Após o lançamento das atuais variantes do roadster SL (55 e 63) com motor V-8 biturbo de 4 litros, a Mercedes-AMG está lançando agora o SL 43, modelo de entrada desta linha de conversíveis da marca de esportivos. Este, entretanto, vem com motor a gasolina 2-litros de quatro cilindros turbo, mas que incorpora pela primeira vez num modelo de produção seriada turbocarregador com acionamento auxiliar elétrico.
O turbocarregador no motor do SL 43 é derivado do desenvolvimento da equipe Mercedes-AMG de Fórmula 1 e combina injeção direta de gasolina com a indução forçada contínua feito por um motor elétrico de cerca de 4 cm localizado entre a roda da turbina e a do compressor, controlado eletronicamente, que mantém a turbina em alta rotação antes que o fluxo de gases de escapamento de alta pressão e temperatura a acione de maneira convencional.
É uma solução que elimina por completo o atraso de resposta (turbo lag) ao acelerar por carregar o motor desde a marcha-lenta. Mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador ou freia, a tecnologia do turbocarregador com o auxiliar elétrico mantém constante a pressão de turbo carregamento. Assim, o motor responde espontaneamente ao comando do pedal do acelerador tornando a experiência de condução única e diferente da conhecida até então.
O motor elétrico do turbocarregador é alimentado pela bateria de 48 volts, do sistema híbrido leve do modelo, e pode girar a até 170.000 rpm, o que permite uma taxa de fluxo de admissão de ar no motor elevada. Tanto o turbocarregador quanto o motor elétrico e a eletrônica de comando estão ligados ao circuito de arrefecimento do motor a combustão para proporcionar sempre a temperatura ideal de funcionamento.
Esta combinação do motor M139 de quatro cilindros em linha e 2 litros, com a tecnologia inovadora de turbocarregamento produz potência de 381 cv a 6.750 rpm, e torque máximo de 48,9 m·kgf. entre 3.250 e 5.000 rpm. Dependendo da situação, o sistema também proporciona impulso adicional de 14 cv, durante um curto período de tempo, pelo gerador/motor de partida acionado por correia.
Esse sistema de segunda geração do trem de força híbrido leve, com sistema elétrico de 48 volts, além do aumento temporário de potência, permite funções como modo de roda-livre e recuperação de energia para máxima eficiência. Ao mesmo tempo, a tecnologia de 48 volts também aumenta o conforto, pois as transições entre as funções desliga/liga motor nas paradas e roda-livre são quase imperceptíveis.
O SL 43, como toda linha SL, tem tração traseira e agora também vem com o câmbio automático epicíclico de 9 marchas com embreagem multidisco em banho de óleo em vez de conversor de torque. O peso do conjunto é menor e por ter menos inércia otimiza a resposta do pedal do acelerador, especialmente durante arrancadas e trocas de marcha.
O software foi recalibrado para proporcionar tempos de mudança curtos, bem como reduções múltiplas e rápidas, se necessário. Além disso, a função de aceleração nos modos de condução Sport e Sport+ proporciona rocas de machas ainda mais rápidas. Há também controle de largada.
As rodas de série são de liga de alumínio de 19 polegadas. Mas é oferecida opcionalmente a mesma gama de rodas versões de oito cilindros de 20 ou 21 polegadas otimizadas quanto à aerodinâmica para reduzir a resistência do ar por gerarem baixa turbulência. As rodas de 20 polegadas têm anéis aerodinâmicos de plástico que evitam peso adicional.
O Mercedes-AMG SL 43 pode ter opcionalmente direção ativa do eixo traseiro. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras esterçam na direção oposta á das rodas dianteiras até 100 km/h, ou na mesma direção acima dr 100 km/h. A relação de direção das rodas dianteiras é mais baixa (mais direta), facilitando a condução no limite com menos esforço de direção.
A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 4,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 275 km/h. Pelo seu conceito inovador, o novo modelo roadster de 2+2 lugares, conforme divulga a Mercedes-AMG, destina-se preferencialmente compradores experientes, que apreciam a tecnologia que ele oferece, bem como o desempenho dinâmico.
RM