As primeiras imagens oficiais da nova geração do Volkswagen Transporter, linha 2024, foram divulgadas num vídeo no YouTube nesta segunda-feira (11 dez.) para despertar curiosidade. O modelo, que terá arcabouço totalmente novo, foi desenvolvido em parceria com a Ford e é basicamente semelhante ao novo Ford Transit Custom, lançado no ano passado. A produção dos dois modelos será exclusivamente na fábrica da Ford Otsan, na Turquia.
O Transporter representa dois terços das vendas de Veículos Comerciais da Volkswagen (VWCV) e o executivo-chefe da empresa, Carsten Intra, disse ao site da revista inglesa Autocar que “embora sejam semelhantes em desenho, o Transporter terá detalhes diferentes do modelo da Ford”. Intra informou também que internamente o modelo da Volkswagen será ainda mais diferente que o da Ford, mas não deu muitos detalhes.
Mas os dois modelos terão dimensões quase idênticas e altura inferior a 2.000 mm para facilitar a circulação na cidade. Espera-se que o da VW também tenha as mesmas dimensões no compartimento de carga, que é de 3.000 mm de comprimento e carga útil de 1.360 kg. Além das versões específicas para carga, o Transporter também terá a configuração Kombi com duas e três fileiras de bancos.
A Autocar detalha que o Transporter deverá ter a mesma oferta de trens motrizes do Transit: Diesel, híbrido plug-in a gasolina e elétricos a bateria, baseada nas declarações de Carsten Intra: “Temos clientes que já querem um veículo elétrico a bateria, mas outros ainda não podem pagar por um, porém também precisam circular nas cidades. Para eles teremos o híbrido. Agora poderemos oferecer estas duas opções.”
A gama de motores do novo Ford Transit, além de motores Diesel 2-litros de 108 cv e 148 cv, tem a versão híbrida plug-in a gasolina de 222 cv, compartilhada com o Ford Kuga, e bateria de 11,8 kW·h, enquanto a versão somente elétrica, com o motor no eixo traseiro, oferece duas opções de potência 134 cv ou 215 cv e alcance de 380 quilômetros. O Transporter com motor Diesel também terá opção de tração integral 4Motion.
Assista ao curto vídeo (50 segundos):
RM