Este modelo Ferrari 500 Mondial fabricado em 1954 foi vendido esta semana, em leilão no Montery Car Week, por nada menos do que US$ 1.875.000, ou cerca de 9,4 milhões de reais. O biposto de competição, neste deplorável estado, é parte de um lote de 20 modelos da coleção denominada “achados e perdidos”, da marca italiana, colocados à venda esta semana pela casa de leilões canadense RM Sotheby’s.
A história deste modelo, bem como de toda coleção, é no mínimo curiosa. Os 20 carros foram mantidos, nas últimas duas décadas, em um depósito em Indiana, do outro lado da rua do Indianapolis Motor Speedway, após o furacão Charley ter destruído o celeiro na Flórida no qual a coleção estava guardada desde 1990. Depois da mudança, os carros foram mantidos intactos e alguns, inclusive, com os danos que sofreram durante o furacão.
Já o modelo que ilustra a reportagem é um dos 13 exemplares originais, com carroceria spider fabricada pelo carrozziere Pinin Farina, que participou de competições defendendo a Scuderia Ferrari. Em 1958 ele foi vendido para um entusiasta nos Estados Unidos e continuou participando de competições com a substituição do motor origina, já cansado, por um V-8 americano, antes de sofrer um acidente e pegar fogo na década de 1960.
Os destroços do carro esporte foram preservados no estado por mais de meio século, à espera de restauração, até ser leiloado esta semana. Para recuperar a originalidade o arrematante, que não teve divulgada sua identidade, vai gastar alguns milhões de dólares a mais. Porém, com certeza aumentará seu patrimônio quando a restauração for finalizada, já que se trata de um dos raros modelos da marca de Maranello com motor de quatro cilindros em linha
O motor foi projetado por Aurelio Lampredi, (1917-1989) no início da década de 1950, e garantiu os dois primeiros títulos da Scuderia no então Campeonato Mundial de Pilotos (hoje Fórmula 1), mas que na ocasião (1952/53) foi disputado por monopostos de Fórmula 2. Por isso, Enzo Ferrari batizou o barchetta (barquinho em italiano) de Mondial. O número 500, como era costume de Ferrari, referia à cilindrada unitária do motor 2-litros de 162 cv. Lampredi assinou os motores V-12 Ferrari e o motor Fiat 1050 que estreou mundialmente no 147 fabricado em Betim, MG a partir de 1976.
De acordo com a pesquisa do especialista em marcas Marcel Massini, e confirmado por cópias de folhas de construção de fábrica, este modelo Ferrari foi produzido em março de 1954 e finalizado com pintura vermelho Corsa com interior de vinil bege. No mês seguinte, o carro foi vendido pela Ferrari para Franco Cornacchia, piloto e revendedor de carros esportivos de Milão.
Na documentação apresentada pela casa de leilões o chassi número 0406 MD é sequencialmente o segundo Mondial fabricado, documentado com cópias das folhas de construção da fábrica e fichas de homologação da CSAI – Comissão Esportiva do Automóvel Clube da Itália. Mas há uma ressalva: o motor que acompanha o espólio é um quatro em linha de 3 litros, original do Ferrari Monza 750 fabricado na mesma época.
RM