Marcello Gandini, o brilhante e prolífico designer italiano conhecido por seu trabalho na criação de alguns dos mais exóticos automóveis, morreu nesta quarta-feira (13/03) aos 85 anos, na comuna italiana de Rivoli, região do Piemonte – província de Turim, conforme informou a agência de notícias estatal italiana RaiNews.
Gandini, juntamente com Giorgetto Giugiaro e Leonardo Fioravanti, foi representante da fase de ouro do design italiano. Os três criaram muitos dos mais belos e desejados automóveis construídos na segunda metade do século 20. Apenas o projeto do Lamborghini Miura, já coloca Gandini no patamar dos mais brilhantes e criativos projetistas de carros da história.
Mas ele fez muito mais e, apesar de ter seu nome ser muito vinculado à fábrica de Sant’Agata Bolognese, para a qual desenhou os modelos até a década de 1990 — dos revolucionários Miura e Countach até o Diablo — Gandini também fez o projeto de outros esportivos cativantes, como o Alfa Romeo Montreal e o Lancia Stratos, além do Fiat X1/9.
Além disso também projetou diversos modelos-conceito que influenciaram designers em todo mundo, como o Alfa Romeo Carabo (1968), Autobianchi Runabout (1969), Lancia Stratos HF Zero (1970), NSU Trapeze (1973), Lamborghini Bravo (1974), Alfa Romeo Navajo (1976), Volvo Tundra (1979) e o Nissan AP-X (1993).
Seu último conceito foi o Stola S86 Diamante, apresentado pela fábrica de carrocerias italiana Stola no Salão de Genebra de 2005 e que ele desenvolveu em apenas cinco semanas, dos desenhos até a construção do protótipo apresentado na exposição suíça, como uma demonstração do design italiano e da capacidade da Stola em construir o carro rapidamente.
Toda esta prolífica produção de esportivos de sonho acabou relegando a segundo plano o também brilhante trabalho realizado pelo designer italiano em modelos de produção em série na qual se destacam o projeto do original BMW 5, o Audi 50, o primeiro VW Polo, Autobiachi A112, Innocenti 90, Renault 5 Turbo, Fiat 132, Citroën BX e Maserati Quattroporte.
Em seu portfólio Gandini também tem o projeto da cabine do caminhão Renault Magnum, lançado em 1990 que se destacava pelo estilo arrojado e por ser a primeira cabine com o assoalho 100% plano. O caminhão foi fabricado até 2013. Marcello Gandini ainda estava atuante e atualmente era conselheiro do projeto do museu do automóvel de Doha, no Qatar.
RM