Fevereiro esquentou, literalmente, a onda de calor que tomou conta de vários estados do país parece ter afetado os consumidores, que foram às compras.
As vendas de leves avançaram 23% sobre mesmo fevereiro do ano passado e 30% no acumulado do bimestre. Não é pouco, mesmo com uma base baixa na comparação, estamos falando de patamar de quase 8 mil emplacamentos diários, no mês do carnaval. O gráfico abaixo nos mostra que um fevereiro assim tivemos apenas na pré-pandemia, 2019 e 2020. Outro sinal positivo que reforça a sensação de melhoras vem do financiamento de carros novos, que subiu 35%, na mesma base de comparação.
Como sempre, Márcio de Lima Leite foi contido em suas palavras. Essa sua cautela serve tanto para mercado caindo quanto subindo e já tinha comentado no mês anterior que ainda não há sinais suficientes que os façam rever a previsão para cima. Hoje aponta um crescimento de módicos 5% sobre 2023. Em sua apresentação mensal do último dia 7, Márcio também salientou leve melhora no quadro de exportações.
Nos comerciais leves o crescimento é ainda mais expressivo, mas isso também é fruto da chegada da Chevrolet Montana, que agregou boas vendas ao segmento. São +46% sobre fevereiro de ’23 e 36% no bimestre.
Verdade também que os números receberam uma forcinha das locadoras, estas avançaram a participação das vendas diretas de 35 para 41% nos automóveis, mas é fato que o varejo vem reagindo este ano, em mais setores.
Quando analisamos vendas diretas e varejo por marcas, nota-se que houve aumento similar em ambos modais (quadro abaixo).
A pressão dos fabricantes no governo, que o fez elevar as tarifas de importação sobre os modelos eletrificados já deu mostras das consequências, a esfriada não foi tão significativa por que ainda havia vários modelos embarcados na virada do ano e espera-se que a partir deste mês tenhamos um outro panorama, também para as duas marcas chinesas que estão se instalando aqui, BYD e GWM.
Ranking do mês e do bimestre
Fiat reina ainda distante das rivais, emplacou 34.326 modelos no mês, um crescimento de 30% e em linha com o mercado. VW veio ainda mais forte e avançou 47% (base baixa no ano passado), com 23.906 unidades, seguida da Chevrolet, com 16.535 e queda de 11% na mesma base de comparação. Depois vêm Toyota, 13.396 (+8%), Hyundai, 11.961 (+37%), Jeep, Nissan, Honda, BYD em 10º lugar novamente.
No bimestre os desempenhos das 10 primeiras foi similar, sem troca de ordem no ranking.
Nos automóveis o novo líder, VW Polo (foto de abertura) emplacou 8.063 unidades, Argo em 2º, 6.507, Mobi, 6.288, Kwid, 6.046, HB20, 5.287, Creta, Onix, Compass, T-Cross e Kicks fecham a lista dos dez primeiros do ranking e seis compactos e quatro suves.
Nos primeiros dois meses a ordem se altera coisa pouca, Polo líder, HB20 em 2º, com 12.765, Argo, Onix, Mobi.
Nos comerciais leves Strada reina solitariamente, 8.568 e mais que o dobro de vendas da 2ª colocada, a VW Saveiro, 4.127, Hilux em 3º, 3.436, Toro, Rampage encostando na 5ª colocação, 2.101, crê-se a vinda do modelo movido a diesel reforçará ainda mais a sua posição no segmento.
No bimestre a ordem muda muito pouco, com S10 caindo de 6º para 8º lugar.
Novos lançamentos agendados para o semestre, aguardem novidades aqui no AE.
Até mês que vem!
MAS