Daihatsu apresentou modelo conceito do popular Copen
A Daihatsu revelou modelo conceitual de seu popular kei car Copen, no recente Salão da Mobilidade de Tóquio 2023. Denominado Vision Copen, o conceito não se enquadra na categoria de modelos kei, minicarros que a regulamentação japonesa limita o comprimento máximo a 3.400 mm e a largura, a 1.480 mm, além do motor ter cilindrada máxima de 660 cm³.
O Copen é modelo kei cult no Japão, como também na série de jogos Gran Turismo. Lançado em 2002, ele está na sua segunda geração e ainda faz muito sucesso no mercado japonês. Talvez estimulada por isso, a Daihatsu resolveu fazer uma versão maior e que define como um “conversível esportivo compacto”, que mantém o estilo do Copen, mas é 440 mm mais comprido e 220 mm mais largo, enquanto o motor é de 1,3 litro.
O conceito Vision Copen tem 3.835 mm de comprimento e 1.695 mm de largura. Outra diferença em relação ao Copen original é a tração traseira, enquanto no kei car a regulamentação exige que os modelos tenham apenas tração dianteira. Embora detalhes específicos de potência e desempenho não tenham sido divulgados pela Daihatsu, a marca informou que o motor foi desenvolvido para utilizar combustível sintético.
No estilo, o conceito pode ser definido como uma versão revisada e mais robusta da primeira geração do Copen desenvolvida há mais de 20 anos, com destaque para os faróis e lanternas traseiras circulares, além de compartilhar diversas semelhanças em detalhes da carroceria. As especulações são de que o novo Copen deverá competir com Mazda MX-5 no mercado global.
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Morgan divulga acordo com Pininfarina
A Morgan Motor Company, tradicional fabricante inglesa de automóveis que “parou no tempo” e produz apenas 850 carros por ano, todos montados manualmente, com o estilo das carrocerias típico do começo do século passado e tendo estrutura básica de madeira revestida por chapas de aço, anunciou acordo com o carrozziere italiano Pininfarina para o desenvolvimento conjunto de um novo projeto de automóvel.
O novo modelo terá produção exclusiva em série especial para comemorar o 115º aniversário da Morgan, em 2024. As duas empresas não divulgaram mais detalhes sobre as características técnicas do modelo, mas especulação no site da revista alemã Auto Motor und Sport diz que o novo Morgan poderá ter seu projeto desenvolvido tanto com a arquitetura tradicional da marca inglesa, como também ser elétrico.
Isto porque o controle acionário da Morgan é, desde 2019, do grupo italiano Investindustrial, que também tem participação na Rimac, fabricante croata de automóveis elétricos, que por sua vez fornece a estrutura mecânica do Pininfarina Battista, baseada no Rimac Nevera. Este envolvimento todo pode “gerar” um Morgan elétrico, mas que deve continuar a ser montado artesanalmente na centenária fábrica de Malvern Link.
Nissan cria conceito tributo ao Datsun Z Safari Rally
A Nissan desenvolveu para o Sema Show deste ano um modelo-conceito com base na atual sétima geração do Nissan Z fazendo um tributo ao Datsun 240Z, que venceu o Rali Safári da África Oriental em 1971. Na ocasião foi uma importante conquista para a fabricante japonesa, que utilizava a marca Datsun nos seus modelos vendidos fora do Japão.
O Safari Rally Z Tribute é definido como um modelo esportivo que pode proporcionar aventuras para além das pistas asfaltadas. O estilo do conceito procura reviver detalhes do Datsun 240Z, modelo que fez muito sucesso no mercado internacional durante a década de 1970, e que se destacou não só em competições de grã-turismo, mas também em ralis.
Com base na tendência de reforçar a estrutura do carro para enfrentar o terreno acidentado típico da competição épica, disputada na inóspita região de selvas e savanas, a equipe americana da Nissan baseada na Carolina do Sul modificou a suspensão do moderno Nissan Z, aprimorou o desempenho e ampliou o sistema de iluminação com faróis auxiliares
A suspensão personalizada KW Safari, com peças da suspensão fornecidas pela Nismo, divisão esportiva da marca, aumentaram a altura do cupê em cerca de 50 mm facilitando também a montagem das rodas protótipo Nismo Safari 7,5 x 17, combinadas com pneus Yokohama Geolandar M/T G003 especiais para terrenos acidentados.
Para proteger componentes do trem motriz e do chassi foi instalada placa protetora, que também protege a saia e o defletor dianteiros. A iluminação especial, que copia detalhes do 240Z tem faróis auxiliares de LED. No interior, além do arco de proteção para o caso de capotagem, os cintos de segurança são de quatro pontos e os bancos Recaro têm acabamento personalizado.
As melhorias adicionais no trem de força no Safari Rally Z Tribute incluem o motor VR30DDTT modificado pela americana AMS, de Chicago, com mais de 400 cv, combinado com sistema de escapamento Cat Back Nismo Track, capô em compósito de fibra de carbono, tanque de expansão de líquido de arrefecimento, trocador de calor e embreagem de disco duplo.
RM