A Bentley também aproveita o Festival de Velocidade de Goodwood deste ano para apresentar uma série especial que revive um dos modelos mais importantes de sua história: o Speed Six, versão que venceu as edições de 1929 e 1930 da 24 Horas de Le Mans. Denominado Speed Six – Car Zero – o protótipo que está sendo apresentado agora passará por um completo programa de desenvolvimento e testes em pista, antes de ser colocado em produção programada de doze unidades — todas já vendidas, segundo a Bentley.
Esta não é o primeiro revival da marca inglesa. Em 2020, a fabricante inglesa acionou o Mulliner Classic, unidade responsável pela restauração de modelos da marca, para desenvolver o primeiro projeto da Série Continuation, combinando a mais recente tecnologia digital com as técnicas artesanais consagradas pelo tempo, para recriar o protótipo do Bentley Blower – Car Zero – baseado no carro fabricado há quase 90 anos, que também teve produção limitada a uma dúzia de exemplares novos.
Conforme destaca a Bentley, muito mais do que uma réplica, a versão Continuation é desenvolvida e construída com os mesmos desenhos e utilizando os mesmos processos de manufatura artesanal do modelo original que inspirou a série. Para isso, uma extensa pesquisa foi realizada procurando garantir que a recriação do Speed Six fosse correta e autêntica, com foco particular na especificação e configuração dos carros originais que participaram da 24 Horas de Le Mans de 1930.
No projeto de recriação foram usados tantos desenhos originais quanto possível, sendo que 80% deles foram encontrados na W.O. Bentley Memorial Foundation. Estes desenhos foram complementados por notas da equipe de mecânicos da época, que detalhavam as mudanças entre as corridas de 1929 e 1930, juntamente com dados retirados do Speed Six de 1930, o carro original que faz parte do acervo da Bentley Heritage Collection conhecido como Old Number 3.
Mais de 600 novas peças foram fabricadas para a recriação do motor de seis cilindros em linha de 6,5 litros. Nos testes em dinamômetros iniciais os primeiros motores desenvolveram 208 cv, 5 cv a mais do documentado nos motores originais ajustados para corrida em 1930. Além disso, muitos dos materiais autênticos usados na série Blower Continuation também foram aproveitados no Speed Six, particularmente elementos de acabamento semelhantes.
O protótipo Speed Six Car Zero foi construído nos últimos dez meses por uma equipe excepcionalmente qualificada de artesãos e especialistas da Mulliner. Os membros da equipe revisitaram os arquivos do National Motor Museum em Beaulieu, Hampshire, a fim de conferir os tons originais de cinco pinturas externas autênticas da Parsons. O Speed Six Car Zero tem acabamento em verde Parsons Napier, com interior em couro bege, como na versão original.
Tal como ocorreu com a série Blower Continuation, um dos principais impulsionadores deste programa repetido no Speed Six é a possibilidade de desenvolver e reter habilidades tradicionais na construção de carrocerias, aproveitando o talento de artesãos com décadas de experiência trabalhando ao lado da geração mais jovem para que este conhecimento seja transmitido. O carro acabado é uma obra de arte, tendo sido inteiramente construído e finalizado na oficina Mulliner na Fábrica de Sonho da Bentley em Crewe.
O programa de validação do Speed Six Car Zero será igual ao do Blower Car Zero e incluirá rodagem em ruas e estradas e duas simulações de corrida. Além disso, nos próximos meses os clientes poderão discutir as especificações e os detalhes que desejam para seus carros em reuniões específicas para esse fim. A Bentley, entretanto, não informou o preço do carro. Os proprietários receberão um serviço de adaptação pessoal no segundo carro em desenvolvimento, conhecido como Speed Six Factory Works.
Com a construção do Car Zero concluída, o programa de teste de durabilidade será iniciado projetado para alcançar o equivalente a 35.000 quilômetros de rodagem, sendo 8.000 quilômetros em pista, para verificar a funcionalidade e a durabilidade nas condições mais desafiadoras. O primeiro carro do cliente começará a ser construído em outubro próximo e a série de 12 carros deve ser concluída até o final de 2025, sendo que cada unidade demora cerca de dez meses para ser fabricada.
RM