BMW confirma mais de 15 lançamentos no Brasil em 2024
A BMW do Brasil divulgou que programa fazer mais de 15 lançamentos no mercado brasileiro no próximo ano. Apesar de não ter antecipado todas as novidades, a marca adiantou que o primeiro deles será o novo BMW i5 (foto de abertura), versão totalmente elétrica da nova geração da Série 5.
O novo BMW i5 chegará ao Brasil já no primeiro trimestre, apenas seis meses depois do lançamento na Europa, que ocorreu em setembro. O novo BMW i5 será o sexto modelo totalmente elétrico no portfólio da BMW, juntando-se aos modelos de sucesso iX1, iX3, iX, i4 e i7.
Dessa forma, o BMW Group Brasil procura oferecer a gama mais completa e tecnológica de modelos totalmente elétricos no mercado brasileiro, reforçando o compromisso do grupo com o futuro elétrico, circular e digital, além de manter o mercado brasileiro atualizado com os lançamentos globais.
Após o novo BMW i5, será a vez do lançamento dos novos BMW X2 e de sua versão elétrica, o iX2, que começaram a ser produzidos recentemente na fábrica de Regensburg, Alemanha. Os outros modelos serão revelados ao longo do ano de 2024, com novidades em vários segmentos, diz a BMW brasileira.
Mercedes-AMG expande linha alto desempenho AMG
A Mercedes-Benz confirmou a chegada ao nosso mercado de seis novos modelos de gama de alto desempenho Mercedes-AMG programados para as próximas semanas. Com essas novidades, a marca passa a oferecer um dos maiores portfólios de versões superesportivas aqui no Brasil, com onze modelos da linha AMG, inclusive elétricos.
Os compactos A 45 S 4MATIC+ e o CLA 45 S 4MATIC+ têm motor a gasolina de 4 cilindros, 2-litros, turbocarregado, de 421 cv e 51 m·kgf, acoplado ao câmbio AMG robotizado dupla-embreagem em banho de óleo de 8 marchas e tração integral AMG Performance 4MATIC+ completamente variável, e contam com o modo “Drift”.
Já os suves AMG GLC 43 e AMG GLE 53 têm motorização híbrida leve, com o motor a gasolina de 4 cilindros, 2-litros com supercarregador elétrico de 421 cv, além da potência adicional de 14 cv, em situações específicas, fornecida pelo gerador/motor de partida acionado por correia.
O câmbio é o AMG robotizado dupla-embreagem de nove marchas com embreagem multidisco banhada em óleo r tração é integral permanente AMG Performance 4MATIC com distribuição de torque voltada para trás. O eixo traseiro direcional. A dinâmica de condução é complementada pela suspensão com amortecedores de carga adaptativa.
Outra novidade é o AMG GLE 63 Coupé (foto acima), que também vem com motorização híbrida leve e motor V-8 biturbo de 4 litros de 612 cv e t86,7 m·kgf auxiliado por gerador/motor de partida integrado (montado entre o motor e o câmbio) com bateria de 48 V. O câmbio automático robotizado dupla-embreagem de 9 marchas utiliza software de gerenciamento aprimorado.
O modelo tem também tração integral totalmente variável e suspensão pneumática com amortecimento adaptativo e ajustável.
Depois do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ sedã, lançado no mercado brasileiro no ano passado, chega agora o primeiro suve 100% elétrico da marca, o AMG EQE 53 4MATIC+.
O conjunto motriz elétrico com um motor no eixo dianteiro e outro no traseiro, gera 626 cv e trabalha em conjunto com a tração integral totalmente variável 4MATIC+. A suspensão é pneumática com amortecimento adaptativo e controle de rolagem ativo.
Škoda apresenta a segunda geração do suve Kodiaq
Informação no site da revista Auto Motor und Sport detalha que a nova geração do suve Škoda Kodiaq, ano-modelo 2024, já pode ser encomendada na Alemanha. A publicação também destaca que o carro-chefe da tradicional marca tcheca é um dos importados de maior sucesso no mercado alemão.
A segunda geração do Kodiaq baseada no novo arcabouço modular MQB Evo do Grupo Volkswagen, do qual a Škoda é subsidiária desde 1991, é um pouco maior do que o da atual geração, que tem comprimento total de 4.700 mm.
Lançado em 2016, o Škoda Kodiaq é comercializado atualmente em cerca de 60 mercados e já vendeu mais de 840 mil unidades. O modelo, que também tem uma versão de sete lugares, além de versão híbrida poderá ser futuramente totalmente elétrico, segundo a publicação alemã.
RM