Maserati tem série especial que marca o fim do motor a combustão
A Maserati está apresentando no Festival de Velocidade de Goodwood, que se realiza neste fim de semana na Inglaterra, duas versões especiais de modelos que vão marcar o fim de produção de seu motor V-8, já que a marca do tridente, como uma empresa do conglomerado Stellantis, já está se preparando para produzir somente veículos elétricos.
Os dois últimos modelos V-8 são o Maserati Ghibli 334 Ultima e o Levante V-8 Ultima. Ambos com produção de apenas 103 exemplares cada. Com isso se encerra uma tradição de 65 anos, desde o lançamento do Maserati 5000 GT, em 1959, o primeiro modelo da marca com motor V-8 e que foi utilizado em mais de100.000 unidades fabricadas pela marca italiana.
O Ghibli 334 Ultima vem com o mesmo V-8 de 3,8 litros biturbo de 572 cv do atual Trofeo GT, mas com redução de peso e melhor aerodinâmica o sedã de edição limitada alcança velocidade máxima de 334 km/h (daí a denominação 334 Ultima) e acelera de 0 a 96 km/h em 3,9 segundos, enquanto a versão normal Ghibli realiza a mesma aceleração em 4,3 segundos. Já o suve Levante V-8 Ultima tem o mesmo V-8 biturbo de 572 cv.
Aston Martin Valour para comemorar 110 anos da marca inglesa
Para comemorar seu 110º aniversário, a Aston Martin também aproveita o Festival de Velocidade de Goodwood, neste fim de semana, para revelar o Valour, uma versão especial com produção limitada a 110 unidades e que procura combinar uma linguagem de design contemporânea da marca, mas com inspiração no icônico Vantage V-8, da década de 1970.
Outro destaque é a especificação mecânica com o motor V-12 de 5,2 litros, biturbo, de 715 cv e 76,8 m·kgf. acoplado a caixa manual de seis marchas sob medida. A Aston Martin faz questão de ressaltar que se trata do único modelo esportivo com motor V-12 dianteiro e câmbio manual disponível com esta abordagem purista e única em 2023.
O diferencial autobloqueante mecânico aumenta a sensação direta entre o carro e o motorista, com o auxílio de estabilidade e tração. Os modos de direção: Sport, Sport+ e Track foram calibrados para oferecer resposta do acelerador meticulosamente avaliada, gerenciamento de torque e de sonorização.
A carroceria de compósito de fibra de carbono destaca o capô em forma de concha, com uma grande abertura em ‘ferradura’ e tomadas de ar Naca para proporcionar melhor ventilação para o V-12. O tradicional formato da grade da Aston Martin evoluiu para aprimorar a forma e a função. Sua seção central tem lâminas de alumínio e grandes entradas laterais de ar.
Os faróis circulares de LED têm inspiração clássica e são exclusivos do Valour. Instalados sob a grade, em forma de “sobrancelha”, produzem um efeito interessante. A sinalização traseira tem grupos de lâminas de luz a LED, seis de cada lado, inspirado no hipercarro Valkyrie. Um friso de alumínio na largura total da traseira, separa as seções superior e inferior.
Lamborghini SC63 vai desafiar a Ferrari no Mundial de Resistência
A Lamborghini Squadra Corse também aproveita o evento de Goodwood e mostra seu primeiro protótipo para as etapas do Campeonato Mundial de Tesistência (WEC). O SC63, que começará a ser testado em algumas semanas, vai competir na classe Hypercar (LMDh ), conforme o regulamento da FIA para o WEC 2024, incluindo a 24 Horas de Le Mans.
Assim, pela primeira vez, a Lamborghini vai disputar diretamente com a Ferrari na principal categoria do Mundial de Resistência.
Para isso, fez parceria com a equipe italiana Iron Lynx que vai dar assistência de pista nas competições internacionais e está contratando pilotos com experiência em Fórmula 1 e corridas de resistência.
O projeto LMDh representa um novo conceito de corrida e se encaixa na estratégia de “Direzione Cor Tauri” apresentada em 2021, que é um roteiro para a eletrificação e leva a marca a hibridizar toda a gama de modelos até o final de 2024. Com o SC63, a abordagem está sendo aplicada também ao programa de competições automobilísticas.
Para o Lamborghini SC63 foi desenvolvido um novo motor V-8 de 3,8 litros, biturbo especificamente para o programa de corrida. A configuração de ‘V frio” significa que os turbocarregadores são montados fora do ângulo “V” do motor, o que os torna mais fácil resfriar e fazer a manutenção. A solução “V frio” também reduz a massa e otimiza o centro de gravidade.
A potência do motor e do sistema híbrido, que é padrão nos carros da categoria LMDh, está limitada pelo regulamento a 680 cv. A potência do sistema híbrido é gerenciada por uma unidade de controle eletrônico Bosch. A regra da categoria LMDh especifica caixa de câmbio, bateria e unidade motor-gerador (MGU) como padrão.
RM