Volkswagen contrata guru de software para a Cariad
Segundo o site elektrro-news.net, o executivo-chefe do Grupo VW, Oliver Blume, confirmou a contratação do americano Sanjay Lal, (foto) considerado um dos maiores especialistas em software para veículos e que vai assumir a área de projetos da Cariad, a empresa do grupo alemão que desenvolve programas de TI para todas as marcas do conglomerado.
Na que é atualmente a área mais problemática do grupo, Oliver Blume demitiu recentemente o conselho de administração da Cariad e nomeou Peter Bosch para assumir o comando da empresa. Este, imediatamente, foi buscar Sanjay Lal, que estava atuando como gerente da nova empresa americana Rivian Automotive Inc.
Lal também já trabalhou dois anos como diretor de engenharia na Tesla até meados de 2019, antes de ingressar no projeto Android Automotive do Google. O especialista em TI chefiará um centro de design na Cariad para lançar uma nova plataforma de software para os futuros modelos elétricos do grupo Volkswagen.
Os resultados serão primeiro aplicados em dois projetos de veículos para Audi e Volkswagen, mas depois formarão a base para dimensionar a arquitetura de software para todas as marcas do Grupo. Este é mais uma das medidas que Oliver Blume tem tomado para resolver problemas que estão comprometendo a competitividade da empresa no mercado de carros elétricos.
Porsche combate a especulação com leasing compulsório
Para evitar que especuladores se aproveitem da procura pela edição especial do Porsche 911 S/T, que terá 1963 unidades planejadas para produção em comemoração aos 60 anos de lançamento do modelo, a marca alemã decidiu limitar a propriedade do veículo pelos compradores nos Estados Unidos, por pelo menos um ano depois do carro ser entregue.
O sistema consistirá em espécie de leasing compulsório, o que significa que os clientes americanos do 911 S/T irão alugar os carros da Porsche pelo período de um ano, quando a propriedade do veículo será oficialmente transferida para o respectivo comprador. A informação foi divulgada ao site The Drive por Frank Moser, vice-presidente das linhas Porsche 911 e 718.
“Queremos garantir que os carros estejam disponíveis para os verdadeiros entusiastas da marca e para serem dirigidos e desfrutados nos próximos anos”, disse Moser à imprensa. “Por esta razão, aqueles que receberem um 911 S/T nos Estados Unidos serão obrigados a aderir ao período de retenção mínimo acordado, fixado em um ano.”
Valmet vai montar Mercedes-AMG GT 4 portas
A finlandesa Valmet, tradicional fabricante de tratores, também atua como montadora de automóveis por meio de sua divisão Valmet Automotive, que há muitos anos é contratada por várias marcas europeias e montou veículos completos para Saab, Talbot, Porsche e Mercedes-Benz, com quem tem uma longa parceria e para a qual já montou 750 mil unidades.
A partir desta semana a Valmet passou a montar as variantes híbridas e de motor a combustão do Mercedes-AMG GT 4 portas, na sua fábrica de Uusikaupunki, Finlândia. A Mercedes terceirizou a produção porque não havia mais capacidade na fábrica de Sindelfingen, em Stuttgart, para processar os pedidos existentes do carro esporte de quatro portas.
Não foi divulgada nenhuma informação sobre quantas unidades do modelo serão montadas na Finlândia. A Valmet Automotive, que é contratada por grandes fabricantes de automóveis há muitos anos, no passado montou vários modelos Saab, o Opel Calibra, os Porsche Boxster e Cayman, e o Mercedes A-Class na sua linha de montagem em Uusikaupunki.
RM