Morreu o criador da Callaway Cars
Reeves Callaway, fundador da Callaway Cars, faleceu semana passada aos 75 anos de idade, após ferimentos sofridos devido a uma queda na sua casa em Newport Beach. Callaway criou sua empresa na garagem da casa em que morava, em Old Lyme, Connecticut, em 1977, dedicando-se a desenvolver kits de turbocarregadores para modelos de série.
Seu primeiro projeto, um kit de turbocarregador para o BMW 320i da geração E21, chamou a atenção de outras empresas. O primeiro foi o importador da Alfa Romeo para o mercado americano, que encomendou a Callaway um kit biturbo para o motor de 2,5 litros para o modelo GTV6, em 1983, que aumentou a potência de 160 para 230 cv.
Depois foi a GM, para a qual Callaway desenvolveu um kit biturbo para o Chevrolet Corvette, que passou a ser oferecido nas concessionárias Chevrolet em 1987. Na época, um Corvette normal tinha 240 cv. Com o biturbo de Callaway a potência aumentou para 382 cv, o que fez dele um dos carros mais potentes na época.
Com isso, Callaway tornou-se sinônimo de Corvettes de alto desempenho. O mais famoso foi o Sledgehammer (marreta), modelo da geração C4 (foto)com carroceria aerodinâmica e o motor V-8 biturbo de 898 cv. O Sledgehammer atingiu no final da década de 1980 a velocidade de 407,8 km/h e ligou para sempre a Callaway ao Chevrolet Corvette.
Apesar de ter trabalhado para outras marcas, como a Aston Martin e a Land Rover, sua associação mais forte sempre foi com a Chevrolet e o Corvette. A Callaway também desenvolveu versões especiais do esportivo para competições, que correram em Le Mans em 1994 e 1995, terminando em 2º e 3º na categoria GT2.
Mais recente foi o projeto do Corvette GT3 desenvolvido para a geração C7 do modelo da Chevrolet. A Callaway também desenvolveu um projeto próprio: o Corvette AeroWagon, também da geração 7, com design de carroceria que transformou o cupê original em um radical shooting brake.
Ineos apresenta a picape Grenadier Quartermaster
Como havia prometido, a Ineos aproveitou o Festival de Velocidade de Goodwood, neste fim de semana, para apresentar aumenta a picape Grenadier Quartermaster. Este novo modelo da marca inglesa é a versão cabine dupla do suve Grenadier lançado ano passado.
O chassi em escada para o Quartermaster foi estendido em 305 mm em comparação com o suve original para ampliar a área de carga. O espaço tem 1.564 mm de comprimento e 1.619 mm de largura, o suficiente para acomodar um europalete padrão e ainda sobra espaço.
A carga útil é de 760 kg e a caçamba tem tampa com 1.280 mm de largura, que pode suportar até 225 kg. Pontos de amarração no interior com trilhos úteis para proteger cargas são opcionais. Há também uma fonte de alimentação de 400 W para equipamentos elétricos.
O Grenadier Quartermaster vem com a mesma motorização BMW de seis cilindros em linha 3-litros dos outros modelos da marca e que pode ser a gasolina, com potência de 282 cv, ou diesel de 246 cv. O câmbio é automático epicíclico ZF de 8 marchas.
O sistema 4×4 que incorpora reduzida e tem diferencial de central bloqueável, enquanto nos diferenciais dianteiro e traseiro o bloqueio é opcional. A picapw mantém as características off-road do Ineos Granadier com 265 mm de distância ao solo e profundidade de vau máxima de 800 mm.
O nível de acabamento é o mesmo do suve Grenadier, e os compradores podem escolher entre as versões Fieldmaster e Trailmaster com um amplo pacote de opções, permitindo elevado nível de personalização conforma as especificações individuais.
A aceleração de 0-100 km/h é de 8,8 segundos na versão a gasolina, enquanto com o motor diesel é um segundo mais lento. A velocidade máxima é de 158 km/h. O preço inicial no Reino Unido é de £ 66.215, cerca de 417 mil reais. A Ineos também mostrou em Goodwood o protótipo do Grenadier movido a hidrogênio.
BMW precisou a aumentar a produção do M3 Touring
Segundo o executivo-chefe da divisão M da BMW, Frank van Meel, a marca bávara precisou aumentar a capacidade de produção em suas instalações de Munique com a surpreendente procura pela camioneta M3 Touring desde seu lançamento no ano passado, conforme detalhou o site alemão Bimmer Today.
Mesmo com o aumento da produção, a carteira de pedidos continua grande e muitos clientes ainda estarão esperando a entrega desta versão especial, que é atualmente a camioneta mais rápida a dar uma volta no anel norte de Nürburgring. Pelo que parece, pelo menos na Europa, em especial a Alemanha, as camionetas ainda tem muitos admiradores.
RM