A Ferrari revelou esta semana um novo modelo de sua série One-Off (único) denominado SP-8 e desenvolvido no programa de Projetos Especiais da marca pelo Ferrari Styling Center, comandado por Flavio Manzoni. Baseado no modelo de série F8 Spider, o exclusivo esportivo foi projetado de acordo com solicitação do cliente como um roadster (ou barchetta, como preferia Enzo Ferrari) autêntico, sem capota.
A denominação SP-8 é referência não só ao motor V-8 biturbo de 3,9 litros, mas também tem significado especial para o comprador do carro, um milionário chinês de Taiwan. Isto porque o número 8, para os chineses, tem uma conotação especial já que soa como a palavra em mandarim fã, a abreviação de f?cái,, que significa ficar rico, como também ter muita sorte e prosperidade.
Por questões técnicas a estrutura do modelo especial é baseada na do F8 Spider, mas o Ferrari SP-8 se diferencia no design da carroceria, a começar na seção dianteira, com o painel frontal pronunciado e bem mais largo fabricado a partir de um molde exclusivo, impresso em 3D, e no qual se destaca o defletor duplo mais elaborado. Faróis e lanternas de sinalização também são exclusivos, com as traseiras inspiradas nas do Ferrari Roma.
Na lateral se nota a maior inclinação do para-brisa para proteção do habitáculo e é o mesmo do Ferrari 296 GTB. Um mix de dois tons destaca como os volumes se fundem realçando o design da carroceria em compósito de fibra de carbono, que tem acabamento na dianteira em cor azul Arenito brilhante, enquanto na seção traseira o compósito tem acabamento com pintura cinza metálico fosco.
A característica mais exclusiva do Ferrari SP-8 é ser um roadster puro de dois lugares. A eliminação do teto permitiu aos designers remodelar radicalmente toda a seção traseira, que com a suave inclinação dá a sensação uma linha de cintura mais esticada. Esta solução exigiu refinar a aerodinâmica com simulações em programa de computador CFD, testes no túnel de vento e pista para garantir conforto acústico e sensação de vento.
Outro detalhe diferenciado, que também se destaca na lateral são as rodas com desenho exclusivo de cinco raios e que, conforme ressalta o departamento de estilo da Ferrari, representam uma versão modernizada dos protótipos clássicos da marca e principalmente inspiradas nas rodas de liga de alumínio do F40. As superdimensionadas pinças de freio, pintadas em amarelo, também ajudam a realçar o conjunto de rodas e pneus.
Internamente, no console central foram instalados os comandos do câmbio da F1, na linha de esportivos Ferrari desde o SF90 Stradale, o que significou utilizar o espaço da icônica grelha das marchas do passado nesta nova aplicação, já que as trocas das marchas manuais sequenciais são feitas pelas borboletas no volante. O revestimento interno é em Alcantara azul marinho, com detalhes em amarelo nas bordas dos bancos e encostos, como também no painel.
A Ferrari não forneceu especificações de desempenho para o SP-8, mas o V-8 central-traseiro de 3,9 litros biturbo, originalmente no F8 tem potência 720 cv e torque de 78,5 m·kgf. É a mesma configuração do Ferrari 488 Pista, com aceleração de 0 a 96 km/h em 3 segundos. Não se sabe, entretanto, se o comprador solicitou algum incremento na potência. Como é comum nos Projetos Especiais da Ferrari, o fabricante não divulgou muitos detalhes.
Também, como questão de sigilo, não foi informado quanto custou a construção da versão especial, mas com certeza deve ter sido bem mais alto do que os aproximadamente € 310.000 (R$ 1,650 milhão) do F8 Spider.
A Ferrari fez a apresentação oficial do SP-8 neste fim de semana, no circuito italiano de Mugello, por ocasião do evento Finali Mondiali Ferrari 2023. Posteriormente, o esportivo ficará exposto no Museu Ferrari em Maranello até março de 2024, já que devido ao inverno no hemisfério norte o proprietário não poderá desfrutar adequadamente de sua barchetta.
RM