Mercedes-AMG Classe C e Classe E novamente com V-8 em 2026
Conforme especulado pelo site da publicação americana Car and Driver, a Mercedes-AMG está voltando atrás e deve voltar a montar nas versões C63 (foto) e o E63, a partir de 2026, o motor V8 biturbo de 4 litros no trem de força híbrido para agradar os clientes da marca que, ao que parece, não gostaram das novas configurações de quatro e seis cilindros.
Ainda, conforme destaca C&D, a comunidade de aficionados da AMG não está achando graça na mudança do trem de força do AMG classe C 2024, que teve o motor V-8 da geração anterior substituído pelo quatro em linha de 2 litros, turbo, com configuração híbrida, enquanto o próximo E63, a ser lançado em breve, também híbrido, mas com motor seis em linha 3-litros.
Os críticos dizem que isso não será suficiente para enfrentar o BMW M3, que tem motor biturbo de seis cilindros em linha, e o futuro BMW M5, que terá configuração híbrida com V-8 biturbo. Além disso, os próximos Audi RS5 e RS7 também com trem de força híbrido, com motor V-6 com potência em torno dos 640 cv.
A solução seria voltar com o motor V-8 M177, de 4 litros, para as classes C e E em 2026, conforme afirmaram fontes independentes, que também informaram que o V-8 está sendo atualizado para atender os padrões de emissões Euro-7, programado para entrar em vigor em 2025. Este motor é usado atualmente no AMG GT63 S E Performance de 831 cv e no AMG S63 de 791 cv, ambos com configuração híbrida.
De acordo com engenheiros da AMG envolvidos no projeto, tanto a classe C como a E precisam de pequenas alterações na carroceria para acomodar o motor biturbo, juntamente com o motor elétrico, a bateria PHEV e o equipamento auxiliar. Como as duas classes devem ter extensão do ciclo de produção além de 2028, as pujantes versões AMG podem permanecer em linha até meados da próxima década.
Aston Martin confirma eletrificação de toda sua linha com tecnologia PHEV da Mercedes
A Aston Martin vai desenvolver versões híbridas plu g-in para todos seus modelos a partir de 2024 usando tecnologia da Mercedes-Benz. O primeiro PHEV da marca de esportivos inglesa será o supercarro Valhalla, que foi apresentado em 2021 e terá as primeiras entregas programadas para o próximo ano. Na sequência será eletrificada toda linha de modelos composta, atualmente, pelo Vantage, DB12, DBS e suve DBX.
A notícia foi confirmada pelo presidente da empresa, Lawrence Stroll, ao divulgar a estratégia da marca a médio prazo: “Nossa meta de eletrificação começará com o Valhalla, e na sequência vamos expandir para toda nossa linha com a configuração PHEV, que será uma ponte no processo de passagem do formant ICE para BEV completo”. O executivo confirmou também que o trem de força será fornecido pela Mercedes.
O motor V-8 Mercedes usado no Vantage, DB12 e DBX já tem como base sistema híbrido no Mercedes-AMG GT 63 E-Performance e Mercedes-AMG S63 E-Performance, mas é bem provável que a Aston solicite ou desenvolva uma variação dessa configuração para seus próprios PHEVs. Nos modelos Mercedes-AMG, o V-8 biturbo de 4 litros, juntamente com motor elétrico localizado no eixo traseiro, tem potência combinada de 811 cv e torque acima de 138 m·kgf.
Lotus desenvolve “bike” para Jogos Olímpicos de 2024
A Lotus fez uma parceria com a Equipe de Ciclismo que vai representar a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris. A bicicleta especial da Hope-Lotus aproveita vários avanços na tecnologia de compósito em fibra de carbono desenvolvidos para os modelos Emira e Evija, além de também ganhos aerodinâmicos, que foram aprimorados no túnel de vento da fábrica de carros esporte inglesa, em Hethel.
RM