BMW vai oferecer opção de câmbio manual no Z4 M40i
A BMW surpreendeu ao anunciar, semana passada, que o esportivo Z4 M40i (foto) terá a opção de câmbio manual de 6 marchas na linha 2024. Atualmente, o roadster é oferecido apenas com o câmbio automático ZF 8HP51, de oito marchas. Conforme especulado pelo site da revista americana MotorTrend, o principal motivo desta decisão é a boa aceitação que está tendo no mercado a versão do Toyota GR Supra com caixa manual e que utiliza o mesmo motor de seis cilindros em linha do Z4.
Vale lembrar que a atual geração do esportivo da BMW, lançada em 2018, foi desenvolvida em parceria com a Toyota, com cada marca ficando livre para definir o desenho da carroceria e detalhes específicos de configuração, mas ambas respeitando o acordo de que a BMW Z4 não teria uma versão cupê, enquanto a Toyota não poderia lançar um Supra conversível. Ainda, segundo a publicação a opção pela caixa manual, no mercado americano vai aumentar em cerca de 3.500 dólares o preço do roadster da BMW.
Na reportagem, a MotorTrend também divulgou um levantamento sobre as vendas de carros com câmbio manual nos Estados Unidos, que quase dobraram passando de 0,9% dos carros novos, vendidos em 2021, para algo que deve ficar em 1,7% em 2023. Como as vendas no mercado americano devem fechar o ano em torno de 15 milhões de unidades, marca semelhante a alcançada em 2021, isso representa um aumento de 135 mil para 255 mil automóveis com câmbio manual.
Uma fatia modesta para aquele mercado, mas lá também quem prefere câmbio manual geralmente é o comprador de modelos esportivos ou com desempenho esportivo. E isso deve ter aguçado a BMW em oferecer a opção com câmbio manual, além de outros detalhes técnicos em relação ao roadster básico, para aumentar o prazer de dirigir. A marca também vai distinguir a versão manual com pintura da carroceria em duas ofertas exclusivas na cor verde.
Assim, além do diferencial M controlado eletronicamente de série no Z4 M40i, os amortecedores adaptativos foram recalibrados na versão manual para se adequarem à condução mais esportiva, da mesma forma que a barra antirrolagem dianteira mais forte reduziu a rolagem. As rodas e pneus do Z4 manual têm medidas escalonados, com aros de 19” na dianteira e 20”, na traseira, que também garante um visual mais esportivo ao ao roadster.
Chrysler 300C terá produção encerrada este ano
Segundo o site da revista americana Car and Driver, a Stellantis confirmou que a última unidade da edição especial do Chrysler 300C já saiu de linha, enquanto a versão normal do sedã americano terá a produção encerrada até o próximo dia 31 de dezembro. A série especial de 2.200 unidades (2.000 para o mercado dos Estados Unidos e 200 para o Canadá) foi montada na linha de produção de Brampton, Ontário.
A geração atual do 300C foi lançada em 2011 e recebeu uma atualização em 2015, com a adoção do câmbio automático de oito marchas, mas tinha somente a oferta de motor V-6 de 3,6 litros e 292 cv. Para marcar o fim da produção desta linha foi lançada a edição especial com o V-8 de 6,4 litros e 485 cv, que acelera o sedã de 0 a 96,5 km/h em apenas 4,4 segundos, conforme teste da Car and Driver.
MINI adaptado para a neve tem tração 4×4… com lagartas
As alterações climáticas têm provocado temores na população mundial. Mas mesmo com as constantes propagações sobre riscos de aquecimento global, os invernos especialmente no hemisfério norte têm sido cada vez mais rigorosos. Para se prevenir, alguns proprietários de carros têm usado de criatividade para enfrentar condição adversas ao rodar na neve.
Uma das mais surpreendentes foi divulgada no site da publicação francesa L’auto-journal, que destaca imagens de um MINI Cooper no qual o dono decidiu por uma solução surpreendente transformando o carro em 4×4 e substituindo as rodas por quatro lagartas, uma adaptação cara, mas que vai permitir ele se aventurar nas estradas do Alasca, onde mora.
RM