A Mitsubishi está apresentando no Salão da Indonésia (10/8 a 20/8) seu novo suve compacto XForce. O modelo, que será fabricado pela Mitsubishi Motors Krama Yudha na Indonésia, será lançado inicialmente no mercado daquele país, mas na sequência em toda região da Asean (do inglês, Associação das Nações do Sudeste Asiático). Está prevista também a sua comercialização na América Latina, Oriente Médio e África.
O Mitsubishi XForce tem estrutura e mecânica diferenciada do ASX (Outlander Sport em alguns mercados) que também é um suve compacto sendo que sua nova geração foi lançada no mercado europeu no começo deste ano. Mas o ASX é baseado em modelos da Aliança Renault Nissan Mitsubishi como Renault Captur e Nissan Kicks, e sua produção é na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha.
O XForce baseia-se no XForce Concept apresentado no Salão do Vietnã no ano passado, e foi concebido a partir do minivan Xpander, que foi desenvolvido antes da entrada da Mitsubishi na Aliança, ocorrida em 2016. Porém, diferentemente do conceito, em que as maçanetas das portas e o conjunto óptico são convencionais, enquanto espelhos laterais substituem as câmeras apresentadas na versão conceitual. O XForce vem para concorrer com Honda HR-V, Hyundai Creta e Toyota Corolla Cross.
O motor é o 4-cilindros a gasolina 1,5-litro, duplo-comando com variador de fase na admissão e escapamento e de levantamento das 16 válvulas, de 105 cv a 6.000 rpm a ,e 14,4 m·kgf a 4.000 rpm. A taxa de compressão é 10:1 e a injeção de combustível é no duto. Tanque de combustível, 42 litros. O câmbio CVT tem marchas definidas que são trocadas automaticamente em sucessão; a tração é dianteira. Não há informação de consumo nem de desempemho.
Nas subidas, a força motriz é melhorada por reduções para permitir respostas potentes, mesmo quando o acelerador não é muito aberto, enquanto nas descidas reduções automáticas provêm freio-motor.
Mesmo a tração sendo dianteira, o XForce utiliza a tecnologia Mitsubishi de controle das quatro rodas para proporcionar a dirigibilidade de um suve. Quatro modos de condução — Normal, Terra, Lama e Molhado — permitem enfrentar uma variedade de condições de piso ao integrar o controle ativo de guinada que ajusta a força motriz na roda direita e esquerda, permitindo maior controle. Há controle de tração, agindo sobre a rotação do motor e ajustando a assistência elétrica da direção.
É a primeira vez que a Mitsubishi adota o modo Molhado, o que aumenta o controle e a estabilidade quando sob chuva, tornando mais difícil a perda de controle direcional mesmo com pista encharcada por chuvas torrenciais.
O XFotce tem 4.390 mm de comprimento, 1.810 mm de largura e 1.660 mm, de largura, com distância entre eixos de 2.650 mm, e pesa apenas 1.245 kg. As rodas de 18 polegadas são montadas com pneus 225/50R18. O XForce tem 222 mm de distância mínima do solo e ângulo de entrada de 21 graus, de saída, de 30,5 graus e transposição de rampa, 20.6 graus. O diâmetro mínimo de curva é 10,4 m é destacado pelo fabricante como um dos menores da sua classe, resultando em excelente manobrabilidade. A suspensão dianteira é independente McPherson e a traseira por eixo de torção; os freios são a disco nas quatro rodas.
O Xforce tem seis bolsas infláveis, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, notificação de que o carro da frente arrancou, alerta de ponto cego e alerta de tráfego transversal à retaguarda.
RM