Em mais um evento comemorativo de seu 75º aniversário de fundação, a Porsche conseguiu reunir mais de 300 modelos na 7º Edição da Reunião de Carros de Corrida Clássicos da marca de Zuffenhausen, encontro que é organizado em intervalos de três a cinco anos nos Estados Unidos e que desde 2011 é realizado no circuito de Laguna Seca, na Califórnia
O evento anterior, em 2018, contou com mais de 80 mil visitantes e este ano, segundo os organizadores, quase 100 mil apreciadores da marca se deslocaram até o circuito em Monterey, no último fim de semana, para acompanhar as demonstrações de todo tipo de modelo de competição da Porsche, em seus 75 anos de sucesso nas pistas de corrida mundo afora.
Também foi organizada uma corrida de tratores Porsche, isso mesmo, que foram dirigidos por pilotos que já defenderam equipes da marca nas pistas como o brasileiro Felipe Nasr, o americano Patrick Long, o britânico Nick Tandy e o alemão Jörg Bergmeister, ex-piloto e atual embaixador Porsche, que tem uma longa ligação com a empresa já que seu falecido pai, Willi, era dono de uma oficina autorizada Porsche na qual Michael Schumacher foi aprendiz de mecânico na década de 1980.
Os tratores Porsche, que foram projetados sob supervisão do próprio Ferdinand Porsche, antes da Segunda Guerra, só entraram em produção após o conflito, mas não foram fabricados pela empresa. Isso porque, devido a uma resolução do governo da Alemanha, apenas as empresas que já fabricavam tratores antes e durante a guerra foram autorizadas. Por isso, a Porsche se viu forçada a licenciar seus projetos para o fabricante de tratores Allgaier.
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Em 1954, a gigante Mannesmann entrou no setor de tratores adquirindo a licença da Allgaier para criar a Porsche-Diesel Motorenbau, montada na antiga fábrica da Zeppelin, em Friedrichshafen-Manzell, onde foram fabricados mais de 125.000 tratores de 1956 a 1963, quando encerrou as atividades. Uma característica do sistema do trator Porsche (instalado em todos os modelos até o final da produção) é o acoplamento hidráulico do motor com a caixa de câmbio, que permite mudanças de suaves e sem embreagem, reduzindo o desgaste dos componentes da transmissão.
RM