Os negócios não andam bem no segmento de veículos elétricos. Nesta semana noticiamos a queda nas vendas da Porsche, a GM adiou o lançamento do Buick, e o lucro da Tesla despencou 45% no segundo trimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme relatado pelo New York Times. Aliás, durante o primeiro trimestre a empresa já havia relatado uma queda de 55% no lucro. Junto com a publicação de seus resultados financeiros do segundo trimestre, a Tesla realizou no dia 23, último, uma teleconferência com investidores na qual o executivo-chefe Elon Musk falou sobre os investimentos futuros da empresa e os planos de revelar novos produtos, como o Robotaxi que, segundo ele, será adiado por alguns meses.
Nos últimos três meses a empresa vendeu 443.956 veículos, contra 466.140 comercializados durante o segundo trimestre do ano passado. Musk relatou durante a conferência que os concorrentes tornaram as coisas mais difíceis ao oferecer descontos substanciais em seus EVs. Apesar do declínio no lucro, a empresa continua a aumentar a produção do Cybertruck e do sedã Model 3 atualizado.
Musk não comentou muito sobre produtos futuros, mas disse que o Robotaxi e outros modelos que seriam revelados no início do mês que vem agora serão adiados até 10 de outubro. Segundo Musk, o revés é para “fazer algumas mudanças importantes que acho que vão melhorar o Robotaxi, a principal coisa que vamos mostrar”. Ele também relatou que as coisas estão no caminho certo para introduzir um “modelo mais acessível” no primeiro semestre do ano que vem. No entanto, não está claro exatamente a qual modelo ele está se referindo. Um relatório no início deste ano afirmou que a Tesla havia cancelado os planos para seu suve abaixo de US$ 30 mil, com recursos supostamente mudando para o autônomo Robotaxi.
O executivo-chefe disse que acredita que o maior diferenciador para a Tesla é o alcance. “Em relação à condução totalmente autônoma e Robotaxi, fizemos muito progresso com a FSD (sigla em inglês de capacidade plena de autocondução) no segundo trimestre e, com a versão 12.5 começando a ser lançada, achamos que os clientes verão muitas melhorias em como a condução totalmente autônoma funciona”, disse ele na chamada. Musk também acredita que o primeiro passeio sem supervisão pode acontecer até o final deste ano. Mas brincou que foi “excessivamente otimista no passado”. Então ele disse que o primeiro passeio sem supervisão da FSD será “com certeza no ano que vem”.
MF