seus notáveis carros esporte. Por isso, o F-Type 75, é o fecho de ouro de toda essa história ao ser o último com motor de combustão interna — a partir de 2025 a marca produzirá exclusivamente veículos elétricos a bateria.
O F-Type 75, de preço público sugerido R$ 612.977, é propulsionado pelo motor Ingenium a gasolina de quatro cilindros em linha de 1.997 cm³ com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro e dotado de turbocarregador de caracol duplo com interresfriador. Sua potência máxima é de 300 cv a 5.500 rpm com torque máximo de 40,8 m·kgf de 1.500 a 4.500 rpm, o que garante acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e atingir 250 km/h. Pesando 1.540 kg — a carroceria monobloco é de alumínio —, a relação peso-potência é de apenas 5,1 kg/cv.
O motor Ingenium, de elasticidade e respostas notáveis, é produzido no Centro de Fabricação de Motores da JLR em Wolverhampton, na Inglaterra, e o câmbio é o automático epicíclico alemão ZF 8HP de oito marchas com trocas sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas atrás do volante.
O comportamento dinâmico de carro esporte de tração traseira com diferencial de deslizamento limitado por controle eletrônico, resulta da suspensão independente nas quatro rodas por triângulos superpostos com mola helicoidal, amortecedor pressurizado adaptativo e barra antirrolagem. Freios são a disco ventilado de 355 mm de diâmetro na dianteira e de 325 mm de diâmetro na traseira. e as rodas são de 20 polegadas de cinco raios em preto brilhante criadas, especificamente para esta versão, e que são montadas com pneus Pirelli P Zero 255/30R20 na dianteira e 295/30R20, na traseira.
As dimensões do carro esporte de dois lugares são 4.470 mm de comprimento, 1.923/2.042 mm de largura (sem/com, espelhos), 1.307 mm de altura e 2.622 mm de distância entre eixos.
Refinamento
Faróis a LED superfinos com tecnologia matricial de série, luzes de rodagem diurna com assinatura “Calligraphy J” e indicadores de direção abrangentes acentuam a largura visual do carro e sugerem seu potencial de desempenho. Esses itens se misturam perfeitamente ao revestimento de “metal líquido” do capô estilo concha, que sobe elegantemente para trás, inspirado em modelos de competição como o C-Type e o D-Type.
O veículo também recebeu exclusivos emblemas nos para-lamas dianteiros, que retratam a silhueta inconfundível do F-Type. O desenho da traseira realça a forma inerentemente ousada e proposital do F-Type fluindo para baixo até as finas luzes traseiras de LED com assinatura “Chicane”.
O interior do F-Type é focado no motorista reflete sua elegância e desempenho. A combinação de artesanato da Jaguar, detalhes requintados e materiais e acabamentos de alta qualidade proporcionam uma sensação elevada de luxo e esportividade. O painel apresenta um mostrador interativo de 12,3 polegadas e oferece uma ampla escolha de temas de exibição típica um verdadeiro carro esporte.
O modo padrão é caracterizado pelo grande conta-giros central. Essa disposição e a indicação da marcha em uso transmitem sutilmente o caráter e o potencial de desempenho do F-Type, aprimorando digitalmente o teatro mecânico do “batimento cardíaco” vermelho pulsante do botão de partida e das saídas de ar centrais.
Os bancos leves e finos combinam uma forma anatomicamente otimizada com um conforto excepcional, aprimorado pelas opções de aquecimento e resfriamento. Materiais ricos como o couro Windsor — de série nas edições especiais— dão um toque ainda mais luxuoso, complementado por detalhes e acabamentos trabalhados das portas e dos encostos de cabeça.
Esse Jaguar reúne três elementos apreciáveis indissociáveis: desempenho, luxo e prazer de dirigir a céu aberto.
BS