Os mais de 500 estudantes que competirão na Shell Eco-marathon Brasil 2024 chegaram na última terça-feira (27) ao Píer Mauá (no Rio de Janeiro, RJ), local onde o evento está sendo realizado. Ao longo do dia, eles fizeram credenciamento e puderam conhecer o espaço, onde participam até sexta (30) de um dos maiores desafios acadêmicos de eficiência energética do mundo.
Depois de receberem todas as orientações de segurança, as equipes visitaram os paddocks, fizeram o reconhecimento da pista de competição e já colocaram a mão na massa. A movimentação no paddock é intensa com os carros sendo montados para inspeção técnica, que já começou na terça-feira. Os carros são avaliados para que cumpram todos os pré-requisitos estabelecidos pelo time internacional de especialistas da Shell.
A equipe Milhagem UFMG BE é uma das veteranas do evento e vitoriosa. A equipe de Belo Horizonte é tricampeã na categoria elétrica e vem de um bicampeonato consecutivo. Eles estão com dois carros no evento: um protótipo e um conceito urbano.
As inspeções técnicas foram até ontem, quarta-feira, e a partir de hoje, os carros devem estar prontos para iniciar a competição, que premia o veículo que percorrer a maior distância com a menor quantidade de combustível. A Shell Eco-marathon é aberta ao público, gratuito e ocorre até amanhã (30/08), no Armazém 4, no Píer Mauá.
Sobre a Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem impulsionado o progresso fornecendo soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono.
Nesta 7ª edição brasileira, a competição possui três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e álcool), Bateria Elétrica e Hidrogênio. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia.
Neste ano, a 7ª edição da Shell Eco-marathon Brasil reuniu cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Na edição de 2023, as equipes Drop Team (categoria combustão interna), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim e a ARMAC Milhagem UFMG Elétrico (categoria bateria elétrica), da Universidade Federal de Minas Gerais, foram as grandes vencedoras da edição. Na categoria motor a combustão interna, a equipe gaúcha Drop Team conquistou o tricampeonato e atingiu o recorde com 716 km/L. Na bateria elétrica, a equipe ARMAC Milhagem UFMG BE também conquistou o tricampeonato, com a marca recorde de 367 km/kW·h.
MF