Ford apresentou atualização da linha F-150 no Salão de Detroit
A 14ª geração da Ford F-150 recebeu atualização na linha 2024, que foi apresentada na última terça-feira (12/9) por ocasião da abertura do Salão Detroit deste ano. Em termos de estilo poucos detalhes foram modificados como redesenho de saia e grade dianteiras, mas houve importante mudança funcional na tampa da caçamba, que agora abre de maneira horizontal e vertical.
Um detalhe que poucos notaram na apresentação da nova linha foi a estreia da nova versão do clássico emblema-logotipo oval azul fixado na grade das picapes em exposição, de aparência mais discreta com a troca das bordas cromadas por detalhes em branco, enquanto a borda oval interna foi suprimida permitindo ampliar a marca “Ford”. Mais diferenças só se tornam visíveis em uma segunda vista.
Em termos mecânicos a principal novidade foi a substituição do motor V-6 básico de 3,3 litros, aspirado, de 294 cv, pelo EcoBoost V-6 de 2,7 litros, biturbo, com potência de 330 cv e torque de 55,3 m·kgf. Há a opção do EcoBoost V-6 de 3,5 litros, biturbo, com potência de 400 cv e sua versão PowerBoost, trem de força híbrido leve com o mesmo motor V-6 de 3,5 litros, biturbo, mas de 436 cv e 78,8 m·kgf combinados.
Já a versão topo de linha Raptor, além da opção do trem de força híbrido V-6 de 3,5 litros, biturbo, mas denominado High Output e com potência de 456 cv e torque de 78,8 m·kgf, é a única que tem a opção do tradicional motor V-8, que pode ser o Coyote de 5 litros, aspirado, com potência de 405 cv e torque de 56,7 m·kgf ou o 5,2 -itros, com supercarregador deslocamento (blower) de 2,65 litros, e potência de 710 cv com torque de 88,5 m·kgf.
Jeep Gladiator ganha atualização na linha 2024
Outra novidade no “esvaziado” Salão de Detroit é a mudança cosmética na picape Jeep Gladiator modelo 2024, com novo desenho da grade agora com sete fendas, marca registrada da Jeep. Além de ser visualmente mais fino, o novo desenho ajuda a melhorar o arrefecimento do motor. O modelo também ganhou as versões de acabamento mais “requintadas” Mojave X e Rubicon X, que já são oferecidas no Jeep Wrangler, no qual a picape Gladiator é baseada, com aumento da distância entre eixos e a caçamba de carga.
Com a marca tirando de catálogo a opção do V-6 Diesel, a picape tem agora somente a oferta do V-6 a gasolina de 285 cv. Pelo menos por enquanto, já que fontes da Jeep informaram que o Gladiator também deve ser oferecido futuramente com o trem de força híbrido plug-in 4xe da marca. A picape da Jeep também vem com nova tela tátil de infotenimento de 12,3 polegadas, bolsas infláveis laterais de cortina lateral e bancos dianteiros com ajuste elétrico, outra novidade neste modelo.
O Gladiator também é oferecido com três pacotes opcionais da AEV – American Expedition Vehicles, empresa americana especializada em soluções off-road – que incluem suspensão elevada em 51 e 67 milímetros, pneus BFGoodrich All-Terrain T/A KO2 de 889 mm ou 940 mm de diâmetro, amortecedores Bilstein, para-choque dianteiro redesenhado, chapa de deslizamento dianteira e guincho Warn Zeon 10-S. Isso possibilita ângulo de entrada de 57º, um ângulo de transposição de rampa de 26º ângulo de saída de 34º, isto graças ao curto balanço traseiro.
MG Club do Brasil realiza o 110º Rally
Amanhã, sábado (16/9), um grupo especial de modelos clássicos participará do 110º Rally do MG Club do Brasil, prova dA quinta etapa do XIII Campeonato Brasileiro Baterias Cral de Rally de Regularidade Histórica da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).
Cerca de 40 automóveis estão inscritos, modelos fabricados de 1940 a 2010, de marcas como Alfa Romeo, BMW, Chevrolet, Ferrari, Ford, Jaguar, Porsche, MG e Mercedes-Benz, importados, além de modelos nacionais como Ford Galaxie, Chevrolet Opala e Caravan, Ford Escort, Puma, VW Voyage e Santana, e Willys Interlagos.
Também participarão outros modelos raros, que não se vê por aí a toda hora, como Willys Interlagos, Adamo e Lotus Seven, réplica recriada por um aficionado da marca inglesa. Mas, sem dúvida, o destaque na categoria antiguidade dessa edição será um MG TC 1946 (foto acima).
A prova terá 160 quilômetros, com vários trechos cronometrados, em estradas do interior do estado de São Paulo. Saindo da capital até Morungaba onde, na Stefano’s Fazenda, Restaurante Dona Marta, haverá almoço de confraternização e cerimônia de premiação dos vencedores.
Mais informações sobre o 110º Rally do MG Club do Brasil estão disponíveis no site do clube.
RM