A tendência restomod (restauração com modificação) ganha novas propostas, algumas interessantes. Um exemplo disso é projeto desenvolvido pela empresa Theon Design, do Reino Unido, denominado GBR002 tendo como base o Porsche 911 da série 964, fabricada entre 1989 e 1993, conforme detalha o site da revista americana MotorTrend.
O projeto mantém o desenho original, bem como a mecânica, mas é aprimorado nos detalhes com ganho substancial de potência no motor boxer de aspiração atmosférica e arrefecido a ar o que, juntamente com a redução de peso utilizando painéis da carroceria moldados em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), proporciona excelente relação peso-potência.
A Theon Design foi fundada em 2016 pelo projetista Adam Hawley, que depois de trabalhar na Jaguar Land Rover, Lotus e BMW, se associou à especialista em marketing e desenvolvimento de negócios, Lucinda Argy, para criar projetos de restomod feitos artesanalmente e que exigem em média cerca de 6.000 horas de trabalho combinadas para a construção.
Conforme afirma Hawley, cada projeto é exclusivo e nunca haverá dois modelos idênticos O 911 que mostrado é um Carrera 2, série 964 e ano de fabricação 1992, que teve o processo de restauração iniciado com decapagem da pintura e reforço na estrutura original, enquanto os painéis externos, exceto as portas, foram substituídos por peças em CFRP.
Ainda, segundo o projetista, as portas de aço originais são mantidas para garantir maior proteção contra impactos laterais, mas os clientes também podem optar em manter toda a carroceria de aço. Neste caso, entretanto, o serviço fica mais caro porque demora 14 semanas para refazer os painéis à mão, contra apenas duas semanas para a versão com carroceria de plástico.
Já o motor boxer original, seis cilindros arrefecido a ar de 3,6 litros, teve a cilindrada aumentada para 4 litros. Naturalmente aspirado, ele tem potência de 406 cv a 7.200 rpm e torque de 45,1 m·kgf. a 5.800 rpm. Isto é apenas 6% menos de torque do que o motor dos 911 GT3 atuais, com o pico de potência ocorrendo 300 rpm abaixo.
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Mas, além disso, é a maneira como essa ampla faixa de torque, trabalhando em conjunto com o volante monomassa, de baixa inércia, atua diretamente no desempenho em acelerações e retomadas de velocidade. Um dos segredos é um novo sistema de ignição, além de corpos de borboleta de injeção independentes feitos sob medida pela empresa britânica Jenvey.
O câmbio é manual Hewland de seis marchas, com diferencial autobloquenate Torsen. As rodas de alumínio forjado Fiske de 17 polegadas, adotam o clássico design “moinho de vento” originais das Fuchs, muito populares nas décadas de 1960 e 1970, e são montadas com pneus Michelin Pilot Sport 225/45R17 na dianteira e 275/40R17, na traseira.
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Amortecedores adaptativos ajustáveis da empresa especializada holandesa TracTive Suspension permitem ao motorista selecionar manualmente cinco modos de amortecimento diferentes por meio de um botão rotativo no console central. Já o sistema de freio é modificado com especificação do 911 RS, das séries 964/993.
A direção eletroassistida auxilia na manobrabilidade, enquanto a dirigibilidade foi aprimorada com mais peso sobre o eixo dianteiro devido a montagem do sistema de ar-condicionado elétrico na extremidade dianteira.
Internamente, a cabine reestilizada tem bancos dianteiros Recaro CS e os traseiros são Theon touring. Revestidos em couro branco em mescla com tecido Alcantara e grafismo em xadrez com faixa verde que se repete no painel tradicional e nas portas. O volante da marca italiana Nardi e o console central redesenhado também são revestidos em couro.
Segundo o projetista o GBR002 pesa apenas 1.170 kg, sendo cerca de 200 kg mais leve que o 911 Carrera 2 da série 964 no qual se baseia, e 310 kg mais leve que o 911 GT3, da atual série 992, e também 293 kg mais leve que o 911 GT3 equipado com o Pacote Touring, que vem de fábrica com o câmbio manual de seis marchas.
Com seus 406 cv e apenas 1.170 kg de peso, o GBR002 restomod também tem melhor relação peso-potência do que qualquer uma das variantes atuais do 911 GT3, equipadas com o moderno motor boxer de seis cilindros e refrigeração líquida, com potência de 502 cv a 8.400 rpm.
Na avaliação da MotorTrend, a relação final do diferencial, assim como o limite inferior de rotação do motor, indicam ser improvável que o GBR002 alcance as marcas de aceleração do GT3 Touring Package, que vai de 0 a 96 km/h em 3,7 segundos, nem iguale a velocidade máxima de 320 km/h do modelo atual. Mas pode incomodar bastante em uma estrada sinuosa.
RM