O evento de automóveis clássicos Monterey Car Week, em Carmel-by-the-Sea, Califórnia, programado para o fim de semana de 18 a 20 de agosto, vai ter como sempre o tradicional leilão: “The Quail Auction”, no qual não faltarão raridades que alimentam os sonhos dos autoentusiastas.
Um dos destaques é o Fórmula 1 Ferrari F2001b, chassi 215, com o qual Michael Schumacher venceu o Grande Prêmio da Austrália, corrida de abertura da temporada de 2002, além de conquistar a 150ª pole position da história da Ferrari na Fórmula 1 no GP seguinte, na Malásia.
O monoposto chegou a ser trazido para o GP do Brasil, terceira prova do campeonato, mas como o novo F2002 se mostrou confiável, o F2001b foi abandonado e passou a ser utilizado apenas em testes no desenvolvimento de componentes e pneus na pista de Fiorano, pelo piloto brasileiro Luciano Burti. Depois, foi vendido para um colecionador suíço.
Com motor V-10 de 3 litros de aspiração atmosférica, conforme o regulamento da época, o monoposto da Ferrari que vai a leilão tem potência estimada em 835 cv a 17.300 rpm e pesa apenas 600 kg e tem relação peso-potência de apenas 0,71 kg por cv. Especula-se que ele poderá alcançar lance de até 10 milhões de dólares no leilão.
Outro modelo de competição icônico que vai ser leiloado no evento da Califórnia é o Porsche 906 Carrera Six, carro esporte desenvolvido para as competições na categoria GT e que colocou a marca alemã em outro patamar no Campeonato Mundial de Provas de longa duração.
O modelo foi desenvolvido pelo então jovem engenheiro Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Porsche, quando ele se tornou chefe do departamento experimental da marca, em 1965, e focou em ações no desenvolvimento de carros de corrida, que culminaram no espetacular Porsche 917.
O 906 Carrera Six tinha o motor 2-litros de seis cilindros horizontais e opostos original do Porsche 911, e teve 50 unidades fabricadas em 1966 para ser homologado para participar da categoria GT, até 2.000 cm³ da FIA, e desenvolvia na primeira versão 210 cv.
O carro que vai a leilão foi entregue novo em março de 1966 para seu primeiro proprietário, o piloto japonês Shintaro Taki, que participou com destaque em diversas competições em campeonatos japoneses, vencendo a 1000 quilômetros de Suzuka em 1967 e 1969.
O 906 participou em competições no Oriente até 1974, quando foi adquirido pelo entusiasta japonês da marca Porsche, Takashi Yasunaga, que em 1992 enviou o carro para uma restauração completa na fábrica. O modelo está avaliado para o leilão em torno de 2,5 milhões de dólares.
Também será leiloado em Monterey um Lancia Delta HF Integrale Evoluzione Martini 6, 1992, com as cores da equipe Martini Lancia, um dos 310 exemplares desta versão comemorativa pela conquista do sexto campeonato mundial de rali consecutivo da marca entre os construtores.
O Lancia tem motor 2-litros de 4 cilindros, turbocarregado de 215 cv, câmbio de 5 marchas e tração integra, com diferencial central Torsen, configuração básica do modelo que dominou o Campeonato Mundial de Rali de 1987 a 1992. O valor estimado é de 150 mil dólares.
RM