Para comemorar os 25 anos de produção no país, a Renault do Brasil inaugurou o Memorial Renault, um espaço cuidadosamente preparado para receber visitantes, colaboradores e familiares. Localizado no coração do Complexo Industrial Ayrton Senna, a poucos metros do final da linha de montagem CVP (Curitiba Veículos de Passeio), o espaço conta com veículos emblemáticos, de grande valor histórico e contemporâneos, que contam a história da marca no país, além de conteúdos interativos disponíveis nas TVs e totens digitais.
“A Renault é uma marca calorosa, humana, inovadora e responsável, e o Memorial Renault simboliza nossos valores. Neste ano especial, é um verdadeiro presente aos nossos colaboradores e visitantes”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Começando por um ícone global, a réplica do Voiturette (centro da foto de abertura). Este modelo foi produzido em 1998 em comemoração aos 100 anos do primeiro veículo construído em 1898. O modelo foi o primeiro concebido e construído por Louis Renault, trazia como inovação o câmbio de três marchas, que permitia ao modelo superar vias íngremes, como a famosa Rue Le Pic, em Paris.
Na sequência, abrindo a história da marca no Brasil está um Gordini azul 1966, produzido pela Willys-Overland do Brasil, sob licença da Renault. O Memorial dá um salto no tempo ao chegar na primeira unidade do Mégane Scénic, minivan produzido no Brasil em 1998 que inovou ao inaugurar a categoria de monovolume no país.
Chegando aos dias atuais, o acervo guarda espaço para uma das primeiras unidades do Kwid, produzido em 2017 e que recebeu a assinatura da equipe responsável pelo seu desenvolvimento e produção em toda a carroceria. Todo o pioneirismo da Renault nos veículos elétricos está representado no espaço Renault E-Tech, que conta com o recém-lançado Megane E-Tech elétrico a bateria.
Para completar o espaço, na área do futuro, o Memorial exibe uma das primeiras unidades pré-série do Renault Kardian, novo suve da marca que terá sua primeira industrialização no Brasil.
“Este memorial não é apenas uma viagem ao passado, mas uma celebração do presente e uma visão do futuro. Nossa história é feita de pessoas e de paixão, destaca Vagner Mansan, diretor das fábricas de veículos da Renault do Brasil.
Participaram da cerimônia de inauguração a vice-presidente global de comunicação industrial Renault Group Fabienne Prat, o vice-presidente de Operações Renault Latam, Mendi Ammad, o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, o diretor das fábricas de veículos da Renault do Brasil Vagner Mansan e diversos colaboradores envolvidos na idealização e construção do Memorial Renault. O espaço está aberto inicialmente para colaboradores da Renault do Brasil e familiares, mas em breve haverá acesso público.
Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.
A Renault desenvolve, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
RM