Após confirmar o encerramento da produção do compacto Twingo, que estava na sua terceira geração e completando 30 anos no mercado, a Renault surpreende ao apresentar o Twingo Concept, um carro elétrico a bateria que deverá ser lançado até 2026, conforme afirmou o executivo-chefe do Grupo Renault, Luca De Meo, na última quarta-feira (15/11), no evento denominado Ampere Capital Markets Day direcionado aos acionistas do grupo.
De Meo confirmou o retorno do Twingo como um novo pequeno carro urbano elétrico, que deverá preço na versão básica inferior a 20.000 mil euros (cerca de 105 mil reais). “E vamos desenvolvê-lo em tempo recorde, apenas dois anos, desde o conceito até ao início da produção, com a mesma velocidade dos chineses. Isso significa que poderemos ter o novo Twingo em produção já no final de 2025 ou início de 2026”, afirmou De Meo.
Um dos motivos do otimismo do executivo pode estar no fato do novo modelo ser uma releitura atualizada da primeira geração do Twingo, que foi lançada em 1992 e fez muito sucesso no mercado global. O protótipo no estilo “retromod” apresentado por De Meo no evento da semana passada revela 95% de como será o carro de produção, conforme apurou o site da publicação francesa L’auto-journal.
Para a Renault, o design retrô do Twingo não é um delírio dos estilistas, mas uma alternativa para ganhar tempo na disputa por um mercado cada vez mais competitivo. Vale lembrar que Luca De Meo estava no comando da Fiat quando do renascimento do 500 (Cinquecento) em 2007. E ele acredita que o retro-design pode ser um caminho interessante na transição dos modelos a combustão para os elétricos.
O novo Twingo terá o arcabouço CMF-B/EV — rebatizado de “AmpR Small” — já utilizada no Clio e no Dacia Sandero, mas em uma variante ligeiramente mais leve. Assim como o R5 elétribo, o Twingo, também terá uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio), mais barata de produzir do que a de íons de lítio. Esta bateria é pequena e, portanto, este Twingo deve ter alcance reduzido. No entanto, a Renault informou consumo muito baixo,10 km/kW·h
A decisão desta escolha se deve não só a proposta do novo Twingo ser um modelo basicamente urbano, que não terá a necessidade de alcance longo, mas também devido ao custo das matérias-primas, incluindo os metais utilizados na fabricação da bateria, que continuam a aumentar. De uma média de US$ 100/kW·h no início de 2022, o custo de fabricação de uma bateria está agora perto de US$ 200/kW·h.
O desenvolvimento e produção do novo Twingo ficará a cargo da Ampere, a recém-lançada divisão da Aliança Renault/Nissan/Mitsubishi que será responsável pelos projetos dos futuros carros elétricos do Grupo, incluindo o do Renault 5 elétrico, com lançamento programado para o começo de 2024. A Ampere também está desenvolvendo a produção do novo Nissan Micra (baseado nesse Renault 5) e deverá produzir modelo semelhante para a Mitsubishi.
O desenho do Twingo Concept, informou a Renault coube à designer e artista contemporânea holandesa Sabine Marcelis.
RM