Ferrari maquete na escala 1:2 vendida por 660 mil euros
Em leilão realizado pela RM Sotheby’s na última quinta-feira (1/02), no Salão Rétromobile, em Paris, a maquete em escala 1:2 do modelo especial Ferrari FXX-K Evo (foto), utilizado pela fábrica italiana nos testes em túnel de vento, foi arrematada pela absurda quantia de 660 mil euros (cerca de 3,5 milhões de reais), conforme informou a própria casa de leilões.
Moldada em compósito de fibra de carbono, na cor preta, e apoiada sobre uma plataforma de madeira de 1.100 por 2.600 milímetros, a maquete com 50% do tamanho de um FXX-K Evo pode ficar exposta em uma sala ou pendurada na parede! – uma oportunidade única para os proprietários do modelo ou algum “entusiasta maluco”, como detalhou a leiloeira no catálogo.
Baseado no LaFerrari, o FXX-K, versão especifica para rodar em circuito fechado, foi lançado em 2015, mas em 2017 a Ferrari aprimorou o pacote aerodinâmico com a versão Evo desenvolvida com base na maquete agora leiloada, o que aumentou em 23% a carga vertical com o redesenho na dianteira, asa traseira maior e difusores na seção inferior da carroceria.
Com motor V-12 de 6,3 litros e 860 cv, em conjunto com motor elétrico de 190 cv, a potência combinada do FXX-K Evo é de 1.050 cv. Com o câmbio 7-marcha de dupla embreagem, ele acelera de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e a velocidade máxima supera os 350 km/h. O modelo FXX-K teve apenas 40 exemplares fabricados entre 2015 e 2017.
Red Bull RB17 deve ser lançado ainda este ano
Enquanto faz os últimos preparativos para apresentar no próximo dia 15 o RB20, monoposto de Fórmula 1 com o qual sua equipe vai defender o título no Campeonato Mundial de Construtores de Fórmula 1, a Red Bull também acelera o desenvolvimento do RB17, que pretende lançar comercialmente ainda este ano, conforme divulgou o site da revista Auto Motor und Sport.
Não há nenhum erro na informação. O Red Bull RB17 não será um monoposto de F-1, mas um hipercarro híbrido com motor a combustão V-10 e que com o motor elétrico deve superar os 1.100 cv. Apesar de não ser um modelo para a equipe de F-1 da marca de energéticos, é um também carro de corrida, exclusivo para uso em pista fechada.
A proposta foi iniciada pelo projetista Adrian Newey em 2021, quando teve uma “folga” nos trabalhos da equipe de Fórmula 1, o que só foi possível devido a pandemia da Covid-19. Na ocasião, como a FIA postergou a entrada em vigor do novo regulamento da F-1 para 2022, as equipes optaram em não fazer novos projetos apenas para a temporada-tampão de 2021.
Com isso, os monopostos que haviam corrido em 2020 foram apenas atualizados. No caso da Red Bull, como 70% dos componentes foram aproveitados do carro do ano anterior, denominado RB16, a equipe decidiu renomear seu F-1 para 2021 como RB16B, monoposto que proporcionou o primeiro título mundial para Max Verstappen naquele ano.
Assim, como não precisou fazer o projeto de um novo monoposto para a temporada de 2021, Newey teve tempo para se dedicar ao projeto de desenvolvimento do RB17, como ele nomeou o futuro hipercarro. E, ao iniciar o projeto de monoposto para a temporada de 2022, com o novo regulamento da Fórmula 1, ele denominou o modelo como RB18.
Apesar de pretender apresentar o hipercarro este ano, a Red Bull ainda não divulgou nenhum detalhe técnico mais especifico sobre o modelo e apenas colocou recentemente nas redes sociais uma imagem promocional. Vale lembrar que em 2016 Newey criou o hipercarro Valkyrie (foto abaixo) para a Aston Martin, encomendado à Red Bull Racing Advanced Technologies.
Conforme especulações, o RB 17 deverá ter projeto aerodinâmico ainda mais radical do que o do Aston Valkyrie, que finalmente foi lançado comercialmente no ano passado. O modelo da Red Bull também terá produção limitada com preço a partir de cinco milhões de libras (cerca de 31 milhões de reais), sem considerar os impostos.
Infelizmente ainda não há fotos do RB17, apenas a imagem de abertura.
Mahle desenvolve pistões especiais para Porsche 911 séries 964/993
A Mahle Motorsports está lançando um kit especial de pistões para os modelos Porsche 911 das gerações 964 e 993, as duas últimas com motor arrefecido a ar. Os pistões com desenho diferenciado aumentam a cilindrada de 3,6 para 3,9 litros nos motores com curso de 80,4 mm e comprimento de biela de 127 mm.
Forjados em liga 4032 e revestidos com Nikasil, os pistões têm o anel superior e o intermediário com espessura de 1,2 mm e o anel respador com 3 mm, além de furos de pino de pistão usinados em CNC. O desenho específico proporciona taxa de compressão de 11,4:1. O preço do kit, nos Estados Unidos, é 2.185 dólares (11 mil reais).
RM