O Toyota Mirai (foto), um dos dois únicos veículos com pilha a hidrogênio comercializado atualmente no mercado dos Estados Unidos (o outro é o Hyundai Nexo), foi atualizado na linha 2024 em alguns detalhes externos e equipado com sistemas de assistência ao motorista, conforme detalhou o site da revista Car and Driver.
O modelo, cujo nome significa futuro em japonês, foi apresentado no Salão de Los Angeles em novembro de 2014 r teve as vendas iniciadas mercado japonês ao preço de o equivalente a 57.400 dólares.
Externamente, a principal mudança é a adoção do novo emblema “Beyond Zero” (Além de Zero), utilizado pela primeira vez por ocasião do lançamento do novo Prius 2023. O logotipo circular azul, que agora será aplicado nos modelos Toyota híbridos e elétricos, no Mirai vem acompanhado da inscrição “FCEV” (Fuel Cell Eletric Vehicle) referente a definição veículo elétrico com pilha a combustível.
Mas a principal novidade na linha Mirai 2024 é a oferta do conjunto completo Toyota Safety Sense 3.0, que inclui recursos de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático e frenagem de emergência pré-colisão, com detecção de pedestres, para atender as exigências dos regulamentos de segurança americanos.
A mecânica do Mirai permanece inalterada, com a pilha a combustível a hidrogênio alimentando o motor elétrico com 185 cv, que aciona às rodas traseiras e proporciona aceleração 0-96,5 km/h em 9,1 segundos, enquanto o alcance com um tanque de hidrogênio é de 575 a 645 quilômetros, conforme a versão de acabamento. A principal vantagem da solução é o reabastecimento do gás em questão de poucos minutos.
Ainda, segundo a Car and Driver, o Mirai, que é vendido apenas no estado da Califórnia, teve em 2023 seu melhor ano no mercado americano, com vendas de 2.737 unidades, um volume considerado modesto, mas bem melhor do que seu concorrente Hyundai Nexo, que teve apenas 241 exemplares comercializados também à venda apenas na Califórnia.
A publicação também informa que, em breve, o Mirai terá como novo concorrente o Honda CR-V “FCEV”, que será construído no Performance Manufacturing Center em Ohio, onde anteriormente era fabricado o Acura NSX. A Honda detalhou que seu novo sistema de pilha a combustível é mais durável e custa dois terços do anterior Clarity Fuel Cell.
Além disso, com a recente confirmação do acordo de uma joint-venture da Honda com a General Motors para construir sistemas de pilhas a combustível em Michigan, novos concorrentes para o Mirai devem surgir no segmento, apesar da difusão da tecnologia e a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio ainda ser bem restrita.
Salon Rétromobile começa na quarta-feira
Na próxima quarta-feira (31/1) começa o Salon Rétromobile 2024, sua 48ª edição, que vai até o domingo (4/2) no parque de exposição da Porte de Versailles, em Paris. O evento, que é considerado o mais importante encontro mundial para autoentusiastas, além de mostrar alguns dos mais belos modelos de todas as épocas, também homenageia marcas e destaca datas importantes e personagens envolvidos com a história do automóvel.
Este ano, o tema principal da exposição será a comemoração do centenário da marca inglesa MG e junto com diversos modelos da história do popular esportivo também estará exposto o protótipo MG EX 181, que ilustra o cartaz da exposição deste ano e que em 1957, pilotado pelo americano Phil Hill, bateu o recorde mundial com a velocidade de 395 km/h e que superou a marca dois anos depois alcançando 410 km/h de máxima.
Outra marca homenageada será a Renault, que vai celebrar seus 125 anos de atividade no evento. Já a Volkswagen vai mostrar todas as oito gerações do best seller Golf, que completa este ano 50 anos em produção, enquanto a Porsche vai fazer uma exposição imersiva sobre a história do modelo turbo, que também completa 50 anos de produção. O piloto francês Sébastien Loeb, multicampeão de ralis, também será homenageado.
Bentley tem vendas menores em 2023, mas aumenta a exclusividade
Conforme relato do site da revista Autocar, as vendas da Bentley tiveram redução pela primeira vez desde 2020, mas aumentou o número de pedidos de modelos personalizados, o que significou em maior rentabilidade para a tradicional marca britânica de modelos de luxo.
Os pedidos especiais representaram mais da metade das vendas de 13.560 carros novos da Bentley no ano passado, queda de 10,6 % em relação a 2022, quando foram vendidas 15.174 unidades. Já os pedidos personalizados tiveram aumento de 43% em relação a 2022, para 7.500.
A marca classifica como modelos personalizados aqueles com qualquer pedido exclusivo para sua divisão Mulliner, como cores especiais na pintura, materiais diferenciados no acabamento, rodas de liga de alumínio e outros na sua grande oferta de configurações específicas.
RM