Após confirmar no fim do ano passado o encerramento em definitivo da produção do sedã Passat na Europa, a Volkswagen está apresentando a nona geração desta linha, que é produzida há exatamente 50 anos e já teve mais de 30 milhões de unidades comercializadas.
A nova geração Passat (B9), entretanto, será produzida apenas na versão Variant (camioneta), que ainda tem um público consumidor fiel na Europa, compartilhada a com a checa Škoda Superb, inclusive será fabricada exclusivamente na República Checa.
Isto se deve porque, assim como o Superb, a nova camioneta da VW vai continuar sendo oferecida com uma variada gama de trens de força, oito no total, tanto somente a combustão, quanto híbridos leve e plug-in.
Serão oferecidos dois motores a gasolina 2-litros de quatro cilindros turbocarregados, de 201 cv e 261 cv, sempre com tração integral 4Motion de série. Também serão oferecidas três versões de motor Diesel, de quatro cilindros (2.0 TDI( de 120 cv e 148 cv, ambos de tração dianteira, enquanto a versão mais potente de 190 cv tem tração integral 4Motion apenas.
A versão híbrida leve eTSI tem motor 1,5-litro de 148 cv e sistema elétrico de 48 volts com gerenciamento de cilindro ativo aprimorado, o que juntamente com a regeneração resulta em menor consumo de combustível..
Com trem de força híbrido plug-in, recém-atualizado, serão duas opções de PHEV, com potência de 201 cv ou 268 cv, ambos com o motor 1,5-litro a gasolina de quatro cilindros turbocarregado de148 cv, acoplado a um motor elétrico alimentado por bateria de 19,7 kW·h.
Este pacote tem o mesmo tamanho físico do Passat eHybrid anterior, mas suas células são mais densas em energia possibilitando até 100 km em modo totalmente elétrico, afirma a VW, que também destaca que com as duas fontes de energia combinadas o alcance é superior a 990 quilômetros.
Nenhum Passat Variant terá oferta de câmbio manual, apenas automático 6-marchas de dupla embreagem para os modelos plug-in e de sete marchas, para as outras versões.
Comparando com a versão da geração anterior, o novo Passat Variant é 144 mm mais longo, medindo 4.917 mm de comprimento, enquanto a largura aumentou 20 mm para 1.852 mm, com a altura mantida em 1.506 mm. Mas o entre-eixos foi aumentado em 50 mm e agora é de 2,841 mm.
Com isso a silhueta ficou mais alongada dando a sensação da carroceria ter ficado mais baixa. A marca informa que conseguiu aumentar a eficiência aerodinâmica baixando o coeficiente de arrasto (Cx) para 0.25, versus 0,31 no modelo anterior.
A VW informa que aprimorou a Variant por meio de novos recursos, como os amortecedores adaptativos e aumento da atuação do gerenciamento dos modos de condução. A firma que o Passat está melhor de dirigir rápido e também oferece níveis premium de conforto. Com isso, a marca visa rivalizar com camionetas como a BMW Série 3 Touring e a Mercedes Classe C Estate.
Este aumento em espaço, tecnologia, eficiência e qualidade significa que o preço vai aumentar e deve começar em € 40.000 (R$ 213.000) quando chegar ao mercado europeu no começo do ano que vem.
RM