O título pode parecer estranho, mas é desta forma que os construtores do Czinger 21C Blackbird definem o hiperesportivo que chamou a atenção no recente evento de carros clássicos Monterey Car Week. Pai e filho, Kevin e Lukas Czinger são dois empreendedores que estão investindo nos processos de design utilizando ferramentas de Inteligência Artificial, e também na manufatura aditiva, sistema de fabricar componentes em impressora 3D.
Com inspiração na aeronave de reconhecimento estratégico Lockheed SR-71 “Blackbird”, que foi utilizada pelos americanos durante o período da Guerra Fria com a União Soviética e alcançava velocidade de até Mach 3.2, o hiperesportivo é também uma espécie de vitrine para a tecnologia da Divergent 3D, empresa em que procuram desenvolver soluções para a produção prática de componentes em 3D para a indústria em geral.
O Czinger 21C Blackbird é a evolução do protótipo apresentado em 2021 pela Czinger Vehicles, com dois lugares, mas que se caracteriza pelos bancos em tandem (um atrás do outro) como em avião caça. O trem de força híbrido tem motor a combustão desenvolvido pela própria empresa. O V-8 com virabrequim plano, de 2,8 litros, biturbo, em conjunto com três motores elétricos, um em cada roda dianteira e um gerador/motor de partida acoplado ao trem de força, resulta em potência conjunta de 1.350 cv.
A caixa de câmbio sequencial de sete marchas, com embreagem multidisco em banho de óleo, assim como todo o sistema de transmissão, também foi projetada, desenvolvida e construída pela Czinger, com cada peça impressa em 3D, em tamanho e peso mínimo, mas calculado para suportar carga máxima. “Não foram utilizados sistemas CAD, o que economiza tempo, já que a ferramenta de IA executa centenas de milhares de simulações de adição e subtração de material referentes as exigências de carga”, detalhou Lukas Czinger ao site da revista americana Autoweek.
O hipercarro também tem propositalmente pintura preta em referência a aeronave americana que atormentou os comunistas na Guerra Fria, além de superfícies em compósito de fibra de carbono expostas. Já o escapamento personalizado teve como inspiração os pós-combustores dos jatos caça. A Czinger Vehicles informou que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos, 0 a 300 km/h em 15 segundos e de 0 a 400 km/h em 29 segundos. Mas a empresa ainda não divulgou o preço de seu inovador hipercarro, do qual apenas 80 unidades deverão ser construídas.
Os componentes normalmente mais pesados, como a coluna de direção, caixa de câmbio e outros, são cerca de 40% mais leves do que fundidos. Para imprimir em 3D estes componentes maiores, com peso baixo, Czinger diz que o tamanho da impressora é relativamente pequeno, já que no processo de produção utilizado por eles procuram unir muitas peças pequenas o que também garante mais precisão, apesar de ressaltar que esse processo de produção também tem alguns desafios.
Outro desafio para os Czinger é convencer os grandes fabricantes aderir à tecnologia e acreditar nela para produção em grande escala, já que por enquanto se limitam a utilizar a manufatura aditiva com moderação em pequenas peças moldadas em 3D. “Nossas duas empresas existem com propósitos definidos. O que a Czinger Vehicles realmente fez foi incubar essa nova tecnologia de ponta desenvolvida pela Divergent 3D e colocá-la em um veículo totalmente legalizado e homologado”, concluiu Czinger.
RM