O Fiat Cronos Drive 1.0 manual é a versão de entrada do sedã compacto da marca italiana, derivado do hatch Argo. Com foco na economia de combustível e em um custo-benefício interessante, o Cronos Drive 1.0 busca atrair consumidores que desejam um sedã prático para o dia a dia, sem renunciar a um bom nível de conforto e tecnologia.
Dentro da série de reavaliações que estamos fazendo dos carros de entrada com valores mais acessíveis, o Cronos é anunciado no site da marca com preço a partir de R$ 94.990, e além da versão Drive há também as versões Drive 1,3 manual e automático além do topo de gama Precision 1,3 automático que é anunciado por R$ 113.990.
Design e acabamento
Visualmente, o Fiat Cronos mantém a identidade da Fiat, com linhas modernas e bem definidas. O design frontal é agressivo, com uma grade proeminente e faróis integrados ao desenho da grade que conferem ao veículo uma aparência robusta. As laterais possuem vincos marcantes que dão um ar de dinamismo ao sedã, enquanto a traseira é elevada, contribuindo para um aspecto mais imponente e um porta-malas espaçoso, com capacidade de 525 litros.
Internamente, o acabamento do Cronos Drive 1.0 é simples e busca a funcionalidade operacional. A escolha de materiais privilegia a durabilidade e a praticidade, com plásticos rígidos e estofamento em tecido. O quadro de instrumentos é de fácil leitura com computador de bordo ao centro, entre o conta-giros e o velocímetro. A ergonomia dos comandos é boa e uma central multimídia de 7 polegadas tem pareamento por fio com Android Auto e Apple CarPlay, oferecendo uma experiência conectada e intuitiva para o motorista.
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Motor e desempenho
O motor Firefly tricilindro de 999 cm³ tem cabeçote e bloco em alumínio, duas válvulas por cilindro e coletor de escape integrado ao cabeçote, e algumas modernidades para compensar a vibração natural de um motor de três cilindros. Os cilindros são deslocados em relação ao virabrequim e a polia e volante são desbalanceados para anular as vibrações. O comando de válvulas é acionado por corrente com variação de fase para admissão e escapamento conjuntamente.
Esse motor é conhecido pela sua eficiência, proporcionando um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. Entrega 71/75 cv a 6.000 rpm de potência máxima e torque máximo de 10/10,7 m·kgf a 3.250 rpm. O fabricante indica 15,3/14,4 segundos na aceleração de 0-100 km/h, e o consumo de combustível homologado junto ao Inmetro é de 14/9,9 km/l no ciclo urbano e 16,1/11,4 km/l, no rodoviário.
Durante a semana de uso do veículo obtive a média geral de 15,5 km/l, tendo o carro abastecido com gasolina e utilizando 50:50 na cidade e estrada. No trecho rodoviário de São Paulo a Campinas, a 120 km/h o resultado foi de 18,5 km/l.
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O câmbio manual de cinco marchas é bem escalonado, permitindo ao motorista explorar o máximo do motor 1,0 sem exigir muito esforço. No trânsito urbano, o Cronos se mostra ágil, com uma boa resposta em baixas rotações, o que facilita as manobras e a condução em áreas congestionadas. Na estrada, o desempenho é condizente com a proposta do veículo, mas o motor exige reduções de marcha em ultrapassagens ou subidas mais íngremes.
O gráfico “dente de serra” abaixo mostra escalonamento correto, com quedas de rotação cada vez menores à medida que as marchas sobem. Essas quedas são 1ª-2ª 3.695 rpm, 2ª-3ª 4.068 rpm, 3ª-4ª 4.400 rpm e 4ª-5ª 5.020 rpm. Note-se que mesmo na pior condição a rotação está acima da de torque máximo (3;250 rpm).
A velocidade em cada marcha, a 6.500 rpm, a rotação de corte, é 1ª 37 km/h, 2ª 64 km/h, 3ª 103 km/h, 4ª 152 km/h e à velocidade máxima (álcool) de 169 km/h o motor está a 5.600 rpm, portanto 400 rpm abaixo da rotação de potência máxima. A 120 km/h em 5ª a rotação é 3.970 rpm.
Fazendo uso da planilha para cálculo do Índice de Elasticidade publicada recentemente, o do motor Fireffy é 2,21 e pode ser considerado razoável.
A embreagem é leve no acionamento, e a condução pelo câmbio manual é agradável pois a alavanca de câmbio está bem-posicionada e os cursos de engate são bem dimensionados. Não há esforço desproporcional e a precisão de engate é elogiável. Mas a Fiat se apega à “tradição” de haver trava contra engate involuntário da ré na alavanca levantando o “pescoço” dela — dispensada no mesmo câmbio usado no Peugeot 208, já que existe trava para esse fim no seletor (interno) do câmbio.
Conforto e estabilidade
Em termos de conforto, o Cronos oferece uma suspensão bem calibrada para absorver as irregularidades do piso, garantindo uma rodagem suave mesmo em vias de péssima conservação. O conjunto básico McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira é o tradicional da arquitetura original do Argo. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados com batente hidráulico garantem bom nível de ruído de suspensão e a barra antirrolagem na dianteira garante inclinação mínima nas curvas.
O isolamento acústico é adequado, e as vibrações do motor de 3 cilindros estão bem amortecidas, não comprometendo o conforto geral. Os pneus 185/60 R15 têm nível adequado de aspereza e ruído de rodagem, com boa absorção de impactos.
Os bancos dianteiros oferecem bom suporte ao corpo, e mesmo em viagens mais longas não foi notado fadiga corporal, apesar do menor suporte na parte dianteira das coxas. A visibilidade 360 graus é facilitada pela ampla área envidraçada e no banco traseiro o espaço é limitado para as pernas, como já conhecemos de outros carros do segmento de compactos.
Conclusão
O Fiat Cronos Drive 1,0 manual é uma escolha racional para quem busca um sedã compacto, econômico e com um bom nível de equipamentos. Embora o desempenho seja modesto, ele cumpre bem a proposta de ser um veículo voltado para o uso diário, oferecendo conforto, segurança e tecnologia na medida certa. O porta-malas generoso é um dos principais atributos positivos que reforçam sua atratividade, especialmente para famílias ou motoristas que necessitam de espaço sem abrir mão da economia.
GB
(Correção na ficha técnica fita em 1/9/24 às 17h20, diâmetro dos cilindros é 70 mm e não 78 mm)
FICHA TÉCNICA DO FIAT CRONOS DRIVE 2025 | |
MOTOR | |
Designação | Firefly 1.0 |
Descrição | 3 cil. em linha, dianteiro, transversal, aspiração atmosférica, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, atuação indireta por alavancas-dedo com fulcro hidráulico, variador de fase, 2 válvulas por cilindro, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Taxa de compressão (:1) | 13,2 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 71 / 75 / 6.000 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 10 / 10,7 / 3.250 |
Rotação de corte (rpm) | 6.500 |
Gerenciamento do motor | Marelli |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico |
Câmbio | Transeixo manual, 5 marchas à frente mais ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,273; 2ª 2,429; 3ª 1,520; 4ª 1,029; 5ª 0,795; Ré 4.200 |
Relação do diferencial (:1) | 4.600 |
FREIOS | |
Operação | Hidráulico, servo-freio a vácuo, duplo circuito hidráulico em diagonal |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257 com pinça flutuante |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/203 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 6J x 15 |
Pneus | 185/60 R15 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.140 |
Carga útil | 400 |
Peso rebocável (sem freio) | 400 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.364 |
Largura (sem espelhos) | 1.726 |
Altura | 1.510 |
Distância entre eixos | 2.521 |
Bitola dianteira/traseira | 1.463 / 1.500 |
Distância mín. do solo (vazio) | 166 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 525 |
Tanque de combustível | 47 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 165 / 169 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 15,3 / 14,4 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 14 / 9,9 |
Estrada (km/l, G/A) | 16,1 / 11,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 30,2 |
Rotação em 5ª a 120 km/h (rpm) | 3.970 |
Rotação à veloc. máx. em 5ª (rpm) | 5.600 |
CONTEÚDO DO FIAT CRONOS DRIVE 2025 |
Acelerador controlado eletronicamente |
Ajuste de altura do volante de direção |
Ajuste interno mecânico dos retrovisores externos |
Alarme antifurto |
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada |
Ar-condicionado com filtro antipólen |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Bolsas infláveis para motorista e passageiro dianteiro |
Central Multimídia UCONNECT de 7″ tátil com Android Auto e Apple Ca Play, Bluetooth, entradas USB (2) e sistema de reconhecimento de voz; segunda porta USB |
Chave-canivete com Fiat Code e telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas |
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e pré-tensionador |
Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, alcance, velocidade média e tempo de percurso) |
Controle de estabilidade e tração |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Encosto de cabeça nos cinco lugares |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Iluminação no porta-luvas |
Iluminação no porta-malas |
LED Design nos faróis |
Luz de acompanhamento |
Luzes de leitura dianteira e traseira |
Luzes de rodagem diurna (DLR) |
Maçanetas externas e carcaças dos retrovisores na cor da carroceria |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Pré-disposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena) |
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável |
Regulagem de altura manual do facho dos faróis |
Repetidores de seta nos retrovisores |
Rodas de aço estampado 6J x 15 com calotas integrais + pneus “verdes” de baixa resistência à rolagem 185/60 R15 |
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico |
Seta com função três piscadas |
Sinalização de frenagem repentina |
Terceira luz de freio |
Tomada 12-V |
Travas elétricas (travamento automático a 20 km/h, indicador de portas mal fechadas luz interna com temporizador e tampa do combustível) |
Vidros elétrico um-toque (todos) |
Volante com comandos de rádio e telefone |