Porsche Macan terá vendas encerradas na União Europeia
Segundo nota divulgada pelo site da revista Autocar, a Porsche confirmou que a versão do Macan (foto), com motor a combustão, deixará de ser comercializada na União Europeia em abril de 2024, uma vez que não cumprirá as novas regras de segurança cibernética, que vão entrar em vigor em julho do próximo ano.
A informação enviada pela Porsche à Autocar detalha: “O Macan movido a combustão não estará disponível no mercado continental europeu a partir de abril do próximo ano. A principal razão para isto é o novo o Regulamento Geral de Segurança da União Europeia, para o qual o atual arcabouço do Macan não será convertido”.
O novo regulamento incluí um quadro especial separado e denominado Unece WP.29, que diz respeito à segurança cibernética e estipula que todos os carros novos vendidos na UE devem vir com certificado de segurança cibernética e equipados com componentes eletrônicos para proteção contra as invasões de hackers.
O fabricante do carro deve provar que o modelo está protegido contra 70 possibilidades de vulnerabilidade, incluindo ataques cibernéticos durante o desenvolvimento, produção e pós-produção. Os fabricantes poderão sofrer sanções como multas de até € 30.000 (mais de 160 mil reais), por veículo, se não cumprirem as exigências do regulamento.
Por isso, os modelos que não cumprirem os novos requisitos deixarão de ser registrado na UE após 1 de julho de 2024. “Como resultado, a Porsche vai encerrar a venda do Macan com motor de combustão interna na UE com antecedência, garantindo assim que os veículos possam ser entregues aos clientes e registrados dentro do prazo limite”, destacou a Porsche.
Sobre o futuro do Macan em outros mercados, inclusive no Reino Unido, o porta-voz da Porsche disse: “Em regiões fora da UE, o Macan com motor de combustão interna vai permanecer disponível por mais tempo. Com previsão de que o modelo permaneça à venda no Reino Unido durante todo ano de 2024”.
O modelo a combustão será substituído pelo novo Macan elétrico, que está em fase final de desenvolvimento e já virá em conformidade com as novas regras. Porém, a produção do Macan para mercados fora da UE não será afetada, e o modelo a combustão está programado para ser produzido na fábrica da Porsche em Leipzig, Alemanha, até ao final de 2025.
O contra-ataque no Parlamento Europeu
Conforme informação no site da revista italiana Quattroruote, o deputado alemão Manfred Weber (foto(, presidente do Grupo de centro-direita PPE, maior e mais antigo no Parlamento Europeu, garantiu que vai revogar as normas referentes à proibição de veículos com motores a combustão, previstas para entrar em vigor até 2035, se o seu grupo garantir a maioria nas eleições para renovação do parlamento, programadas para junho do próximo ano.
Ainda, segundo a publicação, Weber afirmou que se baseia na Clausula de Revisão prevista para 2026 e que obriga a Comissão Europeia a proceder uma análise revisional com base no desenvolvimento alcançado, e este vai ser o ponto a ser debatido. Para o deputado, esta revisão terá a finalidade de corrigir as decisões precipitadas, adotadas com apoio dos “vermelhos e verdes”, que ele considera danosas e desvantajosas para a União Europeia.
Fabricante de rodas BBS pode ser salva de falência
A tradicional fábrica alemã de rodas BBS pode ser salva da falência, segundo informou semana passada o site da revista Auto Motor und Sport. A BBS Automotive GmbH, com sede em Schiltach, na Floresta Negra, entrou em seu quarto processo de insolvência no fim de setembro, dois anos depois de ter sido incorporada pela KW Automotive.
No começo de dezembro foi aberto o processo de insolvência por endividamento excessivo, com Martin Mucha sendo nomeado pelo escritório de advogados Grub Brugger, de Schiltach, como administrador de insolvência e ele deu prazo para os credores apresentarem seus créditos por escrito até o próximo dia 31 de janeiro de 2024.
Mas a fábrica continua suas operações, mesmo após o pedido de insolvência. As razões para as dificuldades financeiras são, por um lado, o aumento acentuado dos custos da eletricidade, que estão colocando pressão sobre uma produção que necessita de utilização intensiva de energia, detalhou o administrador Martin Mucha.
Além disso, os aumentos de preços devido a inflação na Alemanha, provocaram uma redução no número de consumidores que pretendem comprar rodas de alta qualidade para carros de luxo. A empresa produz rodas de alumínio nas fábricas de Schiltach e Herbolzheim, com uma força de 270 trabalhadores e teve vendas no ano passado de 50 milhões de euros.
Após fazer uma análise geral e verificar as perspectivas potenciais da empresa, o administrador se mostrou otimista com as possibilidades de recuperação do negócio e informou, na semana passada, ter encontrado um comprador para a fábrica de rodas. Trata-se da IHS Management Services, grupo multinacional que mostrou firme interesse em assumir a BBS.
A empresa fundada em 1970 rapidamente ganhou prestigio fornecendo rodas para marcas e modelos de elevado desempenho. As letras “BBS” ??são as iniciais dos sobrenomes dos fundadores: Baumgartner e Brand, além da cidade de Schiltach. Em 2001 a empresa abriu sua segunda fábrica em Herbolzheim, mas entrou com pedido de falência em 2007, 2011 e 2020.