A Nichols Cars apresentou esta semana seu primeiro modelo, o N1A que é baseado no McLaren M1A, projetado em 1964, e que foi o primeiro carro de corrida desenvolvido pela empresa criada pelo piloto neozelandês Bruce McLaren para competir na série norte-americana Can-Am.
A nova empresa inglesa foi fundada pelo engenheiro de F-1 Steve Nichols, um dos pioneiros a trabalhar com plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) e também um dos projetistas do McLaren MP4/4, que dominou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1988, vencendo 15 dos 16 GPs da temporada — oito com Ayrton Sema e sete com Alain Prost.
Na releitura do McLaren M1A, Nichols manteve o visual curvilíneo, típico dos carros de corrida da década de 1960, mas utilizando tecnologia moderna na carroceria moldada em CFRP, com infusão de grafeno para aumentar a rigidez e manter o peso bem baixo.
Com a estrutura do chassi que mistura CFRP com alumínio, o N1A pesa apenas 900 kg — mais leve do que um Mazda Miate. Isto, empurrado por um V-8 Chevrolet LS3 small-block 7-litros aspirado de 650 cv, resultando numa excelente relação peso-potência de 1,38 kg por cv, ou 725 cv por tonelada.
O motor é preparado pela Langford Performance Engineering, empresa que já desenvolveu motores para as equipes Ligier e Tyrrell de Fórmula 1 no final dos anos 1980. O trabalho consistiu em adicionar camisas de cilindros de aço, pistões e bielas forjados, corpos de borboleta e lubrificação por cárter seco.
Este motor pode ser acoplado a um câmbio manual de seis marchas Dana Graziano, antiga Graziano Trasmissioni, que já forneceu câmbios para os modelos Lamborghini Aventador, McLaren 650S e Aston Martin Victor, mas também terá opção de caixa de câmbio automática de oito marchas.
Embora visualmente muito parecido com o modelo que serviu de inspiração, o Nichols N1A é ligeiramente mais largo e mais longo devido ao processo de desenvolvimento baseado nos testes aerodinâmicos em túnel de vento nas instalações de testes automobilísticos MIRA Ltd (Motor Industry Research Association antes) no Reino Unido.
Com suspensão independente por triângulos superpostos, nas quatro rodas calibrada de maneira a poder andar nas ruas, o superesportivo tem rodas com aro de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, nas quais são montados pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de perfil ultrabaixo. O comprador também poderá optar por direção assistida.
Nichols afirma que o interior é “intencionalmente minimalista”, com todos os controles principais usinados em alumínio. A posição de condução para cada carro, incluindo a colocação do banco e o posicionamento da pedaleira, será personalizada para cada cliente.
A Nichols Cars ainda não definiu o preço do N1A, mas a proposta da empresa é homologar o modelo para rodar normalmente em ruas e estradas. A produção inicial está prevista em 15 unidades, sendo que cada uma delas vai fazer alusão a uma vitória específica do McLaren MP4/4 em 1988.
Esta iniciativa é uma forma de Steve Nichols reforçar sua participação fundamental no projeto do carro que garantiu a Ayrton Senna o primeiro título mundial de F-1, já que existe uma pendenga dele com o engenheiro sul-africano Gordon Murray sobre a autoria do projeto do MP4/4.
Isto, inclusive, fez com que Nichols acompanhasse Alain Prost, quando ele se transferiu para a Ferrari, em 1990. Posteriormente, o engenheiro americano radicado na Inglaterra também trabalhou para as equipes de Fórmula 1 da Sauber, Jordan e Jaguar.
RM