As provas são bem mais curtas que as etapas do World Endurance Championship, (Campeonato Mundial de Resistência), mas o calendário de 24 provas da Fórmula 1 para 2024 será muito mais desgastante. A partir do fim de semana, no Bahrein (foto de abertura) até o segundo domingo de dezembro, a caravana do esporte mais tecnológico do mundo cruzará oceanos e continentes em uma frequência jamais vista. Temporada que inicia em clima de surpresas e certo tumulto, cortesia do anúncio precoce da transferência de Lewis Hamilton, da Mercedes para a Ferrari…em 2025, e pelo possível afastamento de Christian Horner do comando da Red Bull, cortesia de uma sindicância interna que analisa seu comportamento com uma funcionária.
Dentro da pista três questões são as mais comuns nas conversas do paddock. Max Verstappen seguirá tendo vida fácil? O bom resultado da Ferrari é um indicativo de que a Scuderia está iniciando mais um ciclo vitorioso? A Mercedes voltará a ser competitiva? As respostas começam a ter nitidez a partir de sexta-feira, quando os treinos oficiais iniciam às 8h30, hora de Brasília. Dos 10 pontos importantes dos regulamentos técnico e desportivo que foram alterados para esta temporada, a mudança mais sensível é o valor das multas que poderão ser aplicadas e que podem chegar a € 1 milhão (R$ 5,5 milhões).
A programação completa do fim de semana inclui a abertura das temporadas da F-2 – onde participam os brasileiros Gabriel Bortoleto e Enzo Fittipaldi – e F3.
As dez mudanças mais importantes
1) Recursos – O prazo máximo para equipe apelar sobre o resultado de uma corrida foi reduzido de 14 para quatro dias, com possível extensão para cinco dias.
2) Multas – O valor máximo de multas passou de € 250 mil para € 1 milhão
3) Sprint Race – O formato das corridas Sprint foi alterado. O grid de largada para a prova de 100 km disputada no sábado será definido na sexta-feira e a formação do grid do GP (domingo) será no sábado pela manhã. O Brasil é um dos seis países que terão esse evento extra.
4) Filmes promocionais – A partir deste ano as equipes podem completar duas sessões de 200 km para fins promocionais, o dobro do limite vigente até então.
5) Carros de testes – Os carros usados para testes com novos pilotos deverão ter sido usados em uma sessão de treinos ou em uma corrida de 2022. Isso evita que as equipes usem esses testes para desenvolver equipamentos para o carro desta temporada.
6) Investimentos – As equipes que ficaram nos quatro últimos lugares em 2023 (pela ordem Williams, Alpha Thauri/VcaRB, Sauber e Haas) receberam um acréscimo no total permitido para investir na sua infraestrutura. Esse valor passou de € 45 milhões para € 65 milhões em quatro anos consecutivos.
7) Halo reforçado – Após o espetacular acidente do chinês Zhou Guanyu, na largada do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, a FIA determinou que o arco de proteção em torno do piloto, o halo, tem que aguentar impactos ainda maiores. O limite vigente até então era equivalente a um ônibus cair sobre esse aparato de segurança.
8) Publicidade – Calotas sem anúncios: o regulamento previamente aprovado para este previa a utilização de anúncios nas calotas das rodas. Devido ao peso extra que isso acarretaria a FIA postergou essa norma, que poderá vir a ser adotada no futuro.
9) DRS – O uso da asa móvel (DRS em inglês), até então obrigatoriamente a partir da segunda volta da corrida ou uma relargada, passa a ser permitido apenas uma volta depois dessas circunstâncias.
10) Motores – A longa temporada de 2024 levou a FIA a aumentar de três para quatro unidades de motor de combustão interna (ICE) e dos geradores de energias térmica (MGU-H) e cinética (MGU-K). A norma é extensiva até a temporada de 2025.
Quem corre onde
1 – Max Verstappen (NL), Red Bull RB20-Honda RBPT H002
2 – Logan Sargeant (US), Williams FW46-Mercedes-AMG F1 M15
3 – Daniel Ricciardo (AU), Vcarb 01-Honda RBPT H002
4 – Lando Norris (GB), McLaren MCL38-Mercedes-AMG F1 M15
10 – Pierre Gasly (F), Alpine A524-Renault E-Tech RE24
11 – Sérgio Pérez (MX), Red Bull RB20-Honda RBPT H002
14 – Fernando Alonso (E), Aston Martin AMR 24-Mercedes-AMG F1 M15
16 – Charles Leclerc (MC), Ferrari SF24-Ferrari 066/12
18 – Lance Stroll (CA), Aston Martin AMR 24-Mercedes-AMG F1 M15
20 – Kevin Magnussen (DK), Haas VF-24-Ferrari 066/12
22 – Yuki Tsunoda (JP), Vcarb 01- Honda RBPT H002
23 – Alex Albon (TH), Williams FW46-Mercedes-AMG F1 M15
24 – Zhou Guanyu (CH), Sauber C44-Ferrari 066/12
27 – Nico Hulkenberg (D), Haas VF-24-Ferrari 066/12
31 – Esteban Ocon (F), Alpine A524-Renault E-Tech RE24
44 – Lewis Hamilton (GB), Mercedes, W18-Mercedes-AMG F1 M15
55 – Carlos Sainz Jr. (E), Ferrari SF24-Ferrari 066/12
63 – George Russell (GB), Mercedes, W18-Mercedes-AMG F1 M15
77 – Valtteri Bottas (SF), Sauber C44-Ferrari 066/12
81 – Oscar Piastri (AUS), McLaren MCL38- Mercedes-AMG F1 M15
Quem foi quem nos testes de pré-temporada
1) Carlos Sainz, Ferrari, 1’29”584
2) Charles Leclerc, Ferrari, 1’30”322
3) George Russell, Mercedes, 1’30”368
4) Zhou Guanyu, Sauber, 1’30’647
5) Sérgio Pérez, Red Bull, 1’30”679
6) Max Verstappen, Red Bull, 1’30”755
7) Yuki Tsunoda, Vcarb, 1’30”775
8) Alex Albon, Williams, 1’30”984
9) Oscar Piastri, McLaren, 1’31”030
10) Lewis Hamilton, Mercedes, 1’31”068
11) Fernando Alonso, Aston Martin, 1’31”159
12) Lando Norris, McLaren, 1’31”256
13) Daniel Ricciardo, Vcarb, 1’31”361
14) Nico Hülkenberg, Haas, 1’331”686
15) Lance Stroll, Aston Martin, 1’32”029
16) Esteban Ocon, Alpine, 1’32”061
17) Pierre Gasly, Alpine, 1’32”149
18) Valtteri Bottas, Sauber, 1’32”227
19) Logan Sargeant, Williams, 1’32”578
20) Kevin Magnussen, Haas, 1’33”053
Os horários do fim de semana (*)
29/2 – 08:30/09:30, Treino 1,
29/2 – 12:00/13:00, Treino 2
1/3 – 09:30/10:30, Treino 3
1/3 – 13:00/14:00, Prova de classificação
2/3 – 12:00 – Largada da corrida. Corrida em 57 voltas pelo circuito de 5.412 metros
(*) Hora de Brasília
O calendário mais extenso da história
1) 2/3, Manama (Bahrain)
2) 9/3, Jeddah (Arábia Saudita)
3) 24/3, Melbourne (Austrália)
4) 7/4, Suzuka (Japão)
5) 21/4, Xangai (China)
6) 5/5, Miami (Estados Unidos)
7) 19/5, Imola (Itália)
8) 26/5, Monte Carlo (Mônaco)
9) 9/6, Montreal (Canadá)
10) 23/6, Barcelona (Espanha)
11) 30/6, Spielberg (Áustria)
12) 7/7, Silverstone (Inglaterra)
13) 21/7, Hungaroring (Hungria)
14) 28/7, Spa-Francorchamps (Bélgica)
15) 25/8, Zandvoort (Países Baixos)
16) 1/9, Monza (Itália)
17) 15/9, Baku (Azerbaijão)
18) 22/9, Marina Bay (Singapura)
19) 20/10, Austin (Estados Unidos)
20) 27/10, Cidade do México (México)
21) 3/11, São Paulo (Brasil)22) 23/11, Las Vegas (Estados Unidos)
23) 1/12, Lusail (Catar)
24) 8/12, Yas Marina (Abu Dhabi)
WG
(Atualizada em 1/3/24 às 11h30: o nome correto do piloto de F-2 é Gabriel Bortoleto e as duas primeiras provas de F-1 foram antecipadas para sábado, 2 de março e 9 de março)
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