O novo Fiat Topolino, o microcarro elétrico apresentado oficialmente em junho e que começa a ser entregue aos primeiros compradores agora em janeiro, reutiliza o apelido original do Fiat 500, modelo lançado em 1937, que por suas reduzidas dimensões e pelos faróis destacados nos para-lamas que lembram orelhas, foi apelidado na Itália de Topolino, diminutivo de rato (topo na língua de Dante) inspirado no ratinho Mickey, o simpático personagem criado por Walt Disney que estava se tornando popular mundialmente naquela época.
E, se o original Fiat 500 “Topolino” tinha o objetivo popularizar o acesso dos italianos ao automóvel, e conseguiu, o novo Topolino elétrico tem como alvo os jovens da denominada Geração Z, que nasceram neste século e, inclusive, por não ser classificado como um automóvel, mas sim como quadriciclo, a idade mínima para conduzi-lo varia de 14 a 16 anos na Europa. Assim, “ele tem como meta fazer com que os jovens se apaixonem por carros novamente”.
Este é o mote que a Stellantis destaca no material de divulgação do novo Topolino, que nada mais é do que a versão da Fiat para o Citroën Ami elétrico, lançado em 2020, em uma iniciativa ousada de um grande fabricante em entrar no mercado de microcarros e que na França é incentivado há várias décadas pela legislação de trânsito ao não exigir habilitação e por isso podem ser dirigidos nas vias públicas por adolescentes a partir dos 14 anos de idade.
A Fiat também ressalta sua missão de desenvolver a mobilidade viável nas cidades e, segundo o fabricante, também é uma preocupação atual do público jovem com relação ao meio ambiente, destacando que o Topolino é uma solução ideal nos deslocamentos urbanos de curto alcance, porque pode acessar a qualquer local devido às reduzidas dimensões e a motorização elétrica, outra “fixação” na Europa atualmente.
O Topolino, assim como o Ami, também será produzido na fábrica de Kentira, no Marrocos, tem arcabouço tipo skate, tração dianteira e motor síncrono de ímã permanente de 8,2 cv e 4,5 m·kgf alimentado por bateria de íons de lítio de 5,5 kW·h para um alcance de 75 quilômetros (ciclo WLTP). Integrada a um cabo de tomada Schuko, ela pode ser carregada em menos de quatro horas em fonte doméstica de 2,3 kW.
A carroceria moldada em plástico ABS — resina termoplástica derivada do petróleo — ganhou algumas diferenciações no estilo em relação ao Ami, como a forma dos faróis circulares semelhantes aos do atual Fiat Cinquecento, além de ter os painéis dianteiro e traseiro mais detalhados e com aplique ressaltado de para-choques falsos, que são cromados. Já a carroceria vem em cor única verde Vita (vida), que é aplicada durante a prensagem dos painéis.
As microproporções da carroceria são semelhantes as do Ami e do Opel Rocks Electric, com 2.535 mm de comprimento, 1.530 mm de altura e 1.400 mm de largura. Apesar das reduzidas dimensões a cabine proporciona razoável habitabilidade, com uma ampla área envidraçada, enquanto os dois bancos desalinhados entre o motorista e o passageiro permite colocar uma mala em reduzido espaço para bagagem de 63 litros.
O modelo de dois lugares, como era o Topolino original, será oferecido em duas versões: fechada com portas e a sem as portas e com teto de lona removível denominada Dolcevita que, inclusive, tem a opção de um prático sistema de chuveirinho para tirar o sal do corpo após uma ida à praia.
O peso em ordem de marcha varia de 487 kg a 562 kg, conforme a configuração da carroceria, e as rodas são de 14 polegadas. A aceleração de 0 a 45 km/h leva 10 segundos. Por sinal, a velocidade máxima é limitada em 45 km/h obedecendo à legislação para o veículo.
O preço do Fiat Topolino é de 9.890 euros (53.000 reais na conversão direita), mas cai para 7.544 euros (46.650 reais) devido ao subsidio de 2.436 euros. Assim, com entrada de 2.582 euros o cliente pode optar pelo sistema de arrendamento mercantil (leasing) pagando apenas 39 euros mensais. Este contrato tem duração de 48 meses, durante os quais estão incluídos 20 mil quilômetros livres. Além deste limite, o usuário deverá pagar mais 0,06 euro por quilômetro rodado, ou seja, .60 euros por cada 1.000 km adicionais.
As encomendas para o novo Topolino foram abertas em setembro, com um processo bastante atual de comércio eletrônico no qual apenas com alguns cliques no computador o comprador pode reservar o modelo desejado, escolher o tipo e duração do financiamento e pagar a entrada. Se quiser, ele pode retirar o carro em uma das concessionárias da marca ou recebê-lo em casa, com serviço de rastreamento desde o pedido até a entrega.
A Fiat informou que já recebeu 10 mil pedidos de compra do Topolino desde que abriu as encomendas, que são para comercialização somente nos países da comunidade europeia.
RM