O Salão de Frankfurt foi pródigo em novidades destacando a apresentação de modelos esportivos que fariam fama, como o Porsche 911 e Aston Martin DB5. Mas um charmoso esportivo conversível, com assinatura do designer italiano Giuseppe “Nuccio” Bertone e que também fez muito sucesso na exposição, não teria vida longa.
O NSU/Wankel Spider, além de linhas cativantes apesar de tamanho diminuto, apenas 3.580 mm de comprimento, trazia como novidade um novo tipo de motor a combustão que em vez de pistões tinha um rotor. Era o primeiro carro de série do mundo com o motor criado pelo engenheiro alemão Felix Wankel (13/8/1902–8/10/1988) e desenvolvido em conjunto com a fabricante de automóveis e motocicletas NSU Motorenwerke AG, de Neckarsulm, Alemanha.
O motor de rotor único KKM 502, com uma única vela de ignição e cilindrada de 996 cm³, com taxa de compressão de 8,6: 1, tinha potência de 50 cv a 5.500 rpm e torque de 8 m·kgf. a 3.500/min. Posteriormente a potência passou para 54 cv a 6.000 rpm. Pesando 700 kg, o conversível acelerava de 0 a 100 km/h em 15 segundos e a velocidade máxima era de 160 km/h. KKM é sigla em alemão de Kreiskolbenmotor, motor de rotação planetária. Motor e transeixo com câmbio de quatro marchas eram traseiros, visíveis no raio-x acima.
Apesar de cativar o público, o NSU/Wankel Spider não repetiu o mesmo sucesso comercialmente e apenas 2.375 unidades foram construídas de 1964 a 1967 e em 1969 a Volkswagen absorveu a NSU formando a Audi-NSU AG. Inicialmente, o preço elevado foi um dos motivos. Nos Estados Unidos ele custava US$ 2.979, quase o preço de um Corvette, mas o principal problema enfrentado pelo modelo pioneiro foi a durabilidade e confiabilidade do inovador motor.
Posteriormente foi constatado que as características dos materiais críticos aplicados pela NSU, para construir motores rotativos, foram inadequadas às tensões e atritos que os componentes precisavam suportar e, rapidamente, os carros com motor rotativo ganharam a reputação de pouco confiáveis exigindo manutenção frequente para substituir as pastilhas de vedação dos três vértices do rotor ou até mesmo o próprio rotor.
Hoje, entretanto, os modelos NSU com motor Wankel são clássicos apreciados, especialmente pela raridade. Eles contam a história de espírito inovador da marca NSU. Este legado de inovação, investigação e de desenvolvimento e progresso técnico é destacado na exposição: “Inovação. Audácia. Transformação. 150 Anos de NSU”, que está em curso no Audi Forum Neckarsulm e no Museu Alemão da Bicicleta NSU na mesma cidade e que ficará aberta ao público até 5 de maio de 2024.
RM