A casa de leilões canadense RM Sotheby’s está divulgando para o primeiro fim-de-semana de dezembro o leilão denominado: “The White Collection”, um sigiloso tesouro com 56 modelos Porsche, de diversas épocas, inclusive dois tratores. Mas o mais curioso é que a maioria dos esportivos foram pintados originalmente de branco (48 deles) e estão expostos em um luxuoso galpão também todo pintado em branco.
O leilão será realizado no mesmo local aonde os carros estão estacionados, perfeitamente espaçados, e que pode ser descrito como um “santuário” de modelos Porsche. Amplo e meticulosamente curado, com teto alto e piso reflexivo, o espaço que destaca a coleção em detalhes foi cuidadosamente elaborado para aumentar o fascínio dos carros, conforme descreveu seu proprietário, autoentusiasta que gosta da cor branca e prefere o anonimato,
A única informação sobre o local é que fica na cidade texana de Houston, mas a admissão ao leilão será restrita apenas a licitantes registrados na casa leiloeira e representantes da mídia especializada devidamente credenciados. Além dos 56 lotes relativos aos modelos, também estão sendo oferecidos mais de 450 lotes, com vários itens de memorabilia Porsche (foto abaixo) mantidas em perfeitas condições, conforme destaca a casa leiloeira.
Isso inclui itens como bicicletas da marca e miniaturas de modelos Porsche com motor elétrico, brinquedos, macacões de corrida, uma enciclopédia da Porsche, além de documentos de época e diversos livros, bem como malas desenvolvidas especialmente para os modelos da marca e até móveis com a assinatura Porsche Design. O que indica que o proprietário, ou é um fanático entusiasta da Porsche, ou um grande investidor!
O destaque do leilão é, sem dúvida, o hipercarro 918 Spyder, 2015, com pacote Weissach, de redução de peso, além de itens personalizados da Porsche Exclusive Manufaktur. Só estes opcionais custavam na época cerca de US$ 100.000. Com motor de 875 cv, tem acabamento no tom branco Grand Prix pintado sob encomenda, bem como estofamento requintado em azul Yachting. E, além disso, rodou apenas 19 quilômetros até agora.
Com base na avaliação este modelo deve ser arrematado por valor em torno de US$ 2,5 milhões e US$ 3 milhões. Mas outra raridade que também deve alcançar lance elevado é o 911 RSR Carrera 3.8, 1993, um dos dois únicos RSR na “versão Strassen”, de rua, que foram montados pela Porsche Motorsport em cor branco Grand Prix e com exclusivo revestimento de couro nos tons vermelho e branco. Está avaliado em US$ 2 milhões a US$ 2,5 milhões.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Para os que preferem modelos vintage tem dois Carrera RS 2.7, 1973, em oferta. Um deles é da variante leve (Lightweight), da qual foram fabricados 500 exemplares para homologação na classe GT FIA. Também pintado em branco e com gráficos e rodas vermelhas. O outro é na especificação Touring, com carroceria em branco, mas com gráficos e rodas azuis. Os dois estão avaliados entre US$ 900.000 a US$ 1,2 milhão.
Outros modelos dignos de nota: o 911 GT2, 1997, arrefecido a ar avaliado entre US$ 2 milhões e US$ 2,2 milhões, o 911 Turbo S X85 ‘Flat-Nose’, 1994, pouco rodado e avaliado entre US$ 1,5 milhão a US$ 2 milhões. Já para os fãs da marca mais modernos, que preferem motores com a arrefecimento líquido tem em oferta um 911 R branco com listras azuis exclusivas, um 991 GT2 RS com pacote Weissach e um 997 GT3 RS 3.8.
RM