Nissan lança o Kicks 2025 no Salão de Nova York
A Nissan apresentou a nova geração do suve Kicks 2025, que vai lançar no Salão de Nova York, exposição com abertura programada para amanhã (27). Em sua segunda geração, o Kicks, lançado no mercado mundial em 2016, vem com nova estrutura e motor, além de ter agora a opção de tração integral.
Conforme destaca o fabricante, o novo Kicks é construído com arcabouço totalmente novo e ligeiramente maior, apesar da marca não ter fornecido detalhes específicos sobre as dimensões externas dele, mas somente sobre a distância do solo, que aumentou significativamente de 170 mm para 213,3 mm para poder enfrentar todo tipo de terreno.
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A Nissan destaca também que, apesar de manter as dimensões compactas, otimizou o espaço para passageiros e carga. Em comparação com a geração anterior do Kicks, o espaço para os ombros dianteiros aumentou em 43 milímetros, enquanto os passageiros do banco traseiro ganharam 23 mm adicionais de espaço para os joelhos e 38 mm para os ombros.
O novo motor de quatro cilindros, 2 litros, entrega 141 cv e 19,3 m·kgf, acoplado ao âmbio CVT Xtronic da marca. Outra novidade no Kicks 2025 é a opção da tração integral pela primeira vez, com o sistema Intelligent AWD que já é utilizado no suve maior da Nissan, o Rogue.
A marca destaca a busca por visual mais robusto, com o painel dianteiro ganhando desenho imponente e os para-lamas com dimensões ampliadas e linhas que definem uma seção inferior mais reta, em contraste com a seção superior curvilínea da carroceria. Outro detalhe, é o aplique embaixo dos painéis dianteiro, traseiro e laterais inspirado nas solas dos tênis esportivos.
Oferecido com três níveis de acabamento (S, SV e SR), as rodas também ganharam um novo e arrojado desrnho, mas com medidas de aro diferentes de acordo com o nível de acabamento. No S elas são de 16”, já o SV vem de fábrica com as de 17 “ e a versão SR, 19”. Outra novidade é a condução semiautônoma ProPilot Assist da Nissan, que será oferecido opcionalmente em determinados países.
Kia também vai lançar em Nova York o compacto K4
A sul-coreana Kia também vai aproveitar o Salão de Nova York para lançar o K4, o sucessor do sedã Forte ou Cerato, como é denominado em diversos mercados. O novo modelo segue a atual filosofia de design da marca, “A ‘Opostos Juntos’ une superfícies facetadas limpas e detalhes tecnológicos numa declaração ousada e coesa”, define Karim Habib, vice-presidente executivo e chefe da Kia Global Design.
Esta nova leitura no estilo apareceu pela primeira vez no minivan Carnival e no suve Sorento, recentemente lançados, e agora está sendo adotada em um modelo compacto. Na dianteira, o K4 tem os faróis em forma de T unindo a estreita grade com desenho retangular que culmina acima do arco da roda dianteira, em contraste com o capô que segue uma linha curva em direção a dianteira.
Na lateral um vinco distinto realça o desenho dos para-lamas dianteiro e traseiros, enquanto uma linha de teto inclinada, estilo fastback, termina abruptamente na coluna traseira triangular. No painel traseiro, as lanternas de sinalização em forma de L seguem o estilo vertical adotado no conjunto de iluminação dianteiro e estão conectadas ao longo do porta-malas, enquanto a tampa deste detalha um tênue defletor.
Internamente o K4 tem um design limpo com destaque para o grande mostrador que ocupa mais da metade do painel incorporando o conjunto de instrumentos e os de infotenimento. Abaixo dele, outra peça única e com acabamento cromado e desenho horizontal abriga as aberturas e controle do ar condicionado. Uma alavanca de câmbio tradicional aparece nas imagens divulgadas pela marca.
Mas a Kia não divulgou nenhuma informação técnica do modelo, que só deverão ser detalhadas amanhã. Especula-se que o motor poderá ser um quatro em linha de 2 litros r aspiração atmosférica, ou um quatro em linha turbo de 1,6 litro. Além disso, pode vir também uma versão híbrida para competir no mercado americano com os Corolla e Civic Hybrid. A versão elétrica EV4 também é especulada.
Seat vai continuar firme e forte, afirma executivo-chefe
Apesar das declarações de executivos do Grupo VW feitas no ano passado de que a marca Seat poderia deixar de produzir carros de passeio até 2030, o britânico Wayne Griffiths, atual executivo-chefe da fábrica espanhola, afirma agora que a marca “está com ótima saúde”, com uma nova linha de modelos definida para ser atualizada brevemente e que eles continuam a analisar opções para um futuro modelo elétrico no segmento básico.
Griffiths, escolhido pela Automotive News como o executivo Eurostar 2023 por seu trabalho no fortalecimento da marca Cupra, de modelos de elevado desempenho, negou que a marca Seat poderá ser eventualmente descartada. No recente encontro anual com a imprensa da marca, ele garantiu que a Seat ainda tem um papel fundamental a desempenhar. “Para nós, sempre esteve claro que a marca não irá desaparecer”, afirmou ao site da Autoweek.
Na ocasião, o executivo detalhou que a empresa vendeu cerca de 290 mil modelos Srst no ano passado, um aumento de 24% em termos anuais, e acrescentou: “A mensagem é clara: a marca Seat está com ótima saúde e continuará a desempenhar um papel fundamental no nosso crescimento lucrativo no futuro”, afirmou Griffiths. “Por que razão você deixaria uma marca que existe há 70 anos desaparecer?”
Griffiths também disse que o recente foco na marca-irmã Cupra foi necessário para melhorar as margens e a lucratividade da empresa, e que a capacidade de aumentar os volumes da Seat foi prejudicada nos últimos anos pela escassez de semicondutores. “É muito importante colocar a marca Seat de volta ao lugar que pertence. E isso implicará em novos investimentos na marca e em seus modelos”, disse ele ao site da Autoweek.
O executivo antecipou que o Seat Leon receberá um facelift ainda este ano, e que o suve Arona —o best-seller da marca — e o hatch Seat Ibiza terão nova geração que será lançada em 2025. Além disso, o Ateca também será “atualizado e terá sua vida útil estendida” no futuro. Griffiths deu a entender que os modelos atualizados receberão motores híbridos plug-in, com baixo consumo de combustível, baseados no arcabouço VW MQB.
RM