A apresentação dos novos comerciais leves da Stellantis — a saber, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert — foi sucinta. Perfeito. A imagem dos veículos já fala por si, vans compactos, de baixa altura, com grande aproveitamento de espaço interno e arcabouço de carros de passeio, o que lhes confere dirigibilidade como tais. A breve apresentação dos veículos, então, focou nas novidades presentes nos três modelos, um de cada marca, nas pequenas diferenças entre as versões anteriores e nas vantagens econômicas que esse tipo de veículo de carga urbano proporciona para frotistas e pequenos comerciantes..
Um aspecto peculiar, no entanto, me chamou a atenção, logo no início das falas dos executivos que compunham o grupo Stellantis: o saudosismo. Cada um deles ressaltou a sua lembrança de como um van desse tipo marcou a sua história pessoal. Um deles lembrou o van do desenho animado do Scooby Doo, outro contou a sua experiência nos vans escolares coreanas dos anos ’90 e um terceiro até citou o VW Kombi — sem mencionar marca e modelo, logicamente. Saudosismo.
Na minha visão particular (evitando o clichê mais em moda ultimamente, o “eu, particularmente”), esse desabafo dos executivos caiu muito bem, já que sou movido a saudosismo. Fosse eu lá na frente, citaria meus primeiros anos no curso primário, anos 1960, indo para a escola em um reluzente utilitário Chevrolet 1954 com carroceria de madeira envernizada (hoje carinhosamente chamado de “woody”).
As boas virtudes dos vans mais urbanos que conhecemos, seja Citroën, Peugeot ou Fiat, seja de carga ou de passageiros, são conhecidas. Com altura externa de 1,98 metro, circulam com folga em todos os estacionamentos subterrâneos que respeitam a norma geral de 2,10 metros de altura mínima para garagens. E também não são muito longos, têm 5,309 metros de comprimento (menos que meu Chevrolet Impala). Ou seja, são muito ágeis e versáteis.
Fabricadas a já mui conhecida plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform), originalmente da PSA, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert têm dirigibilidade de carro de passeio, o que lhes confere muita agilidade em tarefas urbanas. Nas versões furgão (chamadas de Cargo), o volume de carga é de 6,1 m3 (capacidade de carga de 1.450 kg) e, nas versões para passageiros (chamadas de Multi, no caso do Fiat, e de Vitre, no caso do Peugeot e do Citroën), a capacidade de passageiros varia com a configuração: 7+1, 8+1 ou 10+1 — passageiros + motorista. No caso dos vans 7+1 e 8+1 (que podem ser conduzidos com a CNH categoria B), ainda sobra espaço para um porta-malas de 850 litros na traseira. Só a configuração 10+1 exige CNH categoria D.
Apesar de serem veículos de cunho comercial, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert podem muito bem ser considerados veículos de uso pessoal, para famílias grandes (em especial a versão de oito lugares, que pode ter acabamento de luxo), ou para quem tem algum hobby, como, por exemplo, os que envolvem motocicletas off-road.
O posto de condução é funcional e conta com quase todas as comodidades que conhecemos em carros de passeio, como volante com comandos de áudio e controlador de velocidade e painel de instrumentos digital configurável. Isso além da agilidade e facilidade de condução, com assistência elétrica de direção e sensores de estacionamento traseiros.
A lista de equipamentos ainda inclui controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas (incluindo a ré), sensores crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurna, faróis de neblina e bolsas infláveis para três ocupantes. Para controle de frotas, os vans das três marcas vêm com seus respectivos aplicativos de gestão e monitoramento, com alertas de localização e controle de quilometragem rodada e de velocidade.
O motor adotado nas três marcas é o 1,5 HDi turbodiesel (1.499 cm3) de quatro cilindros, dois comandos de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, com potência de 120 cv a 3.750 rpm e torque de 30,6 m·kgf a 1.750 rpm. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é dianteira.
As versões de carga (Cargo) têm preço de R$ 211.990 e as versões de passageiros (Multi/Vitre) custam R$ 217.990, nas cores branco, cinza e preto.
Agora só falta descobrir essas virtudes rodando uma semana com um furgão desses, assim que eles chegarem na frota de imprensa da Stellantis. Vou aproveitar para transportar algumas coisas de cá pra lá…
GM
(Atualizada em 24/8/24 às 18h05, correção da informação quanto à necessidade de CNH categoria D, exclusiva para a configuração 10+1).
FICHA TÉCNICA CITROËN JUMPY/ FIAT SCUDO/PEUGEOT EXPERT | |
MOTOR | |
Descrição | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, turbocarregadoR com interresfriador, injeção direta, diesel S-10 |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Potência máxima (cv / rpm) | 120 / 3.750 |
Torque máximo (m·kgf / rpm) | 30,6 / 1.750 |
Taxa de compressão (:1) | 16,4 |
Densidade de potência (cv/L) | 80 |
Densidade de torque (m·kgf/L) | 20,4 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Câmbio manual de seis marchas |
Tração | Dianteira |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, com braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor hidráulico e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhãp e cremalheira, eletroassistida |
FREIOS | |
Descrição | Hidráulico, servoassistido a vácuo por bomba dedicada, duplo-circuito dianteiro-traseiro |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 16 polegadas |
Pneus | 215/65 R16 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.762 |
Capacidade de carga | 1.450 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 69 |
Baú | 6.100 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.309 |
Largura sem/com espelhos | 2.010 / 2.204 |
Altura | 1.980 |
Distância entre eixos | 3.275 |
Baú | Comprimento 2.862, largura 1.636, altura 1.397 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 12,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 160 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Urbano (km/L) | 11,9 |
Rodoviário (km/L) | 11,9 |
Alcance (km) | 821 |