O mercado brasileiro de elétricos continua em expansão, com destaque para os veículos plug-in (carregamento da bateria por fonte de energia externa), que lideram as vendas do segmento há 12 meses seguidos. Em agosto, as vendas foram de 14.667 veículos eletrificados leves, o que representa um aumento de 57% em comparação com agosto de 2023 (9.351) e uma pequena queda de 4% sobre julho (15.312). No acumulado de janeiro a agosto de 2024, o mercado emplacou 109.283 eletrificados leves, com aumento de 123%, sobre o mesmo período de 2023 (49.052), segundo informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Infraestrutura
O crescimento das vendas tem aquecido toda a cadeia produtiva, principalmente a de infraestrutura de recarga. No Brasil, segundo dados da Tupi Mobilidade, já estão disponíveis 10.622 pontos de recarga públicos e semipúblicos até agosto. Desse total, 89% são do tipo AC (9.506), de carga lenta, e 11% do tipo DC (1.109), de carga rápida.
De 2012 até agosto de 2024, o Brasil já contabiliza 329.714 elétricos leves em circulação de todas as tecnologias (MHEV, BEV, HEV, HEV Flex e PHEV). Desses, pelo menos 181.477 são híbridos plug-in (PHEV).
A participação dos eletrificados sobre o total de veículos leves vendidos no mercado doméstico brasileiro em agosto (automóveis e comerciais leves) foi de 6,6%. Esse percentual manteve a média de market share dos elétricos, em torno de 7% ao longo ao ano.
Atenção: a ABVE chama o MHEV (mild hybirid electric vehicle) de micro-híbrido. No AE usamos semi-híbrido pelo fato de o alternador-gerador de 48 volts não agir sozinho, ou seja, não aciona as rodas, apenas ajuda o motor a combustão.
Interiorização
Os números de agosto indicam também que o mercado de elétricos segue avançando nas diferentes regiões do país e se dirigindo para as cidades do interior. Esses veículos, que antes eram vistos somente nas capitais, já são encontrados em outros municípios. Apesar de a liderança em vendas de eletrificados continuar no Sudeste (46%), houve uma retração de 3 pontos percentuais nessa região em relação a julho. Já o Nordeste cresceu 2 pontos (16%), enquanto as regiões Norte (4%) e Centro-Oeste (15%) aumentaram um ponto percentual cada uma.
Os 70 municípios que mais comercializaram eletrificados em agosto representaram 76% (11.125) das vendas totais (14.667), sendo 70% nas capitais (7.725) e 30% nas cidades do interior (3.400).
Confiança
“A eletrificação segue num ritmo forte em todo o Brasil e a interiorização da eletromobilidade continua avançando”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse crescimento constante mostra que o veículo elétrico ganha cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro”, acrescentou.
Além do aumento da infraestrutura de recarga, a maior oferta de modelos de eletrificados leves também contribui para a evolução do mercado. De janeiro a agosto de 2024, o mercado brasileiro de eletrificados disponibilizou 320 modelos de diferentes tecnologias (BEV, PHEV, HEV, HEV flex e MHEV), produzidos por 46 fabricantes, com destaque para BYD, GWM, Toyota e Volvo.
Os elétricos leves plug-in, com recarga externa (BEV+PHEV), contribuíram com 66% da oferta de modelos no período (211). Já os híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV), com 34% (109). O tipo preferencial de eletrificado escolhido pelo consumidor brasileiro são os suves, que detêm 61% do mercado, seguido pelos hatchback pequenos, com 28%.
Tecnologias
Há 12 meses, desde agosto de 2023, os veículos plug-in (BEV movidos 100% a bateria e PHEV híbridos) estão na liderança da participação de mercado dos veículos eletrificados, consolidando assim uma tendência que mudou esse mercado no Brasil. Em agosto de 2024, o mercado comercializou 5.115 BEV, ou 35% do total do segmento. Na comparação com julho, o crescimento foi de 8,8%. Em relação a agosto de 2023 (1.167), o aumento foi excelente: + 338%.
Já os PHEV (híbridos plug-in) fecharam o mês de agosto com 5.781 unidades vendidas e uma participação de 39% sobre as vendas totais. Em relação a julho (6.659), houve uma queda de 13%. Na comparação com agosto de 2023 (3.700), um aumento de 56%. Os HEV convencionais (elétricos híbridos não plug-in, a gasolina ou diesel) ficaram com 9% dos emplacamentos em agosto (1.323). Os HEV Flex, com 11% (1.604), e os micro híbridos MHEV, com 6% (844).
No acumulado de 2024 (janeiro a agosto), a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:
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BEV: 41.022 (37,54%)
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PHEV: 35.736 (32,7%)
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HEV: 9.694 (9,0%)
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HEV FLEX: 14.298 (10,9%)
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MHEV: 8.533 (5,8%)
Municípios e Estados
As cidades que mais emplacaram veículos leves eletrificados em agosto de 2024 foram:
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1º São Paulo: 1.927
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2º Brasília: 1.390
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3º Rio de Janeiro: 558
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4º Curitiba: 467
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5º Belo Horizonte: 444
No processo de interiorização dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais), os municípios que mais se destacaram em agosto foram:
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1º Campinas/SP: 339
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2º Cariacica/ES: 189
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3º Ribeirão Preto/SP: 112
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4º São José do Rio Preto/SP: 106
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5º Barueri/SP: 103
Estados que mais emplacaram eletrificados leves em agosto 2024:
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1º São Paulo: 4.624
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2º Distrito Federal: 1.390
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3º Paraná: 1.016
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4º Santa Catarina: 969
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5º Rio de Janeiro: 871
MF