A Dodge apresentou esta semana a linha Charger 2025, a oitava geração de seu muscle car e a primeira com oferta de trem de força totalmente elétrico, mas também manteve no catálogo da nova linha a opção da versão com motor a combustão, apesar de não ser o potente V-8 Hemi, mas sim o novo Hurricane, de 6 cilindros em linha e 3-litros turbocarregado.
Isto confirma a decisão da Stellantis de continuar a oferecer ao mercado dos Estados Unidos novos modelos elétricos, mas mantendo a oferta de versões a gasolina. A nova linha terá a denominação Charger Daytona para as versões elétricas, que terão bateria de 400 V e potência de 462 cv na R/T, enquanto a Scat Pack entrega 598 cv.
Além disso, as duas versões já virão de fábrica com o sistema Direct Connection Stage Kit, que proporciona um aumento de potência por 15 segundos acionando o botão “PowerShot”. O Charger Daytona R/T virá com o Stage 1, que aumenta a potência em 40 cv. Já o Daytona Scat Pack terá o Stage 2 que eleva a potência em 80 cv, para 678 cv.
Com isso, a versão Scat Pack acelera de 0 a 96,5 km/h em 3,3 segundos e alcança os 402 metros em 11,5 segundos, o que a Dodge define como o “muscle car” mais potente e rápido do mercado americano. São marcas que podem ser consideradas bastante significativas para um cupê com mais de 2.700 kg devido ao peso da bateria.
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A opção por manter as características tradicionais de elevado desempenho da linha Charger afeta diretamente o alcance. Além disso, pneus com seção transversal 30 mm na dianteira e 325 mm na traseira não ajudam a reduzir a resistência ao rolamento. Assim, a versão Scat Pack deverá ter alcance de apenas 420 km com a bateria de 100,5 kWh. Já o R/T deve ter alcance de 510 km.
As duas versões podem atingir carregamento de 20% a 80% em cerca de 30 minutos utilizando um carregador rápido de 350 kW. Todas as versões da nova linha Charger terão tração integral. Os dois modelos Daytona serão oferecidos inicialmente somente com a carroceria cupê de duas portas e serão lançados comercialmente no mercado americano em julho deste ano.
Já os modelos com o motor a gasolina vão receber a denominação Sixpack e também terão duas opções de potência: a H.O. com 550 cv e a S.O. com 420 cv, mas só deverão ser lançadas no primeiro trimestre do ano que vem, assim como a configuração de carroceria sedã. Por isso, não foram dadas mais informações sobre desempenho das versões a combustão.
RM