No dia 11 último a VW do Brasil divulgou nota informando o retorno do suve compacto Tiguan ao mercado brasileiro, em versão Allspace de sete lugares, de nova geração (terceira) ainda este ano, mas não forneceu detalhes sobre o suve. Entretanto, dias depois (19), a matriz revelou como ela é.
A Volkswagen alemã destacou que o Tiguan é um dos modelos de maior sucesso mundial da marca atualmente, com mais 7,6 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento em 2007. No Brasil, começou importado da Alemanha em 2008 e depois do México, tendo sido vendidas mais de 60.000 unidades até hoje.
O design e a aerodinâmica foram aprimorados, como a dianteira redesenhada na saia inferior nova grade do radiador, além de novas aberturas nas extremidades para direcionar o ar. Faróis matriciais de LED ganharam desenho mais estreito e uma faixa horizontal, na seção superior, que funciona como luz de posição. Com a mudança, o coeficiente de arrasto (Cx) baixou significativamente de 0,33 para 0,28.
Nas laterais a silhueta teve pouca alteração em relação à geração anterior, a não ser pelos para-lamas de maior volume, enquanto na traseira a saia inferior também foi redesenhada seguindo o estilo da dianteira e agora esconde as saídas de escapamento, visíveis antes. As lanternas também foram redesenhadas e aplicada uma faixa horizontal de sinalização com LED.
O interior tem conceito e design novos. Os módulos incluem o que o fabricante define como novo Digital Cockpit, com instrumentos digitais com superfície antirreflexo e destaque para a tela do multimídia de 15 polegadas e com estrutura de menu e gráficos totalmente novos, além de novo projetor de dados no para-brisa e de novo interruptor rotativo multifuncional de modo de condução no console com mostrador OLED integrado.
Este novo comando controla também o volume do áudio ou também a intensidade e as cores da iluminação no interior da cabine. Além disso, inúmeras funções do veículo, como de infotenimento, podem ser feitas por comando de voz usando linguagem natural com novo assistente de voz
Os novos bancos contam com ajuste lombar pneumático de quatro estágios e função de massagem de pressão pneumática de 10 câmaras, próprios para rodar longas distâncias. Além disso, tem a função de programação para ativação automática do aquecimento ou refrigeração dos bancos conforme as temperaturas externas. A VW também destaca os elevados padrões de qualidade utilizado no revestimento da cabine.
Vários tipos de trem de força serão oferecidos no Tiguan. Somente a gasolina tem a opção do motor TSI de 1,5 litro turbocarregado de 130 e 150 cv, e o TSI de 2 litros de 204 e 265 cv. Além disso, tem a opção para o mercado europeu do motor TDI tturbodiesel, 2-litros, de 150 cv e 193 cv.
O Tiguan também tem a opção do trem de força híbrido leve, com o motor eTSI a gasolina de 1,5 litro/150 cv, e sistema elétrico de 48 volts com gerador-motor de partida, além do híbrido plugável e-Hybrid de 204 cv ou 272 cv, ambos com o citado motor 1,5-L, acoplado a motor elétrico e com alcance em modo totalmente elétrico de 100 quilômetros. Com o tanque de gasolina de 45 litros, o alcance total híbrido é de 990 quilômetros.
As versões híbridas têm bateria de 19,7 kW·h. Segundo o fabricante, as versões PHEV tem carregamento rápido tanto em corrente AC de 11 kW, como DC de 50 kW, em cerca de 25 minutos de 10 a 80% da carga. Todas as versões têm exclusivamente câmbio robotizado dupla-embreagem de seis marchas. A VW atualizou o controle de chassi adaptativo e, agora, também oferece como opcional esse controle com amortecedores de duas válvulas.
O novo modelo vem de série com a gestão de dinâmica veicular que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla o bloqueio eletrônico dos diferenciais e os componentes da dinâmica lateral dos amortecedores de duas válvulas, cujas cargas são alteradas seletivamente.
O novo Tiguan virá de série com sistemas de assistência e comodidade, como os assistentes de saída e conservação nn faixa, frenagem autônoma de emergência, câmera de visão traseira e de leitura de placas de velocidade.
Haverá também oferta de sistemas opcionais, como o assistente de estacionamento que possibilita estacionamento remoto para entrada e saída automática de vagas controlada pelo condutor externamente por meio de aplicativo no smartphone, como também o assistente para engatar e desengatar o reboque.
RM