A Bosch aproveita a feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) 2024, que está sendo realizada esta semana em Las Vegas, EUA, para divulgar as novas tecnologias que está desenvolvendo tendo como base o hidrogênio e, inclusive, expôs um motor H2 para veículos pesados. A previsão é que ele chegue ao mercado ainda este ano para uso em caminhões.
Em comunicado para a imprensa, a Bosch destaca o hidrogênio como uma chave importante para além da eletrificação. Neste contexto, ela tem investido extensivamente em tecnologias ao longo da cadeia de valor H2 há já algum tempo. A empresa considera que o hidrogênio terá desempenho fundamental nas necessidades energéticas globais.
O foco na pilha a combustível móvel, que recentemente foi colocada em produção em série na fábrica da Bosch em Stuttgart-Feuerbach, deverá se constituir em importante sistema de propulsão para veículos. O grupo, inclusive, informou que já está recebendo as primeiras encomendas de fabricantes de caminhões na Europa, EUA e China.
Mas a Bosch também informa que está trabalhando no desenvolvimento dos componentes para um motor de combustão interna que converte hidrogênio diretamente em energia. Este motor se destina especialmente a setores onde a eletrificação não é atualmente uma alternativa. Este é o caso, por exemplo, do transporte de mercadorias de longa distância. “Se entrarmos no segmento dos veículos pesados, não vamos poder fazer apenas com eletrificação. Vamos precisar de uma cadeia cinemática que garanta a mesma flexibilidade de um motor Diesel ou a gasolina”, detalhou Paul Thomas, presidente da Bosch Mobility Americas.
Segundo informa a Bosch, neste sentido o governo dos EUA está investindo nos chamados centros de hidrogênio desenvolvendo uma infraestrutura H2. “Os centros H2 serão importante alicerce para o aproveitamento do hidrogênio como combustível e a Bosch não só apoia a proposta, como também está envolvida”, afirmou Mike Mansuetti, diretor da Bosch na América do Norte. Ainda, segundo Mansuetti, o motor de combustão interna H2 está programado para chegar ao mercado este ano. A Bosch também aproveita a CES 2024 para apresentar seu sistema robótico de carregamento para veículos elétricos.
RM